EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1247 |
Resumo: | As Doenças Crônicas Não Transmissíveis têm sido responsáveis por elevado índice do total das mortes por causa conhecida, destacando-se o Diabetes Melito e a Hipertensão Arterial Sistêmica. A Educação em Saúde possibilita a adoção de hábitos saudáveis de vida. Objetivou-se contextualizar a prática da Educação em Saúde realizada pela equipe multiprofissional de uma Estratégia Saúde da Família voltada aos diabéticos e hipertensos da área de abrangência. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem quanti-qualitativa. Foram sujeitos 13 profissionais de saúde, para os quais se descreveu o perfil e verificou-se: a capacitação, forma de participação, modalidades, bem como dificuldades e pontos positivos para a realização de ações educativas. A análise temática dos discursos possibilitou a identificação de categorias de significados: 1) Dificuldades para a realização de Educação em Saúde; 2) Aspectos positivos considerados pelos profissionais em relação à s ações educativas em saúde e; 3) Outras percepções sobre Educação em Saúde na prática profissional. Concluiu-se ser necessária melhor infraestrutura, capacitação e disponibilização de tempo aos profissionais para que a realização das ações de Educação em Saúde seja uma realidade vislumbrando mudanças de atitudes. Descritores: Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Capacitação. |
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?Educação em SaúdeEstratégia Saúde da FamíliaCapacitaçãoAs Doenças Crônicas Não Transmissíveis têm sido responsáveis por elevado índice do total das mortes por causa conhecida, destacando-se o Diabetes Melito e a Hipertensão Arterial Sistêmica. A Educação em Saúde possibilita a adoção de hábitos saudáveis de vida. Objetivou-se contextualizar a prática da Educação em Saúde realizada pela equipe multiprofissional de uma Estratégia Saúde da Família voltada aos diabéticos e hipertensos da área de abrangência. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem quanti-qualitativa. Foram sujeitos 13 profissionais de saúde, para os quais se descreveu o perfil e verificou-se: a capacitação, forma de participação, modalidades, bem como dificuldades e pontos positivos para a realização de ações educativas. A análise temática dos discursos possibilitou a identificação de categorias de significados: 1) Dificuldades para a realização de Educação em Saúde; 2) Aspectos positivos considerados pelos profissionais em relação à s ações educativas em saúde e; 3) Outras percepções sobre Educação em Saúde na prática profissional. Concluiu-se ser necessária melhor infraestrutura, capacitação e disponibilização de tempo aos profissionais para que a realização das ações de Educação em Saúde seja uma realidade vislumbrando mudanças de atitudes. Descritores: Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Capacitação. Universidade de Brasilia2014-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1247ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 4 (2014); pag. 2737-2755Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 4 (2014); pag. 2737-27551982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1247/1086Mattos, Bruna AmaralFigueiredo, Marcela Bruna ValjãoGomes, Jomara BrandiniDias, Renilda Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:49:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1247Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:49:16Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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