Perfil e contribuições dos profissionais de enfermagem no pré-natal em Cuiabá, MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Sebastiao Junior Henrique
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mamede, Marli Villela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/75
Resumo: Para o pré-natal qualificado é necessário que os profissionais prenatalistas desenvolvam as competências requeridas propostas tanto pelo Ministério da Saúde brasileiro como pela International Confederation of Midwives. Objetivou-se caracterizar o perfil dos profissionais de enfermagem que prestam cuidado pré-natal em Cuiabá, MT, em busca de parte das competências essenciais para atenção qualificada no pré-natal. Estudo descritivo, aplicado em 182 profissionais da equipe de enfermagem, desses 74 foram enfermeiros. Utilizou-se entrevista individual e estruturada para coleta dos dados. Os dados receberam tratamento estatístico com auxílio do programa SPSS. Os resultados revelam a predominância do sexo feminino; idade média de 36,5 anos; casados; com filhos; mais de 10 anos de experiência com gestantes; baixa frequência para especialistas em obstetrícia; dos enfermeiros 68,9% afirmaram dificuldade no cuidado pré-natal, desses 49% alegaram despreparo na condução das queixas clínicas; baixa frequência nos profissionais que passaram por cursos de atualização e participação de eventos relacionados ao pré-natal. O estudo recomendou a elaboração do protocolo de assistência pré-natal e a qualificação de todos os membros da equipe de enfermagem, na perspectiva da atenção qualificada ao pré-natal e as contribuições na redução da morbidade e mortalidade materna e infantil.
id UNB-27_ee3e647d9451706b1d13a29ddff04b34
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/75
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Perfil e contribuições dos profissionais de enfermagem no pré-natal em Cuiabá, MTSaúde públicaPara o pré-natal qualificado é necessário que os profissionais prenatalistas desenvolvam as competências requeridas propostas tanto pelo Ministério da Saúde brasileiro como pela International Confederation of Midwives. Objetivou-se caracterizar o perfil dos profissionais de enfermagem que prestam cuidado pré-natal em Cuiabá, MT, em busca de parte das competências essenciais para atenção qualificada no pré-natal. Estudo descritivo, aplicado em 182 profissionais da equipe de enfermagem, desses 74 foram enfermeiros. Utilizou-se entrevista individual e estruturada para coleta dos dados. Os dados receberam tratamento estatístico com auxílio do programa SPSS. Os resultados revelam a predominância do sexo feminino; idade média de 36,5 anos; casados; com filhos; mais de 10 anos de experiência com gestantes; baixa frequência para especialistas em obstetrícia; dos enfermeiros 68,9% afirmaram dificuldade no cuidado pré-natal, desses 49% alegaram despreparo na condução das queixas clínicas; baixa frequência nos profissionais que passaram por cursos de atualização e participação de eventos relacionados ao pré-natal. O estudo recomendou a elaboração do protocolo de assistência pré-natal e a qualificação de todos os membros da equipe de enfermagem, na perspectiva da atenção qualificada ao pré-natal e as contribuições na redução da morbidade e mortalidade materna e infantil.Universidade de Brasilia2017-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/75ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 2 No. 2 (2011); 179-191Revista Gestão & Saúde; v. 2 n. 2 (2011); 179-1911982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/75/73Duarte, Sebastiao Junior HenriqueMamede, Marli Villelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:42:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/75Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:42:25Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil e contribuições dos profissionais de enfermagem no pré-natal em Cuiabá, MT
title Perfil e contribuições dos profissionais de enfermagem no pré-natal em Cuiabá, MT
spellingShingle Perfil e contribuições dos profissionais de enfermagem no pré-natal em Cuiabá, MT
Duarte, Sebastiao Junior Henrique
Saúde pública
title_short Perfil e contribuições dos profissionais de enfermagem no pré-natal em Cuiabá, MT
title_full Perfil e contribuições dos profissionais de enfermagem no pré-natal em Cuiabá, MT
title_fullStr Perfil e contribuições dos profissionais de enfermagem no pré-natal em Cuiabá, MT
title_full_unstemmed Perfil e contribuições dos profissionais de enfermagem no pré-natal em Cuiabá, MT
title_sort Perfil e contribuições dos profissionais de enfermagem no pré-natal em Cuiabá, MT
author Duarte, Sebastiao Junior Henrique
author_facet Duarte, Sebastiao Junior Henrique
Mamede, Marli Villela
author_role author
author2 Mamede, Marli Villela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Sebastiao Junior Henrique
Mamede, Marli Villela
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
topic Saúde pública
description Para o pré-natal qualificado é necessário que os profissionais prenatalistas desenvolvam as competências requeridas propostas tanto pelo Ministério da Saúde brasileiro como pela International Confederation of Midwives. Objetivou-se caracterizar o perfil dos profissionais de enfermagem que prestam cuidado pré-natal em Cuiabá, MT, em busca de parte das competências essenciais para atenção qualificada no pré-natal. Estudo descritivo, aplicado em 182 profissionais da equipe de enfermagem, desses 74 foram enfermeiros. Utilizou-se entrevista individual e estruturada para coleta dos dados. Os dados receberam tratamento estatístico com auxílio do programa SPSS. Os resultados revelam a predominância do sexo feminino; idade média de 36,5 anos; casados; com filhos; mais de 10 anos de experiência com gestantes; baixa frequência para especialistas em obstetrícia; dos enfermeiros 68,9% afirmaram dificuldade no cuidado pré-natal, desses 49% alegaram despreparo na condução das queixas clínicas; baixa frequência nos profissionais que passaram por cursos de atualização e participação de eventos relacionados ao pré-natal. O estudo recomendou a elaboração do protocolo de assistência pré-natal e a qualificação de todos os membros da equipe de enfermagem, na perspectiva da atenção qualificada ao pré-natal e as contribuições na redução da morbidade e mortalidade materna e infantil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/75
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/75/73
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 2 No. 2 (2011); 179-191
Revista Gestão & Saúde; v. 2 n. 2 (2011); 179-191
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174677784756224