Avaliação do processo gerencial da equipe de enfermagem em um hospital de ensino:: relato da experiência em uma clínica cirúrgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Amanda Gesiele Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ramos, Daniele Zuba, Cruz, Priscila Karolline Rodrigues, Paiva, Patrícia Alves, Souto, Simone Guimarães Teixeira, Mendes, Mírian Alves Faustino, Maciel, Ana Paula Ferreira, da Silva, Patrick Leonardo Nogueira, de Oliveira, Ricardo Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/489
Resumo: Atualmente para vencer os obstáculos da competitividade e da busca pela qualidade, a valorização do capital humano tem sido considerada como condição essencial entre os trabalhadores. Sendo assim, este estudo objetiva avaliar o processo gerencial da equipe de enfermagem em uma clínica cirúrgica de um hospital de ensino do norte de Minas Gerais. Trata-se de um relato de experiência acadêmica baseado em um estudo descritivo e observacional realizado durante o internato hospitalar de graduandos em enfermagem no período de março a abril de 2014. Os resultados dos levantamentos realizados e que foram baseados em visitas ao local revelaram vários aspectos relacionados à estrutura organizacional da Clínica Cirúrgica. Esses aspectos referem-se aos pontos fortes e fracos da estrutura e as expectativas e melhorias sugeridas. Da análise institucional e setorial obtidas, os pontos fortes diagnosticados foram: ser um hospital universitário; apresentar projetos sociais, tal como os doutores da alegria; possuir supervisores de estágio; ser referência em doenças infectocontagiosas; apresentar o título de hospital amigo da criança; e possuir comissão de controle de infecção. Quanto aos pontos fracos, tem-se: déficit de saídas de emergência; déficit em hierarquização; insuficiência de leitos para saúde mental; e comunicação ineficaz entre setores. Dessa forma, evidencia-se que as ferramentas sejam cada vez mais impulsionadas no cotidiano de trabalho do enfermeiro, e que este as introduza à liderança e ao cuidado de qualidade.
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