Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Franciely Maria Carrijo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Soares, Anna Patricia Holanda, Rosa, Maria Antônia, de Almeida Pena Barelli, Carla Simone Girotto, Pizano, Roberval Pizano, de Almeida, Danyella Rodrigues, Marin, Helen Cristina, Marin, Heloísa Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/358
Resumo: A alimentação inadequada nos primeiros anos de vida pode levar a deficiência de calorias e proteínas na criança, manifestada pelos déficits nutricionais, como baixo peso e desnutrição. Objetivo deste trabalho foi analisar a prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, pertencentes a famílias inscritas no projeto “Hortas Domésticas”. Trata-se de um estudo quantitativo de caráter descritivo, desenvolvido na área de atuação do Programa de Saúde da Família (PSF) Vitória Régia, no município de Cáceres, Mato Grosso no período de novembro de 2007 a fevereiro de 2008. Foram tomadas medidas antropométricas de peso, altura e perímetro cefálico, utilizaram-se as relações Peso/Idade, Altura/Idade e Perímetro Cefálico/Idade expressas em curvas de percentis presentes na Caderneta da Criança recomendados pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2006. Não foi observado nas crianças prevalência de baixo peso para idade, somente foi detectadas crianças na faixa considerada como potencial risco para baixo peso em relação à idade. O estudo reforça a importância do acompanhamento da saúde infantil, pois déficits de peso e estatura podem acarretar problemas no crescimento e desenvolvimento das crianças.
id UNB-27_f28b618bba1d6d85a83384f37127dbbd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/358
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”EducaçãoPolíticas de saúdeA alimentação inadequada nos primeiros anos de vida pode levar a deficiência de calorias e proteínas na criança, manifestada pelos déficits nutricionais, como baixo peso e desnutrição. Objetivo deste trabalho foi analisar a prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, pertencentes a famílias inscritas no projeto “Hortas Domésticas”. Trata-se de um estudo quantitativo de caráter descritivo, desenvolvido na área de atuação do Programa de Saúde da Família (PSF) Vitória Régia, no município de Cáceres, Mato Grosso no período de novembro de 2007 a fevereiro de 2008. Foram tomadas medidas antropométricas de peso, altura e perímetro cefálico, utilizaram-se as relações Peso/Idade, Altura/Idade e Perímetro Cefálico/Idade expressas em curvas de percentis presentes na Caderneta da Criança recomendados pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2006. Não foi observado nas crianças prevalência de baixo peso para idade, somente foi detectadas crianças na faixa considerada como potencial risco para baixo peso em relação à idade. O estudo reforça a importância do acompanhamento da saúde infantil, pois déficits de peso e estatura podem acarretar problemas no crescimento e desenvolvimento das crianças.Universidade de Brasilia2017-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/358ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 4 (2013); pag. 1326-1343Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 4 (2013); pag. 1326-13431982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/358/345Campos, Franciely Maria CarrijoSoares, Anna Patricia HolandaRosa, Maria Antôniade Almeida Pena Barelli, Carla Simone GirottoPizano, Roberval Pizanode Almeida, Danyella RodriguesMarin, Helen CristinaMarin, Heloísa Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:30:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/358Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:30:56Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”
title Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”
spellingShingle Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”
Campos, Franciely Maria Carrijo
Educação
Políticas de saúde
title_short Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”
title_full Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”
title_fullStr Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”
title_full_unstemmed Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”
title_sort Análise da prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, inscritas no projeto “hortas domésticas”
author Campos, Franciely Maria Carrijo
author_facet Campos, Franciely Maria Carrijo
Soares, Anna Patricia Holanda
Rosa, Maria Antônia
de Almeida Pena Barelli, Carla Simone Girotto
Pizano, Roberval Pizano
de Almeida, Danyella Rodrigues
Marin, Helen Cristina
Marin, Heloísa Aparecida
author_role author
author2 Soares, Anna Patricia Holanda
Rosa, Maria Antônia
de Almeida Pena Barelli, Carla Simone Girotto
Pizano, Roberval Pizano
de Almeida, Danyella Rodrigues
Marin, Helen Cristina
Marin, Heloísa Aparecida
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Franciely Maria Carrijo
Soares, Anna Patricia Holanda
Rosa, Maria Antônia
de Almeida Pena Barelli, Carla Simone Girotto
Pizano, Roberval Pizano
de Almeida, Danyella Rodrigues
Marin, Helen Cristina
Marin, Heloísa Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Políticas de saúde
topic Educação
Políticas de saúde
description A alimentação inadequada nos primeiros anos de vida pode levar a deficiência de calorias e proteínas na criança, manifestada pelos déficits nutricionais, como baixo peso e desnutrição. Objetivo deste trabalho foi analisar a prevalência de baixo peso em crianças menores de cinco anos de idade, pertencentes a famílias inscritas no projeto “Hortas Domésticas”. Trata-se de um estudo quantitativo de caráter descritivo, desenvolvido na área de atuação do Programa de Saúde da Família (PSF) Vitória Régia, no município de Cáceres, Mato Grosso no período de novembro de 2007 a fevereiro de 2008. Foram tomadas medidas antropométricas de peso, altura e perímetro cefálico, utilizaram-se as relações Peso/Idade, Altura/Idade e Perímetro Cefálico/Idade expressas em curvas de percentis presentes na Caderneta da Criança recomendados pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2006. Não foi observado nas crianças prevalência de baixo peso para idade, somente foi detectadas crianças na faixa considerada como potencial risco para baixo peso em relação à idade. O estudo reforça a importância do acompanhamento da saúde infantil, pois déficits de peso e estatura podem acarretar problemas no crescimento e desenvolvimento das crianças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/358
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/358/345
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 4 (2013); pag. 1326-1343
Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 4 (2013); pag. 1326-1343
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678693871616