Perfil de morbidade hospitalar de pacientes pediátricos de 5 a 9 anos por causas sensíveis à atenção primária à saúde nas cinco principais capitais brasileiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farnese, Jussara Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sá, Márcia Bonfim, Barbosa, Luiza Augusta Rosa Rossi, Hoffmann, Ernesto José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2962
Resumo: Artigo já publicado. v. 6, n. 2 (2015)   Identificar as principais causas de hospitalizações de crianças auxilia na percepção do perfil de adoecimento e na estratégia para elaboração de planos de atenção à saúde para prevenir o agravamento das doenças e diminuir o número de internações hospitalares. Objetivos: Obter, através de dados oficiais, informações sobre as principais causas de hospitalização em crianças de cinco a nove anos, para elaborar um perfil das principais doenças que têm levado à hospitalização no Brasil. Métodos: Pesquisa de abordagem quantitativa, descritiva, exploratória e inferencial, cujos dados foram obtidos através do site do DATASUS, no período compreendido entre os anos de 2008 e 2012. Resultados: Indicam uma distribuição heterogênea da morbidade entre as regiões pesquisadas, apresentando como a primeira causa de internação hospitalar em crianças de cinco a nove anos, as doenças do aparelho respiratório, seguido de doenças infecciosas do aparelho gastrointestinal e da pele e subcutâneo. Os dados demonstram a maneira que os serviços de saúde podem se organizar para implementar a integralidade na atenção à saúde para a faixa etária em questão, priorizando à atenção primária, na prevenção dos agravos das doenças do aparelho respiratório e das infecções do aparelho gastrointestinal, da pele e subcutâneo. As doenças citadas fazem parte das doenças cujo acometimento se dá por causas sensíveis à atenção ambulatorial e podem ser evitadas e/ou minimizadas por intervenções no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
id UNB-27_81f5e40718366b0f9cd2e45e4d549cec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2962
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Perfil de morbidade hospitalar de pacientes pediátricos de 5 a 9 anos por causas sensíveis à atenção primária à saúde nas cinco principais capitais brasileiras.MorbidadeCriança hospitalizadaPerfil de saúdeEpidemiologiaArtigo já publicado. v. 6, n. 2 (2015)   Identificar as principais causas de hospitalizações de crianças auxilia na percepção do perfil de adoecimento e na estratégia para elaboração de planos de atenção à saúde para prevenir o agravamento das doenças e diminuir o número de internações hospitalares. Objetivos: Obter, através de dados oficiais, informações sobre as principais causas de hospitalização em crianças de cinco a nove anos, para elaborar um perfil das principais doenças que têm levado à hospitalização no Brasil. Métodos: Pesquisa de abordagem quantitativa, descritiva, exploratória e inferencial, cujos dados foram obtidos através do site do DATASUS, no período compreendido entre os anos de 2008 e 2012. Resultados: Indicam uma distribuição heterogênea da morbidade entre as regiões pesquisadas, apresentando como a primeira causa de internação hospitalar em crianças de cinco a nove anos, as doenças do aparelho respiratório, seguido de doenças infecciosas do aparelho gastrointestinal e da pele e subcutâneo. Os dados demonstram a maneira que os serviços de saúde podem se organizar para implementar a integralidade na atenção à saúde para a faixa etária em questão, priorizando à atenção primária, na prevenção dos agravos das doenças do aparelho respiratório e das infecções do aparelho gastrointestinal, da pele e subcutâneo. As doenças citadas fazem parte das doenças cujo acometimento se dá por causas sensíveis à atenção ambulatorial e podem ser evitadas e/ou minimizadas por intervenções no âmbito da Atenção Primária à Saúde.Universidade de Brasilia2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2962ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 2 (2015); Pag. 1495-1513Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 2 (2015); Pag. 1495-15131982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2962/2662Farnese, Jussara MartinsSá, Márcia BonfimBarbosa, Luiza Augusta Rosa RossiHoffmann, Ernesto Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:02:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2962Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:02:33Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de morbidade hospitalar de pacientes pediátricos de 5 a 9 anos por causas sensíveis à atenção primária à saúde nas cinco principais capitais brasileiras.
title Perfil de morbidade hospitalar de pacientes pediátricos de 5 a 9 anos por causas sensíveis à atenção primária à saúde nas cinco principais capitais brasileiras.
spellingShingle Perfil de morbidade hospitalar de pacientes pediátricos de 5 a 9 anos por causas sensíveis à atenção primária à saúde nas cinco principais capitais brasileiras.
