Dando voz, papel e pincel para crianças na unidade básica de saúde:: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/458 |
Resumo: | O artigo relata a experiência do Estágio Supervisionado em Psicologia Social Comunitária da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizado em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Teresina, Piauí. Os objetivos do estágio foram: inserir-se no cotidiano da comunidade, coletar e interpretar dados dessa realidade, levantar possíveis demandas de trabalho e desenvolver atividades de intervenção visando a educação e promoção de saúde. Realizaram-se visitas domiciliares, aconselhamentos, encaminhamentos e especialmente, atividades lúdicas com as crianças da sala de espera. A criação de espaços educativos e preventivos junto à comunidade por meio da Educação Popular contribuiu para a melhoria da qualidade dos serviços e permitiu uma atenção integralizadora e diferenciada à s crianças que frequentam este serviço. A promoção da saúde oportunizou que os sujeitos expressassem suas próprias percepções da realidade, com perspectiva de relacionar saúde e condições de vida, compartilhando as situações culturais, econômicas, psicológicas, sociais e ambientais que exercem forte impacto no processo saúde-doença. |
id |
UNB-27_9d1548ae5cc9a3fb7783da2815a7f63d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/458 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dando voz, papel e pincel para crianças na unidade básica de saúde:: um relato de experiênciaSaúde ColetivaEducação PopularO artigo relata a experiência do Estágio Supervisionado em Psicologia Social Comunitária da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizado em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Teresina, Piauí. Os objetivos do estágio foram: inserir-se no cotidiano da comunidade, coletar e interpretar dados dessa realidade, levantar possíveis demandas de trabalho e desenvolver atividades de intervenção visando a educação e promoção de saúde. Realizaram-se visitas domiciliares, aconselhamentos, encaminhamentos e especialmente, atividades lúdicas com as crianças da sala de espera. A criação de espaços educativos e preventivos junto à comunidade por meio da Educação Popular contribuiu para a melhoria da qualidade dos serviços e permitiu uma atenção integralizadora e diferenciada à s crianças que frequentam este serviço. A promoção da saúde oportunizou que os sujeitos expressassem suas próprias percepções da realidade, com perspectiva de relacionar saúde e condições de vida, compartilhando as situações culturais, econômicas, psicológicas, sociais e ambientais que exercem forte impacto no processo saúde-doença.Universidade de Brasilia2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/458ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 643-653Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 643-6531982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/458/436Ferreira, Breno de Oliveirade Meneses, Hélem SoaresLima, Leonardo SalesFurtado, Tânia Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:43:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/458Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:43:06Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dando voz, papel e pincel para crianças na unidade básica de saúde:: um relato de experiência |
title |
Dando voz, papel e pincel para crianças na unidade básica de saúde:: um relato de experiência |
spellingShingle |
Dando voz, papel e pincel para crianças na unidade básica de saúde:: um relato de experiência Ferreira, Breno de Oliveira Saúde Coletiva Educação Popular |
title_short |
Dando voz, papel e pincel para crianças na unidade básica de saúde:: um relato de experiência |
title_full |
Dando voz, papel e pincel para crianças na unidade básica de saúde:: um relato de experiência |
title_fullStr |
Dando voz, papel e pincel para crianças na unidade básica de saúde:: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Dando voz, papel e pincel para crianças na unidade básica de saúde:: um relato de experiência |
title_sort |
Dando voz, papel e pincel para crianças na unidade básica de saúde:: um relato de experiência |
author |
Ferreira, Breno de Oliveira |
author_facet |
Ferreira, Breno de Oliveira de Meneses, Hélem Soares Lima, Leonardo Sales Furtado, Tânia Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
de Meneses, Hélem Soares Lima, Leonardo Sales Furtado, Tânia Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Breno de Oliveira de Meneses, Hélem Soares Lima, Leonardo Sales Furtado, Tânia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Coletiva Educação Popular |
topic |
Saúde Coletiva Educação Popular |
description |
O artigo relata a experiência do Estágio Supervisionado em Psicologia Social Comunitária da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizado em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Teresina, Piauí. Os objetivos do estágio foram: inserir-se no cotidiano da comunidade, coletar e interpretar dados dessa realidade, levantar possíveis demandas de trabalho e desenvolver atividades de intervenção visando a educação e promoção de saúde. Realizaram-se visitas domiciliares, aconselhamentos, encaminhamentos e especialmente, atividades lúdicas com as crianças da sala de espera. A criação de espaços educativos e preventivos junto à comunidade por meio da Educação Popular contribuiu para a melhoria da qualidade dos serviços e permitiu uma atenção integralizadora e diferenciada à s crianças que frequentam este serviço. A promoção da saúde oportunizou que os sujeitos expressassem suas próprias percepções da realidade, com perspectiva de relacionar saúde e condições de vida, compartilhando as situações culturais, econômicas, psicológicas, sociais e ambientais que exercem forte impacto no processo saúde-doença. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/458 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/458/436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 643-653 Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 643-653 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174679088136192 |