Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108 |
Resumo: | A educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freireano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveis. A educação é um direito n |
id |
UNB-27_c0eb3d7679c87962d21c3a3af8a36b45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3108 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiênciaEducação em SaúdeEducação PopularCidadaniaA educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freireano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveis. A educação é um direito n Universidade de Brasilia2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2283-2294Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2283-22941982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108/2793Silva, Flávia Rayonara Santana daSantos, Shirleíze Mariane PereiraAlmeida Júnior, José Jailson deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:05:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3108Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:05:25Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência |
title |
Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência |
spellingShingle |
Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência Silva, Flávia Rayonara Santana da Educação em Saúde Educação Popular Cidadania |
title_short |
Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência |
title_full |
Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência |
title_fullStr |
Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência |
title_sort |
Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência |
author |
Silva, Flávia Rayonara Santana da |
author_facet |
Silva, Flávia Rayonara Santana da Santos, Shirleíze Mariane Pereira Almeida Júnior, José Jailson de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Shirleíze Mariane Pereira Almeida Júnior, José Jailson de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flávia Rayonara Santana da Santos, Shirleíze Mariane Pereira Almeida Júnior, José Jailson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Educação Popular Cidadania |
topic |
Educação em Saúde Educação Popular Cidadania |
description |
A educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freireano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveis. A educação é um direito n |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108/2793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2283-2294 Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2283-2294 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174680463867904 |