Desafios da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica no Sistema Único de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aleluia, Ítalo Ricardo Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvallho, Milene de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/117
Resumo: A integralidade é uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) preconizada na legislação para que as ações e serviços de saúde sejam mais resolutivos. Apesar disso, tal diretriz tem vivenciado inúmeros desafios no que tange à sua compreensão, prática e consolidação no campo assistencial da Fisioterapia no SUS, dificultando as contribuições desta profissão para reorganização da atenção no sistema. Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, que teve como objetivo identificar os principais fatores que desafiam a consolidação da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica. Dentre os fatores analisados, escolheu-se: influências da legislação profissional; históricas e acadêmicas; além, de questões relacionadas à inserção dos fisioterapeutas no SUS. Percebeu-se que inúmeros fatores desafiam a consolidação da integralidade no campo da fisioterapia e isto tem contribuído para que os profissionais, gestores e equipe de saúde desconheçam a importância e contribuições da Fisioterapia para a atenção primária, pois tal situação favorece uma atuação fragmentada, centrada na atenção terciária e, em grande parte, desvinculada de ações preventivas e de promoção da saúde, que possam de fato, atender às necessidades de saúde da população, conforme o conceito ampliado de saúde e modelo de atenção vigente.
id UNB-27_668aaae5c8f2ebd40efd321a19d2a58e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/117
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Desafios da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica no Sistema Único de SaúdeA integralidade é uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) preconizada na legislação para que as ações e serviços de saúde sejam mais resolutivos. Apesar disso, tal diretriz tem vivenciado inúmeros desafios no que tange à sua compreensão, prática e consolidação no campo assistencial da Fisioterapia no SUS, dificultando as contribuições desta profissão para reorganização da atenção no sistema. Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, que teve como objetivo identificar os principais fatores que desafiam a consolidação da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica. Dentre os fatores analisados, escolheu-se: influências da legislação profissional; históricas e acadêmicas; além, de questões relacionadas à inserção dos fisioterapeutas no SUS. Percebeu-se que inúmeros fatores desafiam a consolidação da integralidade no campo da fisioterapia e isto tem contribuído para que os profissionais, gestores e equipe de saúde desconheçam a importância e contribuições da Fisioterapia para a atenção primária, pois tal situação favorece uma atuação fragmentada, centrada na atenção terciária e, em grande parte, desvinculada de ações preventivas e de promoção da saúde, que possam de fato, atender às necessidades de saúde da população, conforme o conceito ampliado de saúde e modelo de atenção vigente.Universidade de Brasilia2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/117ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 2 (2012); 464-479Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 2 (2012); 464-4791982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/117/112Aleluia, Ítalo Ricardo SantosCarvallho, Milene de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:45:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/117Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:45:05Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica no Sistema Único de Saúde
title Desafios da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica no Sistema Único de Saúde
spellingShingle Desafios da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica no Sistema Único de Saúde
Aleluia, Ítalo Ricardo Santos
title_short Desafios da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica no Sistema Único de Saúde
title_full Desafios da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica no Sistema Único de Saúde
title_fullStr Desafios da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica no Sistema Único de Saúde
title_full_unstemmed Desafios da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica no Sistema Único de Saúde
title_sort Desafios da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica no Sistema Único de Saúde
author Aleluia, Ítalo Ricardo Santos
author_facet Aleluia, Ítalo Ricardo Santos
Carvallho, Milene de Andrade
author_role author
author2 Carvallho, Milene de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aleluia, Ítalo Ricardo Santos
Carvallho, Milene de Andrade
description A integralidade é uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) preconizada na legislação para que as ações e serviços de saúde sejam mais resolutivos. Apesar disso, tal diretriz tem vivenciado inúmeros desafios no que tange à sua compreensão, prática e consolidação no campo assistencial da Fisioterapia no SUS, dificultando as contribuições desta profissão para reorganização da atenção no sistema. Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, que teve como objetivo identificar os principais fatores que desafiam a consolidação da integralidade no campo da assistência fisioterapêutica. Dentre os fatores analisados, escolheu-se: influências da legislação profissional; históricas e acadêmicas; além, de questões relacionadas à inserção dos fisioterapeutas no SUS. Percebeu-se que inúmeros fatores desafiam a consolidação da integralidade no campo da fisioterapia e isto tem contribuído para que os profissionais, gestores e equipe de saúde desconheçam a importância e contribuições da Fisioterapia para a atenção primária, pois tal situação favorece uma atuação fragmentada, centrada na atenção terciária e, em grande parte, desvinculada de ações preventivas e de promoção da saúde, que possam de fato, atender às necessidades de saúde da população, conforme o conceito ampliado de saúde e modelo de atenção vigente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/117
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/117/112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 2 (2012); 464-479
Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 2 (2012); 464-479
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174677819359232