Condições sensíveis à Atenção Primária no Brasil:: uma revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lentsck, Maicon Henrique
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pitilin, Erica de Brito, Blum, Dayane Alfen, Baratieri, Tatiane Tatiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3573
Resumo: Objetivou-se analisar como as pesquisas têm abordado as Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) no Brasil para avaliar a Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados Lilacs e SciELO realizada em dezembro de 2014. Analisaram-se 28 artigos publicados em periódicos nacionais. As publicações iniciaram a partir de 2008 em revistas de saúde pública e de enfermagem; estudaram-se em sua maioria todas as faixas etárias e abaixo de 20 anos. Os estudos analisaram todas as CSAP da lista, do tipo ecológico, em dados secundários e utilizando estatística descritiva, que concluíram redução nas taxas de internações sensíveis. Duas categorias emergiram da análise de conteúdo: o acesso aos serviços de saúde: impacto inicial nas taxas de internações por CSAP e a qualidade da APS: garantia de continuidade da redução das taxas de internações por CSAP. A Estratégia Saúde da Família é vista como elemento primordial para que as internações por CSAP reduzam. O indicador apresenta-se incipiente, válido e atual para o Sistema Único de Saúde. O acesso viabiliza o mínimo de qualidade para impactar nas internações e a qualidade da APS garante a continuidade da queda das taxas de internações ao imprimir ações eficazes e precisas.
id UNB-27_8652ac17a2cffb276163e0458e3ffcd3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3573
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Condições sensíveis à Atenção Primária no Brasil:: uma revisão integrativa da literaturaObjetivou-se analisar como as pesquisas têm abordado as Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) no Brasil para avaliar a Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados Lilacs e SciELO realizada em dezembro de 2014. Analisaram-se 28 artigos publicados em periódicos nacionais. As publicações iniciaram a partir de 2008 em revistas de saúde pública e de enfermagem; estudaram-se em sua maioria todas as faixas etárias e abaixo de 20 anos. Os estudos analisaram todas as CSAP da lista, do tipo ecológico, em dados secundários e utilizando estatística descritiva, que concluíram redução nas taxas de internações sensíveis. Duas categorias emergiram da análise de conteúdo: o acesso aos serviços de saúde: impacto inicial nas taxas de internações por CSAP e a qualidade da APS: garantia de continuidade da redução das taxas de internações por CSAP. A Estratégia Saúde da Família é vista como elemento primordial para que as internações por CSAP reduzam. O indicador apresenta-se incipiente, válido e atual para o Sistema Único de Saúde. O acesso viabiliza o mínimo de qualidade para impactar nas internações e a qualidade da APS garante a continuidade da queda das taxas de internações ao imprimir ações eficazes e precisas.Universidade de Brasilia2016-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3573ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 7 (Supl.1) 2016; Pág. 1074-1088Revista Gestão & Saúde; Vol. 7 (Supl.1) 2016; Pág. 1074-10881982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3573/3256Lentsck, Maicon HenriquePitilin, Erica de BritoBlum, Dayane AlfenBaratieri, Tatiane Tatianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:14:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3573Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:14:11Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições sensíveis à Atenção Primária no Brasil:: uma revisão integrativa da literatura
title Condições sensíveis à Atenção Primária no Brasil:: uma revisão integrativa da literatura
spellingShingle Condições sensíveis à Atenção Primária no Brasil:: uma revisão integrativa da literatura
Lentsck, Maicon Henrique
title_short Condições sensíveis à Atenção Primária no Brasil:: uma revisão integrativa da literatura
title_full Condições sensíveis à Atenção Primária no Brasil:: uma revisão integrativa da literatura
title_fullStr Condições sensíveis à Atenção Primária no Brasil:: uma revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Condições sensíveis à Atenção Primária no Brasil:: uma revisão integrativa da literatura
title_sort Condições sensíveis à Atenção Primária no Brasil:: uma revisão integrativa da literatura
author Lentsck, Maicon Henrique
author_facet Lentsck, Maicon Henrique
Pitilin, Erica de Brito
Blum, Dayane Alfen
Baratieri, Tatiane Tatiane
author_role author
author2 Pitilin, Erica de Brito
Blum, Dayane Alfen
Baratieri, Tatiane Tatiane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lentsck, Maicon Henrique
Pitilin, Erica de Brito
Blum, Dayane Alfen
Baratieri, Tatiane Tatiane
description Objetivou-se analisar como as pesquisas têm abordado as Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) no Brasil para avaliar a Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados Lilacs e SciELO realizada em dezembro de 2014. Analisaram-se 28 artigos publicados em periódicos nacionais. As publicações iniciaram a partir de 2008 em revistas de saúde pública e de enfermagem; estudaram-se em sua maioria todas as faixas etárias e abaixo de 20 anos. Os estudos analisaram todas as CSAP da lista, do tipo ecológico, em dados secundários e utilizando estatística descritiva, que concluíram redução nas taxas de internações sensíveis. Duas categorias emergiram da análise de conteúdo: o acesso aos serviços de saúde: impacto inicial nas taxas de internações por CSAP e a qualidade da APS: garantia de continuidade da redução das taxas de internações por CSAP. A Estratégia Saúde da Família é vista como elemento primordial para que as internações por CSAP reduzam. O indicador apresenta-se incipiente, válido e atual para o Sistema Único de Saúde. O acesso viabiliza o mínimo de qualidade para impactar nas internações e a qualidade da APS garante a continuidade da queda das taxas de internações ao imprimir ações eficazes e precisas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3573
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3573/3256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 7 (Supl.1) 2016; Pág. 1074-1088
Revista Gestão & Saúde; Vol. 7 (Supl.1) 2016; Pág. 1074-1088
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174681446383616