Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Prince Vangeris Silva Fernandes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Faustino, Andréa Mathes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/204
Resumo: Introdução: As mudanças biopsicossociais presentes no envelhecimento, como a aposentadoria, perda de amigos, isolamento social e solidão, podem colocar os idosos em uma situação de vulnerabilidade, viabilizando o consumo abusivo de substâncias psicoativas, tais como o tabaco. Objetivo: descrever a produção científica acerca do hábito do tabagismo entre idosos no Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com análise das publicações entre os anos de 2001 a 2011 em bases de dados on-line. Resultados: Foram encontradas 25 publicações, contudo poucas específicas sobre a população de idosos. Os estudos mostram que a prevalência de tabagismo atual diminui com o avançar da idade, enquanto a de tabagismo passado aumenta com esta. Há relação inversa do tabagismo com a renda e escolaridade, sendo também mais prevalente entre idosos homens. Além da forte associação do tabagismo entre idosos com a presença de comorbidades de vários sistemas, além do desenvolvimento de câncer, alcoolismo e depressão. Conclusão: Salienta-se a necessidade do desenvolvimento de estudos específicos com a população idosa acerca do hábito do tabagismo, a fim de reconhecer melhor esta situação e dar subsídios para que a rede de apoio a estes idosos possa estar mais preparada para acolhê-los.
id UNB-27_740fb2d8ab000cd4006fcb6b1e5153f9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/204
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:: revisão de literaturaTabagismoIdosoLiteratura de Revisão como AssuntoIntrodução: As mudanças biopsicossociais presentes no envelhecimento, como a aposentadoria, perda de amigos, isolamento social e solidão, podem colocar os idosos em uma situação de vulnerabilidade, viabilizando o consumo abusivo de substâncias psicoativas, tais como o tabaco. Objetivo: descrever a produção científica acerca do hábito do tabagismo entre idosos no Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com análise das publicações entre os anos de 2001 a 2011 em bases de dados on-line. Resultados: Foram encontradas 25 publicações, contudo poucas específicas sobre a população de idosos. Os estudos mostram que a prevalência de tabagismo atual diminui com o avançar da idade, enquanto a de tabagismo passado aumenta com esta. Há relação inversa do tabagismo com a renda e escolaridade, sendo também mais prevalente entre idosos homens. Além da forte associação do tabagismo entre idosos com a presença de comorbidades de vários sistemas, além do desenvolvimento de câncer, alcoolismo e depressão. Conclusão: Salienta-se a necessidade do desenvolvimento de estudos específicos com a população idosa acerca do hábito do tabagismo, a fim de reconhecer melhor esta situação e dar subsídios para que a rede de apoio a estes idosos possa estar mais preparada para acolhê-los.Universidade de Brasilia2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/204ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 1 (2013); 1582-1599Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 1 (2013); 1582-15991982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/204/193Lima, Prince Vangeris Silva Fernandes deFaustino, Andréa Mathesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:58:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/204Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:58:11Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:: revisão de literatura
title Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:: revisão de literatura
spellingShingle Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:: revisão de literatura
Lima, Prince Vangeris Silva Fernandes de
Tabagismo
Idoso
Literatura de Revisão como Assunto
title_short Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:: revisão de literatura
title_full Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:: revisão de literatura
title_fullStr Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:: revisão de literatura
title_full_unstemmed Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:: revisão de literatura
title_sort Aspectos gerais do tabagismo entre idosos no Brasil:: revisão de literatura
author Lima, Prince Vangeris Silva Fernandes de
author_facet Lima, Prince Vangeris Silva Fernandes de
Faustino, Andréa Mathes
author_role author
author2 Faustino, Andréa Mathes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Prince Vangeris Silva Fernandes de
Faustino, Andréa Mathes
dc.subject.por.fl_str_mv Tabagismo
Idoso
Literatura de Revisão como Assunto
topic Tabagismo
Idoso
Literatura de Revisão como Assunto
description Introdução: As mudanças biopsicossociais presentes no envelhecimento, como a aposentadoria, perda de amigos, isolamento social e solidão, podem colocar os idosos em uma situação de vulnerabilidade, viabilizando o consumo abusivo de substâncias psicoativas, tais como o tabaco. Objetivo: descrever a produção científica acerca do hábito do tabagismo entre idosos no Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com análise das publicações entre os anos de 2001 a 2011 em bases de dados on-line. Resultados: Foram encontradas 25 publicações, contudo poucas específicas sobre a população de idosos. Os estudos mostram que a prevalência de tabagismo atual diminui com o avançar da idade, enquanto a de tabagismo passado aumenta com esta. Há relação inversa do tabagismo com a renda e escolaridade, sendo também mais prevalente entre idosos homens. Além da forte associação do tabagismo entre idosos com a presença de comorbidades de vários sistemas, além do desenvolvimento de câncer, alcoolismo e depressão. Conclusão: Salienta-se a necessidade do desenvolvimento de estudos específicos com a população idosa acerca do hábito do tabagismo, a fim de reconhecer melhor esta situação e dar subsídios para que a rede de apoio a estes idosos possa estar mais preparada para acolhê-los.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/204
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/204/193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 1 (2013); 1582-1599
Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 1 (2013); 1582-1599
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678198943744