Experiências infantis com a violência no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3521 |
Resumo: | Entende-se a violência escolar como todos os fatos ou atos de agressão que ocorram tanto no ambiente interno, como no entorno de estabelecimentos de ensino; incorporando, portanto, desde dimensões mais simbólicas do fenômeno, até maus-tratos e uso de força ou da intimidação. A partir deste conceito objetivou-se buscar uma aproximação da óptica das crianças acerca dos atos de violência no ambiente escolar, bem como suas experiências e implicações mais diretas. Estudo de caráter qualitativo realizado no município de Fortaleza-Ceará por meio da técnica de grupo focal com vinte e seis escolares. As discussões foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para processamento com o auxílio do programa NVivo (versão 10.0), permitindo uma análise categorial. Os atos de violência são habituais para as crianças e perpassam suas relações interpessoais. Estudar a violência escolar é compreender suas intersecções, muitas vezes banalizadas, sem desvelar as inter-relações fundamentais na compreensão deste fenômeno complexo, que por vezes é reflexo de outros sistemas sociais que podem desencadear consequências e tornar vulnerável a saúde individual e coletiva. |
id |
UNB-27_8f4621279e1e62483dd4d88a342aa6e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3521 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências infantis com a violência no ambiente escolarEducaçãoSaúde PúblicaGestãoEntende-se a violência escolar como todos os fatos ou atos de agressão que ocorram tanto no ambiente interno, como no entorno de estabelecimentos de ensino; incorporando, portanto, desde dimensões mais simbólicas do fenômeno, até maus-tratos e uso de força ou da intimidação. A partir deste conceito objetivou-se buscar uma aproximação da óptica das crianças acerca dos atos de violência no ambiente escolar, bem como suas experiências e implicações mais diretas. Estudo de caráter qualitativo realizado no município de Fortaleza-Ceará por meio da técnica de grupo focal com vinte e seis escolares. As discussões foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para processamento com o auxílio do programa NVivo (versão 10.0), permitindo uma análise categorial. Os atos de violência são habituais para as crianças e perpassam suas relações interpessoais. Estudar a violência escolar é compreender suas intersecções, muitas vezes banalizadas, sem desvelar as inter-relações fundamentais na compreensão deste fenômeno complexo, que por vezes é reflexo de outros sistemas sociais que podem desencadear consequências e tornar vulnerável a saúde individual e coletiva.Universidade de Brasilia2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3521ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 7 No. 2 (2016); Pág. 670-684Revista Gestão & Saúde; v. 7 n. 2 (2016); Pág. 670-6841982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3521/3209Nobre, Caroline SoaresFrota, Mirna AlbuquerqueNoronha, Ceci VilarLandim, Fátima Luna PinheiroCouto, Camila Santos doBranco, July Grassiely Oliverainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:13:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3521Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:13:35Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências infantis com a violência no ambiente escolar |
title |
Experiências infantis com a violência no ambiente escolar |
spellingShingle |
Experiências infantis com a violência no ambiente escolar Nobre, Caroline Soares Educação Saúde Pública Gestão |
title_short |
Experiências infantis com a violência no ambiente escolar |
title_full |
Experiências infantis com a violência no ambiente escolar |
title_fullStr |
Experiências infantis com a violência no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Experiências infantis com a violência no ambiente escolar |
title_sort |
Experiências infantis com a violência no ambiente escolar |
author |
Nobre, Caroline Soares |
author_facet |
Nobre, Caroline Soares Frota, Mirna Albuquerque Noronha, Ceci Vilar Landim, Fátima Luna Pinheiro Couto, Camila Santos do Branco, July Grassiely Olivera |
author_role |
author |
author2 |
Frota, Mirna Albuquerque Noronha, Ceci Vilar Landim, Fátima Luna Pinheiro Couto, Camila Santos do Branco, July Grassiely Olivera |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Caroline Soares Frota, Mirna Albuquerque Noronha, Ceci Vilar Landim, Fátima Luna Pinheiro Couto, Camila Santos do Branco, July Grassiely Olivera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Saúde Pública Gestão |
topic |
Educação Saúde Pública Gestão |
description |
Entende-se a violência escolar como todos os fatos ou atos de agressão que ocorram tanto no ambiente interno, como no entorno de estabelecimentos de ensino; incorporando, portanto, desde dimensões mais simbólicas do fenômeno, até maus-tratos e uso de força ou da intimidação. A partir deste conceito objetivou-se buscar uma aproximação da óptica das crianças acerca dos atos de violência no ambiente escolar, bem como suas experiências e implicações mais diretas. Estudo de caráter qualitativo realizado no município de Fortaleza-Ceará por meio da técnica de grupo focal com vinte e seis escolares. As discussões foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para processamento com o auxílio do programa NVivo (versão 10.0), permitindo uma análise categorial. Os atos de violência são habituais para as crianças e perpassam suas relações interpessoais. Estudar a violência escolar é compreender suas intersecções, muitas vezes banalizadas, sem desvelar as inter-relações fundamentais na compreensão deste fenômeno complexo, que por vezes é reflexo de outros sistemas sociais que podem desencadear consequências e tornar vulnerável a saúde individual e coletiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3521 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3521/3209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 7 No. 2 (2016); Pág. 670-684 Revista Gestão & Saúde; v. 7 n. 2 (2016); Pág. 670-684 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174681076236288 |