Prevalência de alcoolismo em internações hospitalares na emergência psiquiátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zurita, Robsmeire Calvo Melo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zurita, Rebeca Melo, Carvalho, Vanessa Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/220
Resumo: A emergência psiquiátrica é utilizada para tratamento de pessoas com transtorno mental funcionando 24 horas, seguindo o novo modelo de atenção à saúde mental preconizado pelo Ministério da Saúde, criando opções de atendimento, com foco centrado na reintegração do paciente ao seu meio social e familiar. O estudo objetivou caracterizar as internações de pacientes na Emergência Psiquiátrica no Hospital Municipal de Maringá no período de Janeiro de 2009 a junho de 2010. Foram incluídas e selecionadas o total de 1548 internações, com transtorno de comportamento decorrente do uso do álcool. Predominância nas internações do sexo masculino com 88,6%, a faixa etária predominante em ambos os sexos foi a de 41-51 anos, com 59,75%, sendo a maioria das internações de pacientes residentes em Maringá. Encaminhados ao Hospital Psiquiátrico foram 46,18% das internações, diagnosticados em sua maioria em transtorno mentais e comportamentais devido ao uso de álcool, CID-10 F10, com 720 (46,51%) das internações. O marco legal da Reforma Psiquiátrica, ratificou, garantindo a universalidade de acesso e direito à assistência, bem como à sua integralidade; a descentralização do modelo de atendimento, configurando redes assistenciais mais atentas às desigualdades existentes, ajustando de forma equânime e democrática suas ações às necessidades da população. PALAVRA-CHAVE: Síndrome de abstinência a substância; Transtornos relacionados ao uso de álcool; Intoxicação alcoólica.  
id UNB-27_47ba5ac38f14de708df9dc5266d26369
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/220
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Prevalência de alcoolismo em internações hospitalares na emergência psiquiátricaA emergência psiquiátrica é utilizada para tratamento de pessoas com transtorno mental funcionando 24 horas, seguindo o novo modelo de atenção à saúde mental preconizado pelo Ministério da Saúde, criando opções de atendimento, com foco centrado na reintegração do paciente ao seu meio social e familiar. O estudo objetivou caracterizar as internações de pacientes na Emergência Psiquiátrica no Hospital Municipal de Maringá no período de Janeiro de 2009 a junho de 2010. Foram incluídas e selecionadas o total de 1548 internações, com transtorno de comportamento decorrente do uso do álcool. Predominância nas internações do sexo masculino com 88,6%, a faixa etária predominante em ambos os sexos foi a de 41-51 anos, com 59,75%, sendo a maioria das internações de pacientes residentes em Maringá. Encaminhados ao Hospital Psiquiátrico foram 46,18% das internações, diagnosticados em sua maioria em transtorno mentais e comportamentais devido ao uso de álcool, CID-10 F10, com 720 (46,51%) das internações. O marco legal da Reforma Psiquiátrica, ratificou, garantindo a universalidade de acesso e direito à assistência, bem como à sua integralidade; a descentralização do modelo de atendimento, configurando redes assistenciais mais atentas às desigualdades existentes, ajustando de forma equânime e democrática suas ações às necessidades da população. PALAVRA-CHAVE: Síndrome de abstinência a substância; Transtornos relacionados ao uso de álcool; Intoxicação alcoólica.  Universidade de Brasilia2017-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/220ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 1 No. 1 (2013): Edição especial; 1783-1799Revista Gestão & Saúde; v. 1 n. 1 (2013): Edição especial; 1783-17991982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/220/209Zurita, Robsmeire Calvo MeloZurita, Rebeca MeloCarvalho, Vanessa Alencarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-07T23:01:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/220Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2017-08-07T23:01:37Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência de alcoolismo em internações hospitalares na emergência psiquiátrica
title Prevalência de alcoolismo em internações hospitalares na emergência psiquiátrica
spellingShingle Prevalência de alcoolismo em internações hospitalares na emergência psiquiátrica
Zurita, Robsmeire Calvo Melo
title_short Prevalência de alcoolismo em internações hospitalares na emergência psiquiátrica
title_full Prevalência de alcoolismo em internações hospitalares na emergência psiquiátrica
title_fullStr Prevalência de alcoolismo em internações hospitalares na emergência psiquiátrica
title_full_unstemmed Prevalência de alcoolismo em internações hospitalares na emergência psiquiátrica
title_sort Prevalência de alcoolismo em internações hospitalares na emergência psiquiátrica
author Zurita, Robsmeire Calvo Melo
author_facet Zurita, Robsmeire Calvo Melo
Zurita, Rebeca Melo
Carvalho, Vanessa Alencar
author_role author
author2 Zurita, Rebeca Melo
Carvalho, Vanessa Alencar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zurita, Robsmeire Calvo Melo
Zurita, Rebeca Melo
Carvalho, Vanessa Alencar
description A emergência psiquiátrica é utilizada para tratamento de pessoas com transtorno mental funcionando 24 horas, seguindo o novo modelo de atenção à saúde mental preconizado pelo Ministério da Saúde, criando opções de atendimento, com foco centrado na reintegração do paciente ao seu meio social e familiar. O estudo objetivou caracterizar as internações de pacientes na Emergência Psiquiátrica no Hospital Municipal de Maringá no período de Janeiro de 2009 a junho de 2010. Foram incluídas e selecionadas o total de 1548 internações, com transtorno de comportamento decorrente do uso do álcool. Predominância nas internações do sexo masculino com 88,6%, a faixa etária predominante em ambos os sexos foi a de 41-51 anos, com 59,75%, sendo a maioria das internações de pacientes residentes em Maringá. Encaminhados ao Hospital Psiquiátrico foram 46,18% das internações, diagnosticados em sua maioria em transtorno mentais e comportamentais devido ao uso de álcool, CID-10 F10, com 720 (46,51%) das internações. O marco legal da Reforma Psiquiátrica, ratificou, garantindo a universalidade de acesso e direito à assistência, bem como à sua integralidade; a descentralização do modelo de atendimento, configurando redes assistenciais mais atentas às desigualdades existentes, ajustando de forma equânime e democrática suas ações às necessidades da população. PALAVRA-CHAVE: Síndrome de abstinência a substância; Transtornos relacionados ao uso de álcool; Intoxicação alcoólica.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/220
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/220/209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 1 No. 1 (2013): Edição especial; 1783-1799
Revista Gestão & Saúde; v. 1 n. 1 (2013): Edição especial; 1783-1799
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678223060992