A utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos de nivelamento de produção LEAN:: estudo de caso em uma empresa multinacional do ramo de autopeças.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuo, Chang Chih
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Calarge, Felipe Araújo, Calado, Robisom Damasceno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2809
Resumo: As técnicas e métodos de treinamento nas organizações tem-se pautado ao logo dos tempos em métodos baseados no que se denomina de abordagem passiva, onde o moderador interage com os participantes principalmente através de aulas expositivas, relato de casos pessoais e transferência de conhecimento muitas vezes baseada na experiência e conhecimento adquiridos pelo mesmo. O que se denomina de "Metodologias Ativas de Aprendizagem" proprõem um enfoque distinto, onde a preocupação passa a ser a aprendizagem baseada em fatos,  experiências e percepções de cada indivíduo, com enfoque no desafio ao aprendizado através de associações e raciocínio. Esse trabalho visa debater a questão de como a metodologia ativa baseada em jogos de simulação possibilita aos participantes de treinamentos em Lean Thinking uma maior compreensão e retenção dos conceitos de nivelamento de produção, quando comparados com a forma convencional de treinamentos. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa através de estudos de casos em empresas, sendo realizadas observações “in loco”, analise de materiais e coleta de informações por meio de entrevistas não estruturadas. Em face dos resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que existe um potencial para utilização de metodologias ativas em treinamentos nas organizações, no entanto uma análise mais ampla deve ser conduzida visando comparar as vantagens e limitações das metodologias ativas em relação as metodologias tradicionais, quando aplicadas em treinamentos nas organizações.  
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