Reprodutibilidade inter-avaliador do teste de discriminação de dois pontos na região plantar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Filho, Armando
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Airton Fialho da, Drummond, Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3245
Resumo: Introdução: a avaliação sensitiva periódica permite detectar perdas sensoriais para acompanhar a evolução do quadro. O teste de discriminação de dois pontos (DDP) é um teste clássico, de fácil aplicação e baixo custo, que determina a sensibilidade tá­til funcional, e a reprodutibilidade deste pode facilitar o acompanhamento do tratamento e das condutas adotadas. Objetivo: verificar a reprodutibilidade inter-avaliador do DDP em idosos institucionalizados e em jovens adultos. Metodologia: foram selecionados 12 idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência (grupo 1 ”“ G1) e 24 adultos jovens (grupo 2 ”“ G2), os quais foram submetidos ao teste DDP por meio do aparelho TouchTest®, por dois avaliadores. Para o tratamento estatístico dos dados, aplicou-se o teste de normalidade pelo método Shapiro-Wilk, e teste T para amostras independentes, com nível de significância p<0,05; e os resultados processados pelo programa SPSS, versão 13. Resultados: no G1 pôde-se perceber uma tendência para que houvesse diferença dos resultados obtidos entre os avaliadores (p=0,08); no G2 p=0,95 praticamente não houve diferença entre os resultados (p=0,95). Conclusão: O teste de DDP mostrou-se reprodutível quando apli­cado inter-avaliador para a mensuração da sensibilidade plantar de  idosos e adultos jovens.
id UNB-27_7f1b3ba0e5afa099b661599422225051
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3245
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Reprodutibilidade inter-avaliador do teste de discriminação de dois pontos na região plantarPolíticas de saúdeIntrodução: a avaliação sensitiva periódica permite detectar perdas sensoriais para acompanhar a evolução do quadro. O teste de discriminação de dois pontos (DDP) é um teste clássico, de fácil aplicação e baixo custo, que determina a sensibilidade tá­til funcional, e a reprodutibilidade deste pode facilitar o acompanhamento do tratamento e das condutas adotadas. Objetivo: verificar a reprodutibilidade inter-avaliador do DDP em idosos institucionalizados e em jovens adultos. Metodologia: foram selecionados 12 idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência (grupo 1 ”“ G1) e 24 adultos jovens (grupo 2 ”“ G2), os quais foram submetidos ao teste DDP por meio do aparelho TouchTest®, por dois avaliadores. Para o tratamento estatístico dos dados, aplicou-se o teste de normalidade pelo método Shapiro-Wilk, e teste T para amostras independentes, com nível de significância p<0,05; e os resultados processados pelo programa SPSS, versão 13. Resultados: no G1 pôde-se perceber uma tendência para que houvesse diferença dos resultados obtidos entre os avaliadores (p=0,08); no G2 p=0,95 praticamente não houve diferença entre os resultados (p=0,95). Conclusão: O teste de DDP mostrou-se reprodutível quando apli­cado inter-avaliador para a mensuração da sensibilidade plantar de  idosos e adultos jovens.Universidade de Brasilia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3245ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 3 (2015); Pág. 2751-2760Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 3 (2015); Pág. 2751-27601982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3245/2930Ferreira Filho, ArmandoSilva, Airton Fialho daDrummond, Adrianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:07:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3245Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:07:14Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reprodutibilidade inter-avaliador do teste de discriminação de dois pontos na região plantar
title Reprodutibilidade inter-avaliador do teste de discriminação de dois pontos na região plantar
spellingShingle Reprodutibilidade inter-avaliador do teste de discriminação de dois pontos na região plantar
Ferreira Filho, Armando
Políticas de saúde
title_short Reprodutibilidade inter-avaliador do teste de discriminação de dois pontos na região plantar
title_full Reprodutibilidade inter-avaliador do teste de discriminação de dois pontos na região plantar
title_fullStr Reprodutibilidade inter-avaliador do teste de discriminação de dois pontos na região plantar
title_full_unstemmed Reprodutibilidade inter-avaliador do teste de discriminação de dois pontos na região plantar
title_sort Reprodutibilidade inter-avaliador do teste de discriminação de dois pontos na região plantar
author Ferreira Filho, Armando
author_facet Ferreira Filho, Armando
Silva, Airton Fialho da
Drummond, Adriano
author_role author
author2 Silva, Airton Fialho da
Drummond, Adriano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Filho, Armando
Silva, Airton Fialho da
Drummond, Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de saúde
topic Políticas de saúde
description Introdução: a avaliação sensitiva periódica permite detectar perdas sensoriais para acompanhar a evolução do quadro. O teste de discriminação de dois pontos (DDP) é um teste clássico, de fácil aplicação e baixo custo, que determina a sensibilidade tá­til funcional, e a reprodutibilidade deste pode facilitar o acompanhamento do tratamento e das condutas adotadas. Objetivo: verificar a reprodutibilidade inter-avaliador do DDP em idosos institucionalizados e em jovens adultos. Metodologia: foram selecionados 12 idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência (grupo 1 ”“ G1) e 24 adultos jovens (grupo 2 ”“ G2), os quais foram submetidos ao teste DDP por meio do aparelho TouchTest®, por dois avaliadores. Para o tratamento estatístico dos dados, aplicou-se o teste de normalidade pelo método Shapiro-Wilk, e teste T para amostras independentes, com nível de significância p<0,05; e os resultados processados pelo programa SPSS, versão 13. Resultados: no G1 pôde-se perceber uma tendência para que houvesse diferença dos resultados obtidos entre os avaliadores (p=0,08); no G2 p=0,95 praticamente não houve diferença entre os resultados (p=0,95). Conclusão: O teste de DDP mostrou-se reprodutível quando apli­cado inter-avaliador para a mensuração da sensibilidade plantar de  idosos e adultos jovens.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3245
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3245/2930
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 3 (2015); Pág. 2751-2760
Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 3 (2015); Pág. 2751-2760
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680953552896