Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Elisamara Leite de Almeida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nodari, Poliana Roma Greve, Borges, Raquel Silva, Aleixo, Mariana Lenina Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/472
Resumo: Introdução: O Aleitamento Materno Exclusivo (AME) é importante para a criança, pois além de suas propriedades nutricionais e imunológicas atua na prevenção de doenças, promoção à saúde e favorece o vínculo entre mãe e filho. No entanto, existem alguns fatores que podem prejudicar o AME, interferindo negativamente no processo de lactação, favorecendo o desmame precoce. Objetivos: identificar quais as dificuldades enfrentadas pelas puérperas primíparas, com filhos de 0 a 6 meses durante o período de amamentação e os motivos do desmame precoce, na área urbana do município de Cáceres-MT. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre as dificuldades encontradas pelas puérperas primíparas em relação aleitamento materno exclusivo e os motivos do desmame precoce. Foram entrevistadas 10 mães de quatro Estratégias de Saúde da Família do município de Cáceres-MT, no ano de 2012. Resultados: As principais dificuldades apresentadas pelas puérperas entrevistadas foram fissura mamilar, ingurgitamento mamário, pouca produção de leite e não produção de leite. Os motivos para o desmame precoce apresentados pelas puérperas foram a necessidade de voltar ao trabalho, problemas mamários e a não produção de leite. Conclusão: O conhecimento dos fatores que levam ao desmame precoce é importante para orientar a atuação adequada dos profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros, a fim de diminuir o abandono do AME antes dos seis meses de vida da criança.
id UNB-27_da500aa479726c7d4e83631f3b330fdd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/472
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivoAmamentaçãoDesmame precoceEducação em saúdeIntrodução: O Aleitamento Materno Exclusivo (AME) é importante para a criança, pois além de suas propriedades nutricionais e imunológicas atua na prevenção de doenças, promoção à saúde e favorece o vínculo entre mãe e filho. No entanto, existem alguns fatores que podem prejudicar o AME, interferindo negativamente no processo de lactação, favorecendo o desmame precoce. Objetivos: identificar quais as dificuldades enfrentadas pelas puérperas primíparas, com filhos de 0 a 6 meses durante o período de amamentação e os motivos do desmame precoce, na área urbana do município de Cáceres-MT. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre as dificuldades encontradas pelas puérperas primíparas em relação aleitamento materno exclusivo e os motivos do desmame precoce. Foram entrevistadas 10 mães de quatro Estratégias de Saúde da Família do município de Cáceres-MT, no ano de 2012. Resultados: As principais dificuldades apresentadas pelas puérperas entrevistadas foram fissura mamilar, ingurgitamento mamário, pouca produção de leite e não produção de leite. Os motivos para o desmame precoce apresentados pelas puérperas foram a necessidade de voltar ao trabalho, problemas mamários e a não produção de leite. Conclusão: O conhecimento dos fatores que levam ao desmame precoce é importante para orientar a atuação adequada dos profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros, a fim de diminuir o abandono do AME antes dos seis meses de vida da criança.Universidade de Brasilia2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/472ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 808-819Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 808-8191982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/472/449Assis, Elisamara Leite de AlmeidaNodari, Poliana Roma GreveBorges, Raquel SilvaAleixo, Mariana Lenina Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:46:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/472Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:46:12Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo
title Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo
spellingShingle Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo
Assis, Elisamara Leite de Almeida
Amamentação
Desmame precoce
Educação em saúde
title_short Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo
title_full Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo
title_fullStr Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo
title_full_unstemmed Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo
title_sort Dificuldades enfrentadas por puérperas primíparas em relação ao aleitamento materno exclusivo
author Assis, Elisamara Leite de Almeida
author_facet Assis, Elisamara Leite de Almeida
Nodari, Poliana Roma Greve
Borges, Raquel Silva
Aleixo, Mariana Lenina Menezes
author_role author
author2 Nodari, Poliana Roma Greve
Borges, Raquel Silva
Aleixo, Mariana Lenina Menezes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Elisamara Leite de Almeida
Nodari, Poliana Roma Greve
Borges, Raquel Silva
Aleixo, Mariana Lenina Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Amamentação
Desmame precoce
Educação em saúde
topic Amamentação
Desmame precoce
Educação em saúde
description Introdução: O Aleitamento Materno Exclusivo (AME) é importante para a criança, pois além de suas propriedades nutricionais e imunológicas atua na prevenção de doenças, promoção à saúde e favorece o vínculo entre mãe e filho. No entanto, existem alguns fatores que podem prejudicar o AME, interferindo negativamente no processo de lactação, favorecendo o desmame precoce. Objetivos: identificar quais as dificuldades enfrentadas pelas puérperas primíparas, com filhos de 0 a 6 meses durante o período de amamentação e os motivos do desmame precoce, na área urbana do município de Cáceres-MT. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre as dificuldades encontradas pelas puérperas primíparas em relação aleitamento materno exclusivo e os motivos do desmame precoce. Foram entrevistadas 10 mães de quatro Estratégias de Saúde da Família do município de Cáceres-MT, no ano de 2012. Resultados: As principais dificuldades apresentadas pelas puérperas entrevistadas foram fissura mamilar, ingurgitamento mamário, pouca produção de leite e não produção de leite. Os motivos para o desmame precoce apresentados pelas puérperas foram a necessidade de voltar ao trabalho, problemas mamários e a não produção de leite. Conclusão: O conhecimento dos fatores que levam ao desmame precoce é importante para orientar a atuação adequada dos profissionais de saúde, principalmente os enfermeiros, a fim de diminuir o abandono do AME antes dos seis meses de vida da criança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/472
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/472/449
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 808-819
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 808-819
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679118544896