PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER E CANCER DE COLO DE ÚTERO: O FAZER DO ENFERMEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Marina Braga
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Sabrina Alaíde Amorim, Ramos, José Lucas Souza, Martins, Ana Aline Andrade, Gomes, Jacqueliny Barbosa, Antão, Jennifer Yohanna Ferreira de Lima, Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/10415
Resumo: This study aimed to investigate the practices of nurses about health education aimed at cervical cancer. This is a descriptive study of qualitative approach, with the subject 15 nurses. We used a semi-structured interview for data collection. The data were analyzed and organized according to the themat analysis. Showed that health education for women in which performs the screening test of cervical cancer is a present reality in their daily lives and in the context of health services, however, it is noteworthy that some professionals hold an education awareness traditional health, revealing specific actions, aimed at diseases, a reality that can lead to the development of these actions and implementation. It was also observed that the strategies used by nurses to implement educational activities ranging from individual actions, in nursing consultations to lectures and conversations wheels. However, although they reported facilities to develop these actions, especially highlighting those times as effective in promoting the health of the population, lack of infrastructure and resources materials are still difficulties for the execution of actions. It was found that health education is a key element for the promotion of women's health. 
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It was also observed that the strategies used by nurses to implement educational activities ranging from individual actions, in nursing consultations to lectures and conversations wheels. However, although they reported facilities to develop these actions, especially highlighting those times as effective in promoting the health of the population, lack of infrastructure and resources materials are still difficulties for the execution of actions. It was found that health education is a key element for the promotion of women's health. Este estudio tuvo como objetivo investigar las prácticas de los enfermeros sobre la educación sanitaria dirigida a cáncer de cuello uterino. Se trata de un estudio descriptivo de enfoque cualitativo, con el sujeto 15 enfermeras. Se utilizó una entrevista semiestructurada para la recolección de datos. Los datos fueron analizados y organizados de acuerdo con el análisis temático. Mostró que la educación sanitaria para las mujeres en las que lleva a cabo la prueba de detección de cáncer de cuello uterino es una realidad presente en su vida cotidiana y en el contexto de los servicios de salud, sin embargo, es de destacar que algunos profesionales de la educación tienen una conciencia de salud tradicional, revelando acciones específicas dirigidas a las enfermedades, una realidad que puede conducir al desarrollo de estas acciones y aplicación. También se observó que las estrategias utilizadas por las enfermeras para llevar a cabo actividades educativas que van desde las acciones individuales, en las consultas de enfermería a conferencias y ruedas de conversaciones. Sin embargo, a pesar de que informó de instalaciones para el desarrollo de estas acciones, destacando especialmente aquellas veces más eficaz en la promoción de la salud de la población, la falta de infraestructura y recursos materiales son todavía dificultades para la ejecución de las acciones. Se encontró que la educación sanitaria es un elemento clave para la promoción de la salud de la mujer. Objetivou-se investigar as práticas dos enfermeiros acerca da educação em saúde voltadas para o câncer de colo uterino. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos 15 enfermeiros. Utilizou-se de uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Os dados foram analisados e organizados de acordo com a técnica de análise temática. Evidenciou-se que a educação em saúde para mulher na qual realiza o exame preventivo de câncer do colo uterino é uma realidade presente no seu cotidiano e no âmbito dos serviços de saúde, no entanto, vale destacar que alguns profissionais detêm de uma percepção de educação em saúde tradicional, revelando ações pontuais, voltadas para doenças, realidade que pode implicar no planejamento dessas ações e implementação. Ainda foi observado que as estratégias utilizadas pelas enfermeiras para implementar as ações educativas vão de ações individuais, nas consultas de enfermagem a palestras e rodas de conversas. No entanto, embora relatassem facilidades para desenvolverem essas ações, principalmente destacando esses momentos como eficazes para promover a saúde da população, a falta de infraestrutura e recursos matérias continuam sendo dificuldades para efetivação das ações. Constatou-se que a educação em saúde representa um dos principais elementos para a promoção da saúde da mulher.Universidade de Brasilia2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1041510.18673/gs.v1i3.24231ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 1 No. 3 (2017): Especial OUTUBRO ROSA; 638-654Revista Gestão & Saúde; v. 1 n. 3 (2017): Especial OUTUBRO ROSA; 638-6541982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/10415/9180Tavares, Marina BragaAlves, Sabrina Alaíde AmorimRamos, José Lucas SouzaMartins, Ana Aline AndradeGomes, Jacqueliny BarbosaAntão, Jennifer Yohanna Ferreira de LimaMachado, Maria de Fátima Antero Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:19:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10415Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:19:37Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
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