A influência do marketing de medicamentos nas doenças psicossomáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Renata Coentrão
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/707
Resumo: O estilo de vida de acordo com a cultura de consumo demonstra aspectos simbólicos como individualismo, auto-imagem e identidade valorizados. Neste contexto, o marketing estimula a dependência das pessoas aos medicamentos e o seu consumo torna-se intenso. Este trabalho teve como objetivo estudar a relação do marketing de medicamentos nas doenças psicossomáticas. Utilizou-se como instrumental da pesquisa a revisão bibliográfica. O marketing apresenta-se como uma estratégia para conseguir vender seus produtos e satisfazer os clientes, mas a aplicação do marketing de medicamentos não pode se sujeitar a monopólios competitivos. O consumidor tem direito a informação de forma adequada e completa sobre os medicamentos, consciente de sua ação e contraindicação. Concluiu-se que os medicamentos não devem ser tratados como um bem de consumo não durável, pois estão relacionados à saúde dos consumidores, gerando os riscos e agravos a esta.
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