A intervenção do terapeuta ocupacional em brinquedoteca ambulatorial:: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Marina Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Panúncio Pinto, Maria Paula, Pfeifer, Luzia Iara, Pacciulio Sposito, Amanda Mota, Silva, Mariana Oliveira Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/451
Resumo: É brincando que a criança desenvolve habilidades essenciais para garantir o desempenho de papéis e atividades, tornando-se essencial a manutenção do brincar em diversos contextos. Este trabalho pretende descrever e discutir as possibilidades de atuação do terapeuta ocupacional em brinquedotecas ambulatoriais. Trata-se de um relato de experiência da atuação de acadêmicas de Terapia Ocupacional, em brinquedotecas ambulatoriais, fundamentado na análise dos relatórios referentes à prática de estágio na Atenção à Criança e ao Adolescente, nos quais são registrados gênero e idade dos participantes, objetivos da intervenção, descrição das atividades, estratégias utilizadas e resultados observados. A proposta da criação de brinquedotecas em ambulatório se constitui como uma alternativa para humanizar o atendimento à criança com oferta de ambiente seguro e acolhedor, e a atuação do terapeuta ocupacional mostra-se adequada e eficiente, por ser profissional conhecedor e mediador das ações humanas, empregando seu conhecimento para viabilizar vivências importantes no âmbito do desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, sociais e de comunicação entre as crianças que frequentam o local. O estudo permitiu reafirmar as brinquedotecas ambulatoriais como espaços lúdicos e transformadores, capazes de gerar aprendizado e aperfeiçoar os mais diversos aspectos humanos, tornando, assim, a criança ativa e sujeito de suas ações.
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