Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Mariana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/470
Resumo: Na presente proposta, defende-se que, dada as especificidades dos serviços hospitalares (i.e., alta complexidade), a alocação de recursos a esse ‘nível’ deve se fundamentar em uma lógica de mercado, ou capitalista ”“ termo referente à análise da oferta e demanda por serviços, bem como da organização da rede de hospitais públicos, conveniados e/ou credenciados ao Sistema Único de Saúde. Dessa forma, considera-se a capacidade que o setor saúde ”“ especificamente, a rede de organizações prestadoras de serviços de alta complexidade ”“ tem em gerar riqueza e/ou economias, e não somente à assistência à saúde. Sugere-se, mais especificamente, a discussão da questão de oferta, demanda e a segmentação do serviço de saúde no Brasil, demonstrando a necessidade de se repensar e reorganizar a rede de prestação de serviços de alta complexidade. A partir dessa proposta, entende-se que os princípios da universalização e da equidade seriam, teoricamente, garantidos pelo acesso integral a todos os tipos de tratamento (baixa, média e alta complexidade) a partir da reorganização da rede de oferta de serviços, considerando, para tanto, os pilares propostos na lógica capitalista.
id UNB-27_a7ac4a66bc7deb72c0f15b211c098a89
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/470
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling EditorialNa presente proposta, defende-se que, dada as especificidades dos serviços hospitalares (i.e., alta complexidade), a alocação de recursos a esse ‘nível’ deve se fundamentar em uma lógica de mercado, ou capitalista ”“ termo referente à análise da oferta e demanda por serviços, bem como da organização da rede de hospitais públicos, conveniados e/ou credenciados ao Sistema Único de Saúde. Dessa forma, considera-se a capacidade que o setor saúde ”“ especificamente, a rede de organizações prestadoras de serviços de alta complexidade ”“ tem em gerar riqueza e/ou economias, e não somente à assistência à saúde. Sugere-se, mais especificamente, a discussão da questão de oferta, demanda e a segmentação do serviço de saúde no Brasil, demonstrando a necessidade de se repensar e reorganizar a rede de prestação de serviços de alta complexidade. A partir dessa proposta, entende-se que os princípios da universalização e da equidade seriam, teoricamente, garantidos pelo acesso integral a todos os tipos de tratamento (baixa, média e alta complexidade) a partir da reorganização da rede de oferta de serviços, considerando, para tanto, os pilares propostos na lógica capitalista.Universidade de Brasilia2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/470ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 791-795Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 791-7951982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/470/447Guerra, MarianaGonçalves, Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:46:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/470Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:46:21Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Guerra, Mariana
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Guerra, Mariana
author_facet Guerra, Mariana
Gonçalves, André
author_role author
author2 Gonçalves, André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Mariana
Gonçalves, André
description Na presente proposta, defende-se que, dada as especificidades dos serviços hospitalares (i.e., alta complexidade), a alocação de recursos a esse ‘nível’ deve se fundamentar em uma lógica de mercado, ou capitalista ”“ termo referente à análise da oferta e demanda por serviços, bem como da organização da rede de hospitais públicos, conveniados e/ou credenciados ao Sistema Único de Saúde. Dessa forma, considera-se a capacidade que o setor saúde ”“ especificamente, a rede de organizações prestadoras de serviços de alta complexidade ”“ tem em gerar riqueza e/ou economias, e não somente à assistência à saúde. Sugere-se, mais especificamente, a discussão da questão de oferta, demanda e a segmentação do serviço de saúde no Brasil, demonstrando a necessidade de se repensar e reorganizar a rede de prestação de serviços de alta complexidade. A partir dessa proposta, entende-se que os princípios da universalização e da equidade seriam, teoricamente, garantidos pelo acesso integral a todos os tipos de tratamento (baixa, média e alta complexidade) a partir da reorganização da rede de oferta de serviços, considerando, para tanto, os pilares propostos na lógica capitalista.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/470
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/470/447
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 791-795
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 791-795
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679113302016