Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Rayonara Santana da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Shirleíze Mariane Pereira, Almeida Júnior, José Jailson de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108
Resumo: A educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freireano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveis.       A educação é um direito n
id UNB-27_c0eb3d7679c87962d21c3a3af8a36b45
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3108
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiênciaEducação em SaúdeEducação PopularCidadaniaA educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freireano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveis.       A educação é um direito n Universidade de Brasilia2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2283-2294Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2283-22941982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108/2793Silva, Flávia Rayonara Santana daSantos, Shirleíze Mariane PereiraAlmeida Júnior, José Jailson deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:05:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3108Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:05:25Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência
title Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência
spellingShingle Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência
Silva, Flávia Rayonara Santana da
Educação em Saúde
Educação Popular
Cidadania
title_short Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência
title_full Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência
title_fullStr Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência
title_full_unstemmed Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência
title_sort Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência
author Silva, Flávia Rayonara Santana da
author_facet Silva, Flávia Rayonara Santana da
Santos, Shirleíze Mariane Pereira
Almeida Júnior, José Jailson de
author_role author
author2 Santos, Shirleíze Mariane Pereira
Almeida Júnior, José Jailson de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Rayonara Santana da
Santos, Shirleíze Mariane Pereira
Almeida Júnior, José Jailson de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Educação Popular
Cidadania
topic Educação em Saúde
Educação Popular
Cidadania
description A educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freireano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveis.       A educação é um direito n
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108/2793
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2283-2294
Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2283-2294
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680463867904