CUIDADOS PALIATIVOS:: DESAFIO PARA A GESTÃO E POLÍTICAS EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva da Silva, Denis Iaros
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silveira, Denise Tolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2578
Resumo: As doenças oncológicas, cardiovasculares e os diversos processos degenerativos dominam o quadro da saúde no momento atual, como resultado do envelhecimento progressivo da população mundial, realidade que faz destacar-se a figura do doente crônico, no qual a cura geralmente é algo longínquo ou mesmo impossível de ser alcançado, o que faz com que, neste contexto, os cuidados paliativos sejam inseridos como um tipo de modelo de atenção em saúde. Objetivou-se refletir sobre os cuidados paliativos e sua dimensão global como um desafio para a gestão e políticas de saúde na atualidade. Trata-se de uma revisão de literatura. Percebe-se que a assistência no contexto dos cuidados paliativos deve considerar o indivíduo enfermo como um ser único, complexo e multidimensional e que, nessa filosofia de trabalho, busca-se sempre um cuidado integral ao paciente e família, dentro do qual encontra-se a espiritualidade. Acredita-se que quanto mais os profissionais de saúde e, em especial, os enfermeiros e a equipe de enfermagem, compreenderem sobre a necessidade de melhores formas de gestão e políticas voltadas para os cuidados paliativos, mais e melhor nossa sociedade poderá desenvolver este tipo de atenção em saúde tão relevante nos novos tempos.
id UNB-27_2a1917d88e716bb3b215a47576183bb5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2578
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling CUIDADOS PALIATIVOS:: DESAFIO PARA A GESTÃO E POLÍTICAS EM SAÚDEGestãoEducaçãoPolíticas de SaúdeAs doenças oncológicas, cardiovasculares e os diversos processos degenerativos dominam o quadro da saúde no momento atual, como resultado do envelhecimento progressivo da população mundial, realidade que faz destacar-se a figura do doente crônico, no qual a cura geralmente é algo longínquo ou mesmo impossível de ser alcançado, o que faz com que, neste contexto, os cuidados paliativos sejam inseridos como um tipo de modelo de atenção em saúde. Objetivou-se refletir sobre os cuidados paliativos e sua dimensão global como um desafio para a gestão e políticas de saúde na atualidade. Trata-se de uma revisão de literatura. Percebe-se que a assistência no contexto dos cuidados paliativos deve considerar o indivíduo enfermo como um ser único, complexo e multidimensional e que, nessa filosofia de trabalho, busca-se sempre um cuidado integral ao paciente e família, dentro do qual encontra-se a espiritualidade. Acredita-se que quanto mais os profissionais de saúde e, em especial, os enfermeiros e a equipe de enfermagem, compreenderem sobre a necessidade de melhores formas de gestão e políticas voltadas para os cuidados paliativos, mais e melhor nossa sociedade poderá desenvolver este tipo de atenção em saúde tão relevante nos novos tempos.Universidade de Brasilia2015-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2578ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 1 (2015); pag. 501-513Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 1 (2015); pag. 501-5131982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2578/2301Silva da Silva, Denis IarosSilveira, Denise Tolfoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:58:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2578Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:58:04Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv CUIDADOS PALIATIVOS:: DESAFIO PARA A GESTÃO E POLÍTICAS EM SAÚDE
title CUIDADOS PALIATIVOS:: DESAFIO PARA A GESTÃO E POLÍTICAS EM SAÚDE
spellingShingle CUIDADOS PALIATIVOS:: DESAFIO PARA A GESTÃO E POLÍTICAS EM SAÚDE
Silva da Silva, Denis Iaros
Gestão
Educação
Políticas de Saúde
title_short CUIDADOS PALIATIVOS:: DESAFIO PARA A GESTÃO E POLÍTICAS EM SAÚDE
title_full CUIDADOS PALIATIVOS:: DESAFIO PARA A GESTÃO E POLÍTICAS EM SAÚDE
title_fullStr CUIDADOS PALIATIVOS:: DESAFIO PARA A GESTÃO E POLÍTICAS EM SAÚDE
title_full_unstemmed CUIDADOS PALIATIVOS:: DESAFIO PARA A GESTÃO E POLÍTICAS EM SAÚDE
title_sort CUIDADOS PALIATIVOS:: DESAFIO PARA A GESTÃO E POLÍTICAS EM SAÚDE
author Silva da Silva, Denis Iaros
author_facet Silva da Silva, Denis Iaros
Silveira, Denise Tolfo
author_role author
author2 Silveira, Denise Tolfo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva da Silva, Denis Iaros
Silveira, Denise Tolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Educação
Políticas de Saúde
topic Gestão
Educação
Políticas de Saúde
description As doenças oncológicas, cardiovasculares e os diversos processos degenerativos dominam o quadro da saúde no momento atual, como resultado do envelhecimento progressivo da população mundial, realidade que faz destacar-se a figura do doente crônico, no qual a cura geralmente é algo longínquo ou mesmo impossível de ser alcançado, o que faz com que, neste contexto, os cuidados paliativos sejam inseridos como um tipo de modelo de atenção em saúde. Objetivou-se refletir sobre os cuidados paliativos e sua dimensão global como um desafio para a gestão e políticas de saúde na atualidade. Trata-se de uma revisão de literatura. Percebe-se que a assistência no contexto dos cuidados paliativos deve considerar o indivíduo enfermo como um ser único, complexo e multidimensional e que, nessa filosofia de trabalho, busca-se sempre um cuidado integral ao paciente e família, dentro do qual encontra-se a espiritualidade. Acredita-se que quanto mais os profissionais de saúde e, em especial, os enfermeiros e a equipe de enfermagem, compreenderem sobre a necessidade de melhores formas de gestão e políticas voltadas para os cuidados paliativos, mais e melhor nossa sociedade poderá desenvolver este tipo de atenção em saúde tão relevante nos novos tempos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2578
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2578/2301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 1 (2015); pag. 501-513
Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 1 (2015); pag. 501-513
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679949017088