REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/291 |
Resumo: | Uma ferramenta que tem estado em evidência, principalmente entre os jovens, é o Facebook. Este pode ser classificado como uma ferramenta de comunicação síncrona que permite que comunidades de pessoas com os mesmos interesses discutam e troquem experiências em tempo real, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo, mesmo estando elas em diferentes partes do globo. Neste artigo mostramos que o Facebook pode ser utilizado como uma ferramenta educacional de auxilio ao trabalho desenvolvido em sala de aula e o impacto da criação de grupos fechados nas redes sociais para fins educacionais. A pesquisa foi realizada com um grupo restrito de estudantes de uma escola particular da cidade de Bauru/SP. Investigamos o perfil de interação dos estudantes com um grupo fechado criado no Facebook e por meio de um questionário, analisamos se os alunos utilizam os ambientes virtuais para fins pessoais ou didáticos. A pesquisa revela a percepção dos estudantes acerca de aspectos relevantes e as potencialidades da utilização desta ferramenta como estratégia de ensino-aprendizagem. |
id |
UNB-27_9721f5eadf4a29ae4d0d10fc6814986f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/291 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIOUma ferramenta que tem estado em evidência, principalmente entre os jovens, é o Facebook. Este pode ser classificado como uma ferramenta de comunicação síncrona que permite que comunidades de pessoas com os mesmos interesses discutam e troquem experiências em tempo real, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo, mesmo estando elas em diferentes partes do globo. Neste artigo mostramos que o Facebook pode ser utilizado como uma ferramenta educacional de auxilio ao trabalho desenvolvido em sala de aula e o impacto da criação de grupos fechados nas redes sociais para fins educacionais. A pesquisa foi realizada com um grupo restrito de estudantes de uma escola particular da cidade de Bauru/SP. Investigamos o perfil de interação dos estudantes com um grupo fechado criado no Facebook e por meio de um questionário, analisamos se os alunos utilizam os ambientes virtuais para fins pessoais ou didáticos. A pesquisa revela a percepção dos estudantes acerca de aspectos relevantes e as potencialidades da utilização desta ferramenta como estratégia de ensino-aprendizagem.Universidade de Brasilia2017-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/291ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 589-599Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 589-5991982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/291/278Ribeiro, Allan Victorde Souza Filho, Moacir Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:18:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/291Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:18:05Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO |
title |
REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO Ribeiro, Allan Victor |
title_short |
REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
REPRESENTATIVIDADE DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL: POTENCIALIDADES DOS GRUPOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO |
author |
Ribeiro, Allan Victor |
author_facet |
Ribeiro, Allan Victor de Souza Filho, Moacir Pereira |
author_role |
author |
author2 |
de Souza Filho, Moacir Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Allan Victor de Souza Filho, Moacir Pereira |
description |
Uma ferramenta que tem estado em evidência, principalmente entre os jovens, é o Facebook. Este pode ser classificado como uma ferramenta de comunicação síncrona que permite que comunidades de pessoas com os mesmos interesses discutam e troquem experiências em tempo real, promovendo o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento coletivo, mesmo estando elas em diferentes partes do globo. Neste artigo mostramos que o Facebook pode ser utilizado como uma ferramenta educacional de auxilio ao trabalho desenvolvido em sala de aula e o impacto da criação de grupos fechados nas redes sociais para fins educacionais. A pesquisa foi realizada com um grupo restrito de estudantes de uma escola particular da cidade de Bauru/SP. Investigamos o perfil de interação dos estudantes com um grupo fechado criado no Facebook e por meio de um questionário, analisamos se os alunos utilizam os ambientes virtuais para fins pessoais ou didáticos. A pesquisa revela a percepção dos estudantes acerca de aspectos relevantes e as potencialidades da utilização desta ferramenta como estratégia de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/291 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/291/278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 589-599 Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 589-599 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174678605791232 |