Os usos de parênteses na relação saúde e doença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueirêdo, Alessandra Aniceto Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/226
Resumo: O presente estudo problematiza as formas de compreender a relação saúde e doença, através da colocação de parênteses entre a pessoa e sua morbidade. Para realizar essa reflexão, são utilizados autores, como Laplantine, Canguilhem, Amarante. Nas medicinas centradas na doença, baseadas no modelo fisicalista, o parênteses é posto na pessoa, o foco de cuidado é a doença e sua manifestação (os sintomas). Desse modo, caberá ao médico dar sentido a esses sintomas e tratá-los. Nas medicinas centradas na pessoa, baseadas em um modelo que considera a pessoa como um todo, o parênteses é posto na doença, logo a pessoa é tomada como referência em sua relação com o corpo social. Assim, se passa a trabalhar com o enfoque na saúde e com a possibilidade de experiência dessa pessoa. Conclui-se que a perspectiva de “pôr entre parênteses” torna visível alguns saberes, provocando ações e reações no que diz respeito ao cuidar das pessoas, que podem contribuir para suas constituições em sociedade, de maneira que essas possam lidar com as vicissitudes da vida.
id UNB-27_d4888596489473e2c587c61e8c3acf29
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/226
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Os usos de parênteses na relação saúde e doençaO presente estudo problematiza as formas de compreender a relação saúde e doença, através da colocação de parênteses entre a pessoa e sua morbidade. Para realizar essa reflexão, são utilizados autores, como Laplantine, Canguilhem, Amarante. Nas medicinas centradas na doença, baseadas no modelo fisicalista, o parênteses é posto na pessoa, o foco de cuidado é a doença e sua manifestação (os sintomas). Desse modo, caberá ao médico dar sentido a esses sintomas e tratá-los. Nas medicinas centradas na pessoa, baseadas em um modelo que considera a pessoa como um todo, o parênteses é posto na doença, logo a pessoa é tomada como referência em sua relação com o corpo social. Assim, se passa a trabalhar com o enfoque na saúde e com a possibilidade de experiência dessa pessoa. Conclui-se que a perspectiva de “pôr entre parênteses” torna visível alguns saberes, provocando ações e reações no que diz respeito ao cuidar das pessoas, que podem contribuir para suas constituições em sociedade, de maneira que essas possam lidar com as vicissitudes da vida.Universidade de Brasilia2017-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/226ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 1 No. 1 (2013): Edição especial; 1850-1856Revista Gestão & Saúde; v. 1 n. 1 (2013): Edição especial; 1850-18561982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/226/215Figueirêdo, Alessandra Aniceto Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-07T23:01:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/226Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2017-08-07T23:01:37Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os usos de parênteses na relação saúde e doença
title Os usos de parênteses na relação saúde e doença
spellingShingle Os usos de parênteses na relação saúde e doença
Figueirêdo, Alessandra Aniceto Ferreira
title_short Os usos de parênteses na relação saúde e doença
title_full Os usos de parênteses na relação saúde e doença
title_fullStr Os usos de parênteses na relação saúde e doença
title_full_unstemmed Os usos de parênteses na relação saúde e doença
title_sort Os usos de parênteses na relação saúde e doença
author Figueirêdo, Alessandra Aniceto Ferreira
author_facet Figueirêdo, Alessandra Aniceto Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueirêdo, Alessandra Aniceto Ferreira
description O presente estudo problematiza as formas de compreender a relação saúde e doença, através da colocação de parênteses entre a pessoa e sua morbidade. Para realizar essa reflexão, são utilizados autores, como Laplantine, Canguilhem, Amarante. Nas medicinas centradas na doença, baseadas no modelo fisicalista, o parênteses é posto na pessoa, o foco de cuidado é a doença e sua manifestação (os sintomas). Desse modo, caberá ao médico dar sentido a esses sintomas e tratá-los. Nas medicinas centradas na pessoa, baseadas em um modelo que considera a pessoa como um todo, o parênteses é posto na doença, logo a pessoa é tomada como referência em sua relação com o corpo social. Assim, se passa a trabalhar com o enfoque na saúde e com a possibilidade de experiência dessa pessoa. Conclui-se que a perspectiva de “pôr entre parênteses” torna visível alguns saberes, provocando ações e reações no que diz respeito ao cuidar das pessoas, que podem contribuir para suas constituições em sociedade, de maneira que essas possam lidar com as vicissitudes da vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/226
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/226/215
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 1 No. 1 (2013): Edição especial; 1850-1856
Revista Gestão & Saúde; v. 1 n. 1 (2013): Edição especial; 1850-1856
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678231449600