Promoção da Saúde de Estudantes Universitários:: contribuições da Terapia Comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buzeli, Cintia Poleto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Aldenan Lima Ribeiro Correa da, Ribeiro, Rosa Lúcia Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/106
Resumo: Com este relato de experiência de uma mestranda e duas docentes do curso de pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, buscou-se refletir sobre a Terapia Comunitária (TC) como uma prática de cuidado coletivo oferecida a estudantes universitários. Nosso objetivo é relatar a experiência da realização de rodas de TC em ambiente acadêmico, oferecendo subsídios teórico-metodológicos para a estruturação e implementação desta prática de cuidado ao estudante universitário em outras universidades. Utilizou-se para coleta de dados a observação direta das rodas de TC, as vivências profissionais como enfermeiras e terapeutas comunitárias, e a apreciação de documentos como o formulário de registro dos encontros de TC preenchidos pelo Terapeuta e Co-terapeuta após cada rodade TC. A experiência relatada tem demonstrado a efetividade da TC para a promoção da saúde desse grupo, evidenciando sua importância como uma prática para o fortalecimento e criação de vínculos entre a comunidade acadêmica, pela constituição de redes solidárias entre os estudantes, por ser um espaço de fala e de escuta de seus sofrimentos, de valorização de sua vida e de suas potencialidades, de promoção da auto-estima e de estímulo ao desenvolvimento de uma consciência democrática e cidadã.
id UNB-27_5f15c6585e42bbbe09bcdc38445a6da3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/106
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Promoção da Saúde de Estudantes Universitários:: contribuições da Terapia ComunitáriaPolíticas de SaúdeCom este relato de experiência de uma mestranda e duas docentes do curso de pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, buscou-se refletir sobre a Terapia Comunitária (TC) como uma prática de cuidado coletivo oferecida a estudantes universitários. Nosso objetivo é relatar a experiência da realização de rodas de TC em ambiente acadêmico, oferecendo subsídios teórico-metodológicos para a estruturação e implementação desta prática de cuidado ao estudante universitário em outras universidades. Utilizou-se para coleta de dados a observação direta das rodas de TC, as vivências profissionais como enfermeiras e terapeutas comunitárias, e a apreciação de documentos como o formulário de registro dos encontros de TC preenchidos pelo Terapeuta e Co-terapeuta após cada rodade TC. A experiência relatada tem demonstrado a efetividade da TC para a promoção da saúde desse grupo, evidenciando sua importância como uma prática para o fortalecimento e criação de vínculos entre a comunidade acadêmica, pela constituição de redes solidárias entre os estudantes, por ser um espaço de fala e de escuta de seus sofrimentos, de valorização de sua vida e de suas potencialidades, de promoção da auto-estima e de estímulo ao desenvolvimento de uma consciência democrática e cidadã.Universidade de Brasilia2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/106ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012); 332-342Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012); 332-3421982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/106/99Buzeli, Cintia PoletoCosta, Aldenan Lima Ribeiro Correa daRibeiro, Rosa Lúcia Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:43:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/106Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:43:58Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da Saúde de Estudantes Universitários:: contribuições da Terapia Comunitária
title Promoção da Saúde de Estudantes Universitários:: contribuições da Terapia Comunitária
spellingShingle Promoção da Saúde de Estudantes Universitários:: contribuições da Terapia Comunitária
Buzeli, Cintia Poleto
Políticas de Saúde
title_short Promoção da Saúde de Estudantes Universitários:: contribuições da Terapia Comunitária
title_full Promoção da Saúde de Estudantes Universitários:: contribuições da Terapia Comunitária
title_fullStr Promoção da Saúde de Estudantes Universitários:: contribuições da Terapia Comunitária
title_full_unstemmed Promoção da Saúde de Estudantes Universitários:: contribuições da Terapia Comunitária
title_sort Promoção da Saúde de Estudantes Universitários:: contribuições da Terapia Comunitária
author Buzeli, Cintia Poleto
author_facet Buzeli, Cintia Poleto
Costa, Aldenan Lima Ribeiro Correa da
Ribeiro, Rosa Lúcia Rocha
author_role author
author2 Costa, Aldenan Lima Ribeiro Correa da
Ribeiro, Rosa Lúcia Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buzeli, Cintia Poleto
Costa, Aldenan Lima Ribeiro Correa da
Ribeiro, Rosa Lúcia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de Saúde
topic Políticas de Saúde
description Com este relato de experiência de uma mestranda e duas docentes do curso de pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, buscou-se refletir sobre a Terapia Comunitária (TC) como uma prática de cuidado coletivo oferecida a estudantes universitários. Nosso objetivo é relatar a experiência da realização de rodas de TC em ambiente acadêmico, oferecendo subsídios teórico-metodológicos para a estruturação e implementação desta prática de cuidado ao estudante universitário em outras universidades. Utilizou-se para coleta de dados a observação direta das rodas de TC, as vivências profissionais como enfermeiras e terapeutas comunitárias, e a apreciação de documentos como o formulário de registro dos encontros de TC preenchidos pelo Terapeuta e Co-terapeuta após cada rodade TC. A experiência relatada tem demonstrado a efetividade da TC para a promoção da saúde desse grupo, evidenciando sua importância como uma prática para o fortalecimento e criação de vínculos entre a comunidade acadêmica, pela constituição de redes solidárias entre os estudantes, por ser um espaço de fala e de escuta de seus sofrimentos, de valorização de sua vida e de suas potencialidades, de promoção da auto-estima e de estímulo ao desenvolvimento de uma consciência democrática e cidadã.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/106
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/106/99
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012); 332-342
Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012); 332-342
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174677803630592