Educação popular na atenção básica:: um enfoque na integralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ibiapina, Ana Regina Leão
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Freire, Ana Lídia Lima, Matos, Camila do Vales, Vieira, Nayara de Holanda, Carvalho, Paula Indira Nunes, Moura, Thais Norberta de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2717
Resumo: Introdução: A Organização Mundial de Saúde tem adotado o termo “Envelhecimento Ativo” para expressar o processo de conquista de uma visão positiva do envelhecimento, promovendo uma vida mais longa, que deve ser acompanhada de oportunidades contínuas para a saúde, a participação e a segurança. Objetivo: Relatar experiência de vivência multiprofissional em grupo de práticas corporais em uma Unidade de Saúde Básica (UBS). Materiais e Métodos: O grupo existe desde junho de 2014 com periodicidade de duas vezes por semana, 40 minutos de duração, no auditório da UBS e conta com 18 com idosos. A atividade tem a seguinte sequência: acolhimento, atividade socioeducativa, prática corporal (alongamento, aquecimento, parte principal, relaxamento), agradecimentos e recados. Resultados: O grupo procura privilegiar o sujeito em vez da doença; lidar com os diferentes conteúdos da cultura corporal de movimento e não apenas aqueles tradicionalmente reconhecidos como “eficazes” para promover saúde; envolver e co-responsabilizar os sujeitos nas atividades, por meio de um trabalho coletivo, que considere a troca de experiências. Conclusão: As atividades do grupo de práticas corporais da UBS vêm acontecendo na pretensão de empoderar seus participantes para uma vida salutar, onde as mesmas são co-responsabilizadas no processo saúde doença, visando autonomia do sujeito.
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