A interconsulta em serviços de atenção primária à Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Gabriely Buratto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fajardo, Ananyr Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3076
Resumo: O presente artigo relata uma pesquisa qualitativa, orientada pelo método dialético-crítico, cujo objetivo central foi identificar como a interconsulta vem sendo realizada nos serviços de atenção primária em saúde (APS) de Porto Alegre, Brasil, tendo em vista a falta de referencial teórico acerca da temática neste campo de atuação e a compreensão do potencial para o seu exercício neste âmbito de atenção, visando à integralidade do cuidado. Profissionais de saúde de serviços de APS preencheram um questionário semiestruturado, elaborado para conhecer seu entendimento sobre esta ação, para quais demandas a realizavam, o fluxo utilizado e os limites e as dificuldades para efetivação desta prática no processo de trabalho. O estudo identificou que a falta de referencial sobre interconsultas em APS não está relacionada com o nível de compreensão dos profissionais, pois a maioria a realiza conforme a produção teórica existente, sendo este espaço entendido como campo especial para o seu exercício. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Integralidade. Interconsulta.
id UNB-27_5bac1915c8c430cfd6c45b50db225e0f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3076
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling A interconsulta em serviços de atenção primária à SaúdeO presente artigo relata uma pesquisa qualitativa, orientada pelo método dialético-crítico, cujo objetivo central foi identificar como a interconsulta vem sendo realizada nos serviços de atenção primária em saúde (APS) de Porto Alegre, Brasil, tendo em vista a falta de referencial teórico acerca da temática neste campo de atuação e a compreensão do potencial para o seu exercício neste âmbito de atenção, visando à integralidade do cuidado. Profissionais de saúde de serviços de APS preencheram um questionário semiestruturado, elaborado para conhecer seu entendimento sobre esta ação, para quais demandas a realizavam, o fluxo utilizado e os limites e as dificuldades para efetivação desta prática no processo de trabalho. O estudo identificou que a falta de referencial sobre interconsultas em APS não está relacionada com o nível de compreensão dos profissionais, pois a maioria a realiza conforme a produção teórica existente, sendo este espaço entendido como campo especial para o seu exercício. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Integralidade. Interconsulta.Universidade de Brasilia2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3076ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2075-2093Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2075-20931982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3076/2765Farias, Gabriely BurattoFajardo, Ananyr Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:05:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3076Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:05:44Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A interconsulta em serviços de atenção primária à Saúde
title A interconsulta em serviços de atenção primária à Saúde
spellingShingle A interconsulta em serviços de atenção primária à Saúde
Farias, Gabriely Buratto
title_short A interconsulta em serviços de atenção primária à Saúde
title_full A interconsulta em serviços de atenção primária à Saúde
title_fullStr A interconsulta em serviços de atenção primária à Saúde
title_full_unstemmed A interconsulta em serviços de atenção primária à Saúde
title_sort A interconsulta em serviços de atenção primária à Saúde
author Farias, Gabriely Buratto
author_facet Farias, Gabriely Buratto
Fajardo, Ananyr Porto
author_role author
author2 Fajardo, Ananyr Porto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Gabriely Buratto
Fajardo, Ananyr Porto
description O presente artigo relata uma pesquisa qualitativa, orientada pelo método dialético-crítico, cujo objetivo central foi identificar como a interconsulta vem sendo realizada nos serviços de atenção primária em saúde (APS) de Porto Alegre, Brasil, tendo em vista a falta de referencial teórico acerca da temática neste campo de atuação e a compreensão do potencial para o seu exercício neste âmbito de atenção, visando à integralidade do cuidado. Profissionais de saúde de serviços de APS preencheram um questionário semiestruturado, elaborado para conhecer seu entendimento sobre esta ação, para quais demandas a realizavam, o fluxo utilizado e os limites e as dificuldades para efetivação desta prática no processo de trabalho. O estudo identificou que a falta de referencial sobre interconsultas em APS não está relacionada com o nível de compreensão dos profissionais, pois a maioria a realiza conforme a produção teórica existente, sendo este espaço entendido como campo especial para o seu exercício. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Integralidade. Interconsulta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3076
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3076/2765
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2075-2093
Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2075-2093
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680442896384