UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Celso José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Deys Araújo, Buono, Larissa Martins, Gurgel, Marcos Roberto Fernandes, Duran, Maria Renata Cruz, Massaro, Tatiana de Lourdes, Amiel, Tel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166
Resumo: Este estudo apresenta um extrato da pesquisa participativa do grupo “Formação Docente e as Tecnologias de Informação e Comunicação”, ligado ao Laboratório de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal Fluminense.  Evidencia a criação dos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, seus coordenadores de polo e a implementação das avaliações oficiais destes polos na Região Nordeste. Os dados desta pesquisa que foi realizada em três regiões: Sul, Norte e Nordeste, foram se compondo numa trajetória que incluiu entrevistas pré-estruturadas, visitas cruzadas, questionários de avaliação, acompanhamento em ambiente virtual Moodle, leituras de relatórios e análises de dados. Delimitaremos neste artigo um panorama geral sobre a região Nordeste, para situarmos o contexto educacional no qual os polos presenciais se localizam, além de um breve contexto histórico das políticas públicas em que surgiu a Universidade Aberta do Brasil. O resultado permitiu identificar a estrutura, o funcionamento e as demandas dos polos dos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí participantes dessa pesquisa, representando a região como um todo: o perfil dos 28 (vinte e oito) coordenadores de polo e principalmente os aspectos básicos para a avaliação de polo qualificativa. A pesquisa além de trazer contribuições para a qualificação da avaliação dos polos de apoio presencial pode contribuir para reflexões sobre a definição de políticas públicas direcionadas a formação de professores, em especial, aquelas que se utilizam da educação à distância, como o Sistema Universidade Aberta do Brasil. 
id UNB-27_f57b8093b1fd42664d21c723341c4637
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASILEducaçãoEste estudo apresenta um extrato da pesquisa participativa do grupo “Formação Docente e as Tecnologias de Informação e Comunicação”, ligado ao Laboratório de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal Fluminense.  Evidencia a criação dos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, seus coordenadores de polo e a implementação das avaliações oficiais destes polos na Região Nordeste. Os dados desta pesquisa que foi realizada em três regiões: Sul, Norte e Nordeste, foram se compondo numa trajetória que incluiu entrevistas pré-estruturadas, visitas cruzadas, questionários de avaliação, acompanhamento em ambiente virtual Moodle, leituras de relatórios e análises de dados. Delimitaremos neste artigo um panorama geral sobre a região Nordeste, para situarmos o contexto educacional no qual os polos presenciais se localizam, além de um breve contexto histórico das políticas públicas em que surgiu a Universidade Aberta do Brasil. O resultado permitiu identificar a estrutura, o funcionamento e as demandas dos polos dos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí participantes dessa pesquisa, representando a região como um todo: o perfil dos 28 (vinte e oito) coordenadores de polo e principalmente os aspectos básicos para a avaliação de polo qualificativa. A pesquisa além de trazer contribuições para a qualificação da avaliação dos polos de apoio presencial pode contribuir para reflexões sobre a definição de políticas públicas direcionadas a formação de professores, em especial, aquelas que se utilizam da educação à distância, como o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Universidade de Brasilia2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1378-1407Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1378-14071982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166/157da Costa, Celso Joséda Silva, Deys AraújoBuono, Larissa MartinsGurgel, Marcos Roberto FernandesDuran, Maria Renata CruzMassaro, Tatiana de LourdesAmiel, Telinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:50:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:50:10Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
title UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
spellingShingle UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
da Costa, Celso José
Educação
title_short UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
title_full UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
title_fullStr UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
title_full_unstemmed UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
title_sort UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
author da Costa, Celso José
author_facet da Costa, Celso José
da Silva, Deys Araújo
Buono, Larissa Martins
Gurgel, Marcos Roberto Fernandes
Duran, Maria Renata Cruz
Massaro, Tatiana de Lourdes
Amiel, Tel
author_role author
author2 da Silva, Deys Araújo
Buono, Larissa Martins
Gurgel, Marcos Roberto Fernandes
Duran, Maria Renata Cruz
Massaro, Tatiana de Lourdes
Amiel, Tel
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Celso José
da Silva, Deys Araújo
Buono, Larissa Martins
Gurgel, Marcos Roberto Fernandes
Duran, Maria Renata Cruz
Massaro, Tatiana de Lourdes
Amiel, Tel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Este estudo apresenta um extrato da pesquisa participativa do grupo “Formação Docente e as Tecnologias de Informação e Comunicação”, ligado ao Laboratório de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal Fluminense.  Evidencia a criação dos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, seus coordenadores de polo e a implementação das avaliações oficiais destes polos na Região Nordeste. Os dados desta pesquisa que foi realizada em três regiões: Sul, Norte e Nordeste, foram se compondo numa trajetória que incluiu entrevistas pré-estruturadas, visitas cruzadas, questionários de avaliação, acompanhamento em ambiente virtual Moodle, leituras de relatórios e análises de dados. Delimitaremos neste artigo um panorama geral sobre a região Nordeste, para situarmos o contexto educacional no qual os polos presenciais se localizam, além de um breve contexto histórico das políticas públicas em que surgiu a Universidade Aberta do Brasil. O resultado permitiu identificar a estrutura, o funcionamento e as demandas dos polos dos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí participantes dessa pesquisa, representando a região como um todo: o perfil dos 28 (vinte e oito) coordenadores de polo e principalmente os aspectos básicos para a avaliação de polo qualificativa. A pesquisa além de trazer contribuições para a qualificação da avaliação dos polos de apoio presencial pode contribuir para reflexões sobre a definição de políticas públicas direcionadas a formação de professores, em especial, aquelas que se utilizam da educação à distância, como o Sistema Universidade Aberta do Brasil. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166/157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1378-1407
Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1378-1407
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678143369216