Profissionais de enfermagem que exercem a docência:: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: das Merces, Magno Conceição
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: e Silva, Douglas de Souza, Silva, Bianka Souza Martins, Pinheiro, Sueli Lago, Servo, Maria Lúcia Silva, Miranda, Manuela Conceição das Merces
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/448
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a prática pedagógica dos profissionais de enfermagem que exercem a docência em uma Instituição Privada de Nível Superior em Salvador-BA. Para tanto, discute sobre o papel do docente na educação e a forma de como desenvolver a docência de maneira humanizada e coletiva. Em uma etapa exploratória, foi feita uma entrevista semiestruturada a 19 enfermeiros docentes. Os dados foram analisados tendo como referência os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que para se obter uma boa atuação do educador, este deve pautar sua prática na observação diária dos interesses e necessidades emergentes em seu grupo de discentes. Outro aspecto relevante, diz respeito à falta de oportunidades de trabalho na assistência, o que leva muitos profissionais a buscarem o caminho da docência como alternativa profissional, não necessariamente levando em conta a aptidão pessoal. Ainda que tenhamos observado que a reflexão e preocupação com a docência estejam presentes em suas falas e que muitos tentam constantemente superar as dificuldades existentes na sua prática, este tema suscita uma análise pormenorizada.
id UNB-27_7aff116a6208f5c41dcfa4383d3db3cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/448
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Profissionais de enfermagem que exercem a docência:: limites e possibilidadesO presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a prática pedagógica dos profissionais de enfermagem que exercem a docência em uma Instituição Privada de Nível Superior em Salvador-BA. Para tanto, discute sobre o papel do docente na educação e a forma de como desenvolver a docência de maneira humanizada e coletiva. Em uma etapa exploratória, foi feita uma entrevista semiestruturada a 19 enfermeiros docentes. Os dados foram analisados tendo como referência os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que para se obter uma boa atuação do educador, este deve pautar sua prática na observação diária dos interesses e necessidades emergentes em seu grupo de discentes. Outro aspecto relevante, diz respeito à falta de oportunidades de trabalho na assistência, o que leva muitos profissionais a buscarem o caminho da docência como alternativa profissional, não necessariamente levando em conta a aptidão pessoal. Ainda que tenhamos observado que a reflexão e preocupação com a docência estejam presentes em suas falas e que muitos tentam constantemente superar as dificuldades existentes na sua prática, este tema suscita uma análise pormenorizada.Universidade de Brasilia2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/448ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 542-557Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 542-5571982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/448/428das Merces, Magno Conceiçãoe Silva, Douglas de SouzaSilva, Bianka Souza MartinsPinheiro, Sueli LagoServo, Maria Lúcia SilvaMiranda, Manuela Conceição das Mercesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:43:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/448Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:43:12Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionais de enfermagem que exercem a docência:: limites e possibilidades
title Profissionais de enfermagem que exercem a docência:: limites e possibilidades
spellingShingle Profissionais de enfermagem que exercem a docência:: limites e possibilidades
das Merces, Magno Conceição
title_short Profissionais de enfermagem que exercem a docência:: limites e possibilidades
title_full Profissionais de enfermagem que exercem a docência:: limites e possibilidades
title_fullStr Profissionais de enfermagem que exercem a docência:: limites e possibilidades
title_full_unstemmed Profissionais de enfermagem que exercem a docência:: limites e possibilidades
title_sort Profissionais de enfermagem que exercem a docência:: limites e possibilidades
author das Merces, Magno Conceição
author_facet das Merces, Magno Conceição
e Silva, Douglas de Souza
Silva, Bianka Souza Martins
Pinheiro, Sueli Lago
Servo, Maria Lúcia Silva
Miranda, Manuela Conceição das Merces
author_role author
author2 e Silva, Douglas de Souza
Silva, Bianka Souza Martins
Pinheiro, Sueli Lago
Servo, Maria Lúcia Silva
Miranda, Manuela Conceição das Merces
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv das Merces, Magno Conceição
e Silva, Douglas de Souza
Silva, Bianka Souza Martins
Pinheiro, Sueli Lago
Servo, Maria Lúcia Silva
Miranda, Manuela Conceição das Merces
description O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a prática pedagógica dos profissionais de enfermagem que exercem a docência em uma Instituição Privada de Nível Superior em Salvador-BA. Para tanto, discute sobre o papel do docente na educação e a forma de como desenvolver a docência de maneira humanizada e coletiva. Em uma etapa exploratória, foi feita uma entrevista semiestruturada a 19 enfermeiros docentes. Os dados foram analisados tendo como referência os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que para se obter uma boa atuação do educador, este deve pautar sua prática na observação diária dos interesses e necessidades emergentes em seu grupo de discentes. Outro aspecto relevante, diz respeito à falta de oportunidades de trabalho na assistência, o que leva muitos profissionais a buscarem o caminho da docência como alternativa profissional, não necessariamente levando em conta a aptidão pessoal. Ainda que tenhamos observado que a reflexão e preocupação com a docência estejam presentes em suas falas e que muitos tentam constantemente superar as dificuldades existentes na sua prática, este tema suscita uma análise pormenorizada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/448
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/448/428
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 542-557
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 542-557
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679068213248