Dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) -: avaliação e incorporação tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contó, Murilo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Biella, Carla de Agostino, Petramale, Clarice Alegre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3303
Resumo: A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), considerando todas as suas dimensões clínicas, sociais e econômicas envolvidas, possui relevância estratégica para subsidiar as decisões dos gestores para a incorporação, alteração ou exclusão de tecnologias nos sistemas de saúde. No que tange aos dispositivos médicos, a ATS deve considerar algumas particularidades aplicáveis exclusivamente a essas tecnologias. Este artigo apresenta o fluxo de incorporações de dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) e apresenta alguns aspectos particulares, como curva de aprendizagem, procedimentos associados, necessidades de infraestrutura, tecnologia embracada e custo total de propriedade; a serem observados na documentação a ser preparada para apreciação na Comissão Nacional de Incoporação de Tecnologias no SUS (CONITEC). Tais aspectos podem ter influência direta tanto na variação dos custos relacionados às tecnologias como também na efetividade dos desfechos desejados. A observância destes aspectos numa ATS relacionada a dispositivos médicos permitirá que a incorporação possa avançar sob a ótica da eficiência com uma alocação de recursos mais precisa no SUS, assegurando ainda os resultados de efetividade esperados e a manutenção adequada das tecnologias por todo seu ciclo de vida.  
id UNB-27_448ce3f52e2050b50df545ce60e8bcd7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3303
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) -: avaliação e incorporação tecnológicaGestãoTecnologiaIncorporaçãoA Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), considerando todas as suas dimensões clínicas, sociais e econômicas envolvidas, possui relevância estratégica para subsidiar as decisões dos gestores para a incorporação, alteração ou exclusão de tecnologias nos sistemas de saúde. No que tange aos dispositivos médicos, a ATS deve considerar algumas particularidades aplicáveis exclusivamente a essas tecnologias. Este artigo apresenta o fluxo de incorporações de dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) e apresenta alguns aspectos particulares, como curva de aprendizagem, procedimentos associados, necessidades de infraestrutura, tecnologia embracada e custo total de propriedade; a serem observados na documentação a ser preparada para apreciação na Comissão Nacional de Incoporação de Tecnologias no SUS (CONITEC). Tais aspectos podem ter influência direta tanto na variação dos custos relacionados às tecnologias como também na efetividade dos desfechos desejados. A observância destes aspectos numa ATS relacionada a dispositivos médicos permitirá que a incorporação possa avançar sob a ótica da eficiência com uma alocação de recursos mais precisa no SUS, assegurando ainda os resultados de efetividade esperados e a manutenção adequada das tecnologias por todo seu ciclo de vida.  Universidade de Brasilia2017-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3303ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V. 6, Supl. 4(2015); Pág. 3016-3023Revista Gestão & Saúde; V. 6, Supl. 4(2015); Pág. 3016-30231982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3303/2990Contó, MuriloBiella, Carla de AgostinoPetramale, Clarice Alegreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:09:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3303Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:09:38Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) -: avaliação e incorporação tecnológica
title Dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) -: avaliação e incorporação tecnológica
spellingShingle Dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) -: avaliação e incorporação tecnológica
Contó, Murilo
Gestão
Tecnologia
Incorporação
title_short Dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) -: avaliação e incorporação tecnológica
title_full Dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) -: avaliação e incorporação tecnológica
title_fullStr Dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) -: avaliação e incorporação tecnológica
title_full_unstemmed Dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) -: avaliação e incorporação tecnológica
title_sort Dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) -: avaliação e incorporação tecnológica
author Contó, Murilo
author_facet Contó, Murilo
Biella, Carla de Agostino
Petramale, Clarice Alegre
author_role author
author2 Biella, Carla de Agostino
Petramale, Clarice Alegre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Contó, Murilo
Biella, Carla de Agostino
Petramale, Clarice Alegre
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Tecnologia
Incorporação
topic Gestão
Tecnologia
Incorporação
description A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), considerando todas as suas dimensões clínicas, sociais e econômicas envolvidas, possui relevância estratégica para subsidiar as decisões dos gestores para a incorporação, alteração ou exclusão de tecnologias nos sistemas de saúde. No que tange aos dispositivos médicos, a ATS deve considerar algumas particularidades aplicáveis exclusivamente a essas tecnologias. Este artigo apresenta o fluxo de incorporações de dispositivos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) e apresenta alguns aspectos particulares, como curva de aprendizagem, procedimentos associados, necessidades de infraestrutura, tecnologia embracada e custo total de propriedade; a serem observados na documentação a ser preparada para apreciação na Comissão Nacional de Incoporação de Tecnologias no SUS (CONITEC). Tais aspectos podem ter influência direta tanto na variação dos custos relacionados às tecnologias como também na efetividade dos desfechos desejados. A observância destes aspectos numa ATS relacionada a dispositivos médicos permitirá que a incorporação possa avançar sob a ótica da eficiência com uma alocação de recursos mais precisa no SUS, assegurando ainda os resultados de efetividade esperados e a manutenção adequada das tecnologias por todo seu ciclo de vida.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3303
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3303/2990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V. 6, Supl. 4(2015); Pág. 3016-3023
Revista Gestão & Saúde; V. 6, Supl. 4(2015); Pág. 3016-3023
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680979767297