Farnese, Jussara Martins
Morbidade
Criança hospitalizada
Perfil de saúde
Epidemiologia
title_short Perfil de morbidade hospitalar de pacientes pediátricos de 5 a 9 anos por causas sensíveis à atenção primária à saúde nas cinco principais capitais brasileiras.
title_full Perfil de morbidade hospitalar de pacientes pediátricos de 5 a 9 anos por causas sensíveis à atenção primária à saúde nas cinco principais capitais brasileiras.
title_fullStr Perfil de morbidade hospitalar de pacientes pediátricos de 5 a 9 anos por causas sensíveis à atenção primária à saúde nas cinco principais capitais brasileiras.
title_full_unstemmed Perfil de morbidade hospitalar de pacientes pediátricos de 5 a 9 anos por causas sensíveis à atenção primária à saúde nas cinco principais capitais brasileiras.
title_sort Perfil de morbidade hospitalar de pacientes pediátricos de 5 a 9 anos por causas sensíveis à atenção primária à saúde nas cinco principais capitais brasileiras.
author Farnese, Jussara Martins
author_facet Farnese, Jussara Martins
Sá, Márcia Bonfim
Barbosa, Luiza Augusta Rosa Rossi
Hoffmann, Ernesto José
author_role author
author2 Sá, Márcia Bonfim
Barbosa, Luiza Augusta Rosa Rossi
Hoffmann, Ernesto José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farnese, Jussara Martins
Sá, Márcia Bonfim
Barbosa, Luiza Augusta Rosa Rossi
Hoffmann, Ernesto José
dc.subject.por.fl_str_mv Morbidade
Criança hospitalizada
Perfil de saúde
Epidemiologia
topic Morbidade
Criança hospitalizada
Perfil de saúde
Epidemiologia
description Artigo já publicado. v. 6, n. 2 (2015)   Identificar as principais causas de hospitalizações de crianças auxilia na percepção do perfil de adoecimento e na estratégia para elaboração de planos de atenção à saúde para prevenir o agravamento das doenças e diminuir o número de internações hospitalares. Objetivos: Obter, através de dados oficiais, informações sobre as principais causas de hospitalização em crianças de cinco a nove anos, para elaborar um perfil das principais doenças que têm levado à hospitalização no Brasil. Métodos: Pesquisa de abordagem quantitativa, descritiva, exploratória e inferencial, cujos dados foram obtidos através do site do DATASUS, no período compreendido entre os anos de 2008 e 2012. Resultados: Indicam uma distribuição heterogênea da morbidade entre as regiões pesquisadas, apresentando como a primeira causa de internação hospitalar em crianças de cinco a nove anos, as doenças do aparelho respiratório, seguido de doenças infecciosas do aparelho gastrointestinal e da pele e subcutâneo. Os dados demonstram a maneira que os serviços de saúde podem se organizar para implementar a integralidade na atenção à saúde para a faixa etária em questão, priorizando à atenção primária, na prevenção dos agravos das doenças do aparelho respiratório e das infecções do aparelho gastrointestinal, da pele e subcutâneo. As doenças citadas fazem parte das doenças cujo acometimento se dá por causas sensíveis à atenção ambulatorial e podem ser evitadas e/ou minimizadas por intervenções no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2962
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2962/2662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 2 (2015); Pag. 1495-1513
Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 2 (2015); Pag. 1495-1513
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680383127552