OCORRÊNCIA DE FALHAS NAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bresolin, Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: De Faveri, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/351
Resumo: Os registros de enfermagem têm valor como documento processual, fonte de averiguação e instrumento de ensino. Vale à pena ressaltar que, os registros são ações realizadas através de processos assistenciais, gerando receitas para as instituições. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais falhas de registros da assistência de enfermagem. A pesquisa foi realizada em uma Unidade de Internação Clínica Adulto, em um hospital privado de Caxias do Sul, no período de março a abril de 2012. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário para a equipe de enfermagem. Os principais problemas encontrados foram a ausência de aprazamento, ausência de checagem, ausência de registros de enfermagem, solicitação de forma incorreta de materiais e medicamentos pela enfermagem, rasuras em prescrições e cabeçalho incompleto.A partir dos problemas identificados sugere-se a intensificação de educação continuada sobre os registros de enfermagem e novos estudos que identifiquem os valores econômicos perdidos, por glosas em contas hospitalares. Descritores: Registros de enfermagem. Auditoria de enfermagem. Enfermagem.
id UNB-27_e49ff096e7818f9d1cdad7456d068bd9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/351
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling OCORRÊNCIA DE FALHAS NAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICAOs registros de enfermagem têm valor como documento processual, fonte de averiguação e instrumento de ensino. Vale à pena ressaltar que, os registros são ações realizadas através de processos assistenciais, gerando receitas para as instituições. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais falhas de registros da assistência de enfermagem. A pesquisa foi realizada em uma Unidade de Internação Clínica Adulto, em um hospital privado de Caxias do Sul, no período de março a abril de 2012. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário para a equipe de enfermagem. Os principais problemas encontrados foram a ausência de aprazamento, ausência de checagem, ausência de registros de enfermagem, solicitação de forma incorreta de materiais e medicamentos pela enfermagem, rasuras em prescrições e cabeçalho incompleto.A partir dos problemas identificados sugere-se a intensificação de educação continuada sobre os registros de enfermagem e novos estudos que identifiquem os valores econômicos perdidos, por glosas em contas hospitalares. Descritores: Registros de enfermagem. Auditoria de enfermagem. Enfermagem.Universidade de Brasilia2017-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/351ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 3 (2013); pag. 1235-1241Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 3 (2013); pag. 1235-12411982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/351/337Bresolin, PaulaDe Faveri, Fabianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:21:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/351Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:21Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv OCORRÊNCIA DE FALHAS NAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA
title OCORRÊNCIA DE FALHAS NAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA
spellingShingle OCORRÊNCIA DE FALHAS NAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA
Bresolin, Paula
title_short OCORRÊNCIA DE FALHAS NAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA
title_full OCORRÊNCIA DE FALHAS NAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA
title_fullStr OCORRÊNCIA DE FALHAS NAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA
title_full_unstemmed OCORRÊNCIA DE FALHAS NAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA
title_sort OCORRÊNCIA DE FALHAS NAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA
author Bresolin, Paula
author_facet Bresolin, Paula
De Faveri, Fabiano
author_role author
author2 De Faveri, Fabiano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bresolin, Paula
De Faveri, Fabiano
description Os registros de enfermagem têm valor como documento processual, fonte de averiguação e instrumento de ensino. Vale à pena ressaltar que, os registros são ações realizadas através de processos assistenciais, gerando receitas para as instituições. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais falhas de registros da assistência de enfermagem. A pesquisa foi realizada em uma Unidade de Internação Clínica Adulto, em um hospital privado de Caxias do Sul, no período de março a abril de 2012. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário para a equipe de enfermagem. Os principais problemas encontrados foram a ausência de aprazamento, ausência de checagem, ausência de registros de enfermagem, solicitação de forma incorreta de materiais e medicamentos pela enfermagem, rasuras em prescrições e cabeçalho incompleto.A partir dos problemas identificados sugere-se a intensificação de educação continuada sobre os registros de enfermagem e novos estudos que identifiquem os valores econômicos perdidos, por glosas em contas hospitalares. Descritores: Registros de enfermagem. Auditoria de enfermagem. Enfermagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/351
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/351/337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 3 (2013); pag. 1235-1241
Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 3 (2013); pag. 1235-1241
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678683385856