NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/969 |
Resumo: | As tecnologias de informação e comunicação vêm sendo utilizadas na atualidade como uma estratégia indutora no desenvolvimento de métodos de aprendizagem dinâmicos, individualizados e que favorecem o ensino-aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades e a construção da autonomia dos estudantes. No ensino de graduação em saúde as mesmas podem ser utilizadas isoladamente ou como complemento à s aulas presenciais. Neste estudo, objetivou-se identificar o nível de satisfação de estudantes de graduação matriculados em uma disciplina presencial de nutrição básica, em uma instituição pública da capital federal, quanto ao uso de estratégias de ensino apoiadas em recursos multimídia (textos, slides de aula, programas de áudio e vídeo aulas) disponibilizados via Moodle. Os estudantes matriculados na disciplina no primeiro semestre de 2013 (n=47), foram convidados a responder voluntariamente a questionários acerca da percepção dos mesmos sobre as estratégias e meios de ensino adotados. Os instrumentos foram disponibilizados no Moodle e mais da metade dos estudantes responderam ao primeiro (76,59%) e ao segundo instrumento (85,10%). Em sua maior parte, os estudantes mostraram-se bastante satisfeitos com as estratégias utilizadas na disciplina (Mediana = 8,71), porém outros estudos serão necessários para confirmar os achados, uma vez que a amostra de participantes foi pequena e ainda serão necessárias análises acerca da efetividade das estratégias e meios utilizados. |
id |
UNB-27_96da1e06b1a7257f0cfb3f2fa8de1646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/969 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOEducaçãoSaúdeEnsinoAs tecnologias de informação e comunicação vêm sendo utilizadas na atualidade como uma estratégia indutora no desenvolvimento de métodos de aprendizagem dinâmicos, individualizados e que favorecem o ensino-aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades e a construção da autonomia dos estudantes. No ensino de graduação em saúde as mesmas podem ser utilizadas isoladamente ou como complemento à s aulas presenciais. Neste estudo, objetivou-se identificar o nível de satisfação de estudantes de graduação matriculados em uma disciplina presencial de nutrição básica, em uma instituição pública da capital federal, quanto ao uso de estratégias de ensino apoiadas em recursos multimídia (textos, slides de aula, programas de áudio e vídeo aulas) disponibilizados via Moodle. Os estudantes matriculados na disciplina no primeiro semestre de 2013 (n=47), foram convidados a responder voluntariamente a questionários acerca da percepção dos mesmos sobre as estratégias e meios de ensino adotados. Os instrumentos foram disponibilizados no Moodle e mais da metade dos estudantes responderam ao primeiro (76,59%) e ao segundo instrumento (85,10%). Em sua maior parte, os estudantes mostraram-se bastante satisfeitos com as estratégias utilizadas na disciplina (Mediana = 8,71), porém outros estudos serão necessários para confirmar os achados, uma vez que a amostra de participantes foi pequena e ainda serão necessárias análises acerca da efetividade das estratégias e meios utilizados.Universidade de Brasilia2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/969ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 4 (2014); pag. 2313-2325Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 4 (2014); pag. 2313-23251982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/969/839Torres, Andreia Araujo LimaAbbad, Gardência da SilvaBousquet-Santos, Kelbinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:49:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/969Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:49:11Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title |
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
spellingShingle |
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Torres, Andreia Araujo Lima Educação Saúde Ensino |
title_short |
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title_full |
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title_fullStr |
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title_full_unstemmed |
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
title_sort |
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO APOIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
author |
Torres, Andreia Araujo Lima |
author_facet |
Torres, Andreia Araujo Lima Abbad, Gardência da Silva Bousquet-Santos, Kelb |
author_role |
author |
author2 |
Abbad, Gardência da Silva Bousquet-Santos, Kelb |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Andreia Araujo Lima Abbad, Gardência da Silva Bousquet-Santos, Kelb |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Saúde Ensino |
topic |
Educação Saúde Ensino |
description |
As tecnologias de informação e comunicação vêm sendo utilizadas na atualidade como uma estratégia indutora no desenvolvimento de métodos de aprendizagem dinâmicos, individualizados e que favorecem o ensino-aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades e a construção da autonomia dos estudantes. No ensino de graduação em saúde as mesmas podem ser utilizadas isoladamente ou como complemento à s aulas presenciais. Neste estudo, objetivou-se identificar o nível de satisfação de estudantes de graduação matriculados em uma disciplina presencial de nutrição básica, em uma instituição pública da capital federal, quanto ao uso de estratégias de ensino apoiadas em recursos multimídia (textos, slides de aula, programas de áudio e vídeo aulas) disponibilizados via Moodle. Os estudantes matriculados na disciplina no primeiro semestre de 2013 (n=47), foram convidados a responder voluntariamente a questionários acerca da percepção dos mesmos sobre as estratégias e meios de ensino adotados. Os instrumentos foram disponibilizados no Moodle e mais da metade dos estudantes responderam ao primeiro (76,59%) e ao segundo instrumento (85,10%). Em sua maior parte, os estudantes mostraram-se bastante satisfeitos com as estratégias utilizadas na disciplina (Mediana = 8,71), porém outros estudos serão necessários para confirmar os achados, uma vez que a amostra de participantes foi pequena e ainda serão necessárias análises acerca da efetividade das estratégias e meios utilizados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/969 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/969/839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 4 (2014); pag. 2313-2325 Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 4 (2014); pag. 2313-2325 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174679502323712 |