EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Bruna Amaral
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Figueiredo, Marcela Bruna Valjão, Gomes, Jomara Brandini, Dias, Renilda Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1247
Resumo: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis têm sido responsáveis por elevado índice do total das mortes por causa conhecida, destacando-se o Diabetes Melito e a Hipertensão Arterial Sistêmica. A Educação em Saúde possibilita a adoção de hábitos saudáveis de vida. Objetivou-se contextualizar a prática da Educação em Saúde realizada pela equipe multiprofissional de uma Estratégia Saúde da Família  voltada aos diabéticos e hipertensos da área de abrangência. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem quanti-qualitativa. Foram sujeitos 13 profissionais de saúde, para os quais se descreveu o perfil e verificou-se: a capacitação, forma de participação, modalidades, bem como dificuldades e pontos positivos para a realização de ações educativas. A análise temática dos discursos possibilitou a identificação de categorias de significados: 1) Dificuldades para a realização de Educação em Saúde; 2) Aspectos positivos considerados pelos profissionais em relação às ações educativas em saúde e; 3) Outras percepções sobre Educação em Saúde na prática profissional. Concluiu-se ser necessária melhor infraestrutura, capacitação e disponibilização de tempo aos profissionais para que a realização das ações de Educação em Saúde seja uma realidade vislumbrando mudanças de atitudes.   Descritores: Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Capacitação.  
id UNB-27_08f7a5cdcd345b8ec00707b2410b2d91
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1247
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?Educação em SaúdeEstratégia Saúde da FamíliaCapacitaçãoAs Doenças Crônicas Não Transmissíveis têm sido responsáveis por elevado índice do total das mortes por causa conhecida, destacando-se o Diabetes Melito e a Hipertensão Arterial Sistêmica. A Educação em Saúde possibilita a adoção de hábitos saudáveis de vida. Objetivou-se contextualizar a prática da Educação em Saúde realizada pela equipe multiprofissional de uma Estratégia Saúde da Família  voltada aos diabéticos e hipertensos da área de abrangência. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem quanti-qualitativa. Foram sujeitos 13 profissionais de saúde, para os quais se descreveu o perfil e verificou-se: a capacitação, forma de participação, modalidades, bem como dificuldades e pontos positivos para a realização de ações educativas. A análise temática dos discursos possibilitou a identificação de categorias de significados: 1) Dificuldades para a realização de Educação em Saúde; 2) Aspectos positivos considerados pelos profissionais em relação às ações educativas em saúde e; 3) Outras percepções sobre Educação em Saúde na prática profissional. Concluiu-se ser necessária melhor infraestrutura, capacitação e disponibilização de tempo aos profissionais para que a realização das ações de Educação em Saúde seja uma realidade vislumbrando mudanças de atitudes.   Descritores: Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Capacitação.  Universidade de Brasilia2014-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1247ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 4 (2014); pag. 2737-2755Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 4 (2014); pag. 2737-27551982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1247/1086Mattos, Bruna AmaralFigueiredo, Marcela Bruna ValjãoGomes, Jomara BrandiniDias, Renilda Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:49:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1247Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:49:16Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?
title EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?
spellingShingle EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?
Mattos, Bruna Amaral
Educação em Saúde
Estratégia Saúde da Família
Capacitação
title_short EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?
title_full EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?
title_fullStr EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?
title_sort EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?
author Mattos, Bruna Amaral
author_facet Mattos, Bruna Amaral
Figueiredo, Marcela Bruna Valjão
Gomes, Jomara Brandini
Dias, Renilda Rosa
author_role author
author2 Figueiredo, Marcela Bruna Valjão
Gomes, Jomara Brandini
Dias, Renilda Rosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Bruna Amaral
Figueiredo, Marcela Bruna Valjão
Gomes, Jomara Brandini
Dias, Renilda Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Estratégia Saúde da Família
Capacitação
topic Educação em Saúde
Estratégia Saúde da Família
Capacitação
description As Doenças Crônicas Não Transmissíveis têm sido responsáveis por elevado índice do total das mortes por causa conhecida, destacando-se o Diabetes Melito e a Hipertensão Arterial Sistêmica. A Educação em Saúde possibilita a adoção de hábitos saudáveis de vida. Objetivou-se contextualizar a prática da Educação em Saúde realizada pela equipe multiprofissional de uma Estratégia Saúde da Família  voltada aos diabéticos e hipertensos da área de abrangência. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem quanti-qualitativa. Foram sujeitos 13 profissionais de saúde, para os quais se descreveu o perfil e verificou-se: a capacitação, forma de participação, modalidades, bem como dificuldades e pontos positivos para a realização de ações educativas. A análise temática dos discursos possibilitou a identificação de categorias de significados: 1) Dificuldades para a realização de Educação em Saúde; 2) Aspectos positivos considerados pelos profissionais em relação às ações educativas em saúde e; 3) Outras percepções sobre Educação em Saúde na prática profissional. Concluiu-se ser necessária melhor infraestrutura, capacitação e disponibilização de tempo aos profissionais para que a realização das ações de Educação em Saúde seja uma realidade vislumbrando mudanças de atitudes.   Descritores: Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Capacitação.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1247
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1247/1086
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 4 (2014); pag. 2737-2755
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 4 (2014); pag. 2737-2755
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679556849664