A educação em saúde bucal e suas representações na atenção primária á saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2730 |
Resumo: | Em saúde bucal, a situação epidemiológica brasileira ainda é grave, como demonstra os indicadores de cárie dentaria e doença periodontal. Embora a odontologia se mostre muito desenvolvida em tecnologia, não responde em níveis significativos à s demandas dos problemas de saúde bucal da população. Nesse contexto, a educação em saúde bucal tem sido cada vez mais requisitada, considerando o baixo custo e as possibilidades de impacto odontológico no âmbito público e coletivo. Diante disto, esse trabalho objetivou analisar as praticas de promoção em saúde bucal relatadas na literatura através de uma revisão integrativa na base de pesquisas da Bireme.Identificaram-se três tendências nos programas analisados, e em sua maioria apontaram para a necessidade de se repensar as práticas educativas. Falar dessa prática educativa não é suficiente e nem garante a qualidade do trabalho de promoção da saúde e prevenção das doenças. As informações, muitas vezes, têm chegado de modo abstrato, descolado da realidade da população, através de protocolos prontos. O conceito de educação em saúde bucal precisa ser ampliado para incluir, entre suas tarefas, o trabalho de conscientização com os grupos sociais com menor acesso aos programas de saúde odontológica, como estratégia de valorização do conhecimento como possibilidade de autonomia para que cada sujeito possa criar sua existência com o material que a vida lhe oferece. |
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