A qualidade do atendimento público de saúde:: uma análise da Estratégia Saúde da Família no município de Astolfo Dutra ”“ MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Nailda da Silva Meigre
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ciribeli, João Paulo, Lima, Leonardo Parma de, Pires, Vanessa Aparecida Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3112
Resumo: Coletar dados sobre a qualidade dos serviços públicos de saúde é um importante vetor de direcionamento e planejamento de futuras ações bem sucedidas. Nessa perspectiva, o presente artigo objetivou verificar qual a percepção dos munícipes sobre a qualidade dos serviços da Estratégia Saúde da Família, prestados pelo Sistema Único de Saúde - SUS no município de Astolfo Dutra ”“ MG. Foi aplicado um questionário a 96 pessoas maiores de 18 anos, a fim de avaliar o seu grau de satisfação perante a equipe composta pela ESF. A pesquisa classifica-se como aplicada, descritiva e bibliográfica. Os resultados evidenciaram uma percepção satisfatória da maioria dos usuários em relação à qualidade dos serviços prestados pela ESF. Observou-se que os profissionais satisfazem as necessidades dos clientes, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Contudo, diante da constatação de que cada usuário que busca os serviços do SÚS tem necessidades diferentes, cabe ressaltar que a ESF deve se adequar em alguns aspectos a fim de atendê-las
id UNB-27_354a307dd658a92410e98c6dbabe6e52
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3112
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling A qualidade do atendimento público de saúde:: uma análise da Estratégia Saúde da Família no município de Astolfo Dutra ”“ MGGestãoSaúdeSatisfação ClientesESFColetar dados sobre a qualidade dos serviços públicos de saúde é um importante vetor de direcionamento e planejamento de futuras ações bem sucedidas. Nessa perspectiva, o presente artigo objetivou verificar qual a percepção dos munícipes sobre a qualidade dos serviços da Estratégia Saúde da Família, prestados pelo Sistema Único de Saúde - SUS no município de Astolfo Dutra ”“ MG. Foi aplicado um questionário a 96 pessoas maiores de 18 anos, a fim de avaliar o seu grau de satisfação perante a equipe composta pela ESF. A pesquisa classifica-se como aplicada, descritiva e bibliográfica. Os resultados evidenciaram uma percepção satisfatória da maioria dos usuários em relação à qualidade dos serviços prestados pela ESF. Observou-se que os profissionais satisfazem as necessidades dos clientes, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Contudo, diante da constatação de que cada usuário que busca os serviços do SÚS tem necessidades diferentes, cabe ressaltar que a ESF deve se adequar em alguns aspectos a fim de atendê-lasUniversidade de Brasilia2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3112ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2320-2340Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2320-23401982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3112/2797Machado, Nailda da Silva MeigreCiribeli, João PauloLima, Leonardo Parma dePires, Vanessa Aparecida Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:05:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3112Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:05:37Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade do atendimento público de saúde:: uma análise da Estratégia Saúde da Família no município de Astolfo Dutra ”“ MG
title A qualidade do atendimento público de saúde:: uma análise da Estratégia Saúde da Família no município de Astolfo Dutra ”“ MG
spellingShingle A qualidade do atendimento público de saúde:: uma análise da Estratégia Saúde da Família no município de Astolfo Dutra ”“ MG
Machado, Nailda da Silva Meigre
Gestão
Saúde
Satisfação Clientes
ESF
title_short A qualidade do atendimento público de saúde:: uma análise da Estratégia Saúde da Família no município de Astolfo Dutra ”“ MG
title_full A qualidade do atendimento público de saúde:: uma análise da Estratégia Saúde da Família no município de Astolfo Dutra ”“ MG
title_fullStr A qualidade do atendimento público de saúde:: uma análise da Estratégia Saúde da Família no município de Astolfo Dutra ”“ MG
title_full_unstemmed A qualidade do atendimento público de saúde:: uma análise da Estratégia Saúde da Família no município de Astolfo Dutra ”“ MG
title_sort A qualidade do atendimento público de saúde:: uma análise da Estratégia Saúde da Família no município de Astolfo Dutra ”“ MG
author Machado, Nailda da Silva Meigre
author_facet Machado, Nailda da Silva Meigre
Ciribeli, João Paulo
Lima, Leonardo Parma de
Pires, Vanessa Aparecida Vieira
author_role author
author2 Ciribeli, João Paulo
Lima, Leonardo Parma de
Pires, Vanessa Aparecida Vieira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Nailda da Silva Meigre
Ciribeli, João Paulo
Lima, Leonardo Parma de
Pires, Vanessa Aparecida Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Saúde
Satisfação Clientes
ESF
topic Gestão
Saúde
Satisfação Clientes
ESF
description Coletar dados sobre a qualidade dos serviços públicos de saúde é um importante vetor de direcionamento e planejamento de futuras ações bem sucedidas. Nessa perspectiva, o presente artigo objetivou verificar qual a percepção dos munícipes sobre a qualidade dos serviços da Estratégia Saúde da Família, prestados pelo Sistema Único de Saúde - SUS no município de Astolfo Dutra ”“ MG. Foi aplicado um questionário a 96 pessoas maiores de 18 anos, a fim de avaliar o seu grau de satisfação perante a equipe composta pela ESF. A pesquisa classifica-se como aplicada, descritiva e bibliográfica. Os resultados evidenciaram uma percepção satisfatória da maioria dos usuários em relação à qualidade dos serviços prestados pela ESF. Observou-se que os profissionais satisfazem as necessidades dos clientes, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Contudo, diante da constatação de que cada usuário que busca os serviços do SÚS tem necessidades diferentes, cabe ressaltar que a ESF deve se adequar em alguns aspectos a fim de atendê-las
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3112
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3112/2797
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2320-2340
Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2320-2340
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680470159360