REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Allan Victor
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Souza Filho, Moacir Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/291
Resumo: Uma ferramenta que tem estado em evidência, principalmente entre os jovens, é o Facebook. Este pode ser classificado como uma ferramenta de comunicação síncrona que permite que comunidades de pessoas com os mesmos interesses discutam e troquem experiências em tempo real, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo, mesmo estando elas em diferentes partes do globo. Neste artigo mostramos que o Facebook pode ser utilizado como uma ferramenta educacional de auxilio ao trabalho desenvolvido em sala de aula e o impacto da criação de grupos fechados nas redes sociais para fins educacionais. A pesquisa foi realizada com um grupo restrito de estudantes de uma escola particular da cidade de Bauru/SP. Investigamos o perfil de interação dos estudantes com um grupo fechado criado no Facebook e por meio de um questionário, analisamos se os alunos utilizam os ambientes virtuais para fins pessoais ou didáticos. A pesquisa revela a percepção dos estudantes acerca de aspectos relevantes e as potencialidades da utilização desta ferramenta como estratégia de ensino-aprendizagem.
id UNB-27_9721f5eadf4a29ae4d0d10fc6814986f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/291
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIOUma ferramenta que tem estado em evidência, principalmente entre os jovens, é o Facebook. Este pode ser classificado como uma ferramenta de comunicação síncrona que permite que comunidades de pessoas com os mesmos interesses discutam e troquem experiências em tempo real, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo, mesmo estando elas em diferentes partes do globo. Neste artigo mostramos que o Facebook pode ser utilizado como uma ferramenta educacional de auxilio ao trabalho desenvolvido em sala de aula e o impacto da criação de grupos fechados nas redes sociais para fins educacionais. A pesquisa foi realizada com um grupo restrito de estudantes de uma escola particular da cidade de Bauru/SP. Investigamos o perfil de interação dos estudantes com um grupo fechado criado no Facebook e por meio de um questionário, analisamos se os alunos utilizam os ambientes virtuais para fins pessoais ou didáticos. A pesquisa revela a percepção dos estudantes acerca de aspectos relevantes e as potencialidades da utilização desta ferramenta como estratégia de ensino-aprendizagem.Universidade de Brasilia2017-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/291ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 589-599Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 589-5991982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/291/278Ribeiro, Allan Victorde Souza Filho, Moacir Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:18:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/291Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:18:05Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
title REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Ribeiro, Allan Victor
title_short REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
title_full REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
title_sort REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
author Ribeiro, Allan Victor
author_facet Ribeiro, Allan Victor
de Souza Filho, Moacir Pereira
author_role author
author2 de Souza Filho, Moacir Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Allan Victor
de Souza Filho, Moacir Pereira
description Uma ferramenta que tem estado em evidência, principalmente entre os jovens, é o Facebook. Este pode ser classificado como uma ferramenta de comunicação síncrona que permite que comunidades de pessoas com os mesmos interesses discutam e troquem experiências em tempo real, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo, mesmo estando elas em diferentes partes do globo. Neste artigo mostramos que o Facebook pode ser utilizado como uma ferramenta educacional de auxilio ao trabalho desenvolvido em sala de aula e o impacto da criação de grupos fechados nas redes sociais para fins educacionais. A pesquisa foi realizada com um grupo restrito de estudantes de uma escola particular da cidade de Bauru/SP. Investigamos o perfil de interação dos estudantes com um grupo fechado criado no Facebook e por meio de um questionário, analisamos se os alunos utilizam os ambientes virtuais para fins pessoais ou didáticos. A pesquisa revela a percepção dos estudantes acerca de aspectos relevantes e as potencialidades da utilização desta ferramenta como estratégia de ensino-aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/291
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/291/278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 589-599
Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 589-599
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678605791232