UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166 |
Resumo: | Este estudo apresenta um extrato da pesquisa participativa do grupo “Formação Docente e as Tecnologias de Informação e Comunicação”, ligado ao Laboratório de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal Fluminense. Evidencia a criação dos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, seus coordenadores de polo e a implementação das avaliações oficiais destes