Política de gestão de pessoas e clima organizacional na Secretaria de Saúde de Crateús-CE .

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Elisfabio Brito
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duarte, Lindecy Pereira de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3107
Resumo: Na área da Saúde Pública, são raros os registros de processos de gestão de sistemas e serviços de saúde que tenha na sua política de gestão de pessoas fator diretamente relacionado ao alcance de resultados substanciais e à potencialização positiva do clima organizacional nas unidades de saúde. A gestão de pessoas é o processo pelo qual as organizações administram as situações operacionais que envolvem seu corpo de colaboradores. O clima organizacional é determinado pela cultura organizacional, cabendo à gestão organizacional a responsabilidade de conhecer, analisar e influenciar positivamente, a sua evolução. O presente estudo foi conduzido como pesquisa qualitativa tendo como instrumento aplicado questionário elaborado segundo o processo de construção e validação fatorial da Escala de Clima Organizacional ”“ ECO de Martins e colaboradores (2004). Constatou-se haver limitação na utilização das principais ferramentas de gestão ocasiona um determinado nível de influência na definição do clima organizacional quanto aos seus aspectos tidos como ainda insatisfatórios. Verificou-se a convergência das fragilidades na condução da política de gestão do corpo de colaboradores como possível fator causal da percepção negativa quanto ao clima organizacional em determinadas áreas.
id UNB-27_b9324907055f7e2aff1d8de9561e45a1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3107
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Política de gestão de pessoas e clima organizacional na Secretaria de Saúde de Crateús-CE .Saúde PúblicaGestão do TrabalhoNa área da Saúde Pública, são raros os registros de processos de gestão de sistemas e serviços de saúde que tenha na sua política de gestão de pessoas fator diretamente relacionado ao alcance de resultados substanciais e à potencialização positiva do clima organizacional nas unidades de saúde. A gestão de pessoas é o processo pelo qual as organizações administram as situações operacionais que envolvem seu corpo de colaboradores. O clima organizacional é determinado pela cultura organizacional, cabendo à gestão organizacional a responsabilidade de conhecer, analisar e influenciar positivamente, a sua evolução. O presente estudo foi conduzido como pesquisa qualitativa tendo como instrumento aplicado questionário elaborado segundo o processo de construção e validação fatorial da Escala de Clima Organizacional ”“ ECO de Martins e colaboradores (2004). Constatou-se haver limitação na utilização das principais ferramentas de gestão ocasiona um determinado nível de influência na definição do clima organizacional quanto aos seus aspectos tidos como ainda insatisfatórios. Verificou-se a convergência das fragilidades na condução da política de gestão do corpo de colaboradores como possível fator causal da percepção negativa quanto ao clima organizacional em determinadas áreas.Universidade de Brasilia2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3107ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2261-2282Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2261-22821982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3107/2792Duarte, Elisfabio BritoDuarte, Lindecy Pereira de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:05:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3107Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:05:39Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de gestão de pessoas e clima organizacional na Secretaria de Saúde de Crateús-CE .
title Política de gestão de pessoas e clima organizacional na Secretaria de Saúde de Crateús-CE .
spellingShingle Política de gestão de pessoas e clima organizacional na Secretaria de Saúde de Crateús-CE .
Duarte, Elisfabio Brito
Saúde Pública
Gestão do Trabalho
title_short Política de gestão de pessoas e clima organizacional na Secretaria de Saúde de Crateús-CE .
title_full Política de gestão de pessoas e clima organizacional na Secretaria de Saúde de Crateús-CE .
title_fullStr Política de gestão de pessoas e clima organizacional na Secretaria de Saúde de Crateús-CE .
title_full_unstemmed Política de gestão de pessoas e clima organizacional na Secretaria de Saúde de Crateús-CE .
title_sort Política de gestão de pessoas e clima organizacional na Secretaria de Saúde de Crateús-CE .
author Duarte, Elisfabio Brito
author_facet Duarte, Elisfabio Brito
Duarte, Lindecy Pereira de Araújo
author_role author
author2 Duarte, Lindecy Pereira de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Elisfabio Brito
Duarte, Lindecy Pereira de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Pública
Gestão do Trabalho
topic Saúde Pública
Gestão do Trabalho
description Na área da Saúde Pública, são raros os registros de processos de gestão de sistemas e serviços de saúde que tenha na sua política de gestão de pessoas fator diretamente relacionado ao alcance de resultados substanciais e à potencialização positiva do clima organizacional nas unidades de saúde. A gestão de pessoas é o processo pelo qual as organizações administram as situações operacionais que envolvem seu corpo de colaboradores. O clima organizacional é determinado pela cultura organizacional, cabendo à gestão organizacional a responsabilidade de conhecer, analisar e influenciar positivamente, a sua evolução. O presente estudo foi conduzido como pesquisa qualitativa tendo como instrumento aplicado questionário elaborado segundo o processo de construção e validação fatorial da Escala de Clima Organizacional ”“ ECO de Martins e colaboradores (2004). Constatou-se haver limitação na utilização das principais ferramentas de gestão ocasiona um determinado nível de influência na definição do clima organizacional quanto aos seus aspectos tidos como ainda insatisfatórios. Verificou-se a convergência das fragilidades na condução da política de gestão do corpo de colaboradores como possível fator causal da percepção negativa quanto ao clima organizacional em determinadas áreas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3107
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3107/2792
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2261-2282
Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2261-2282
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680461770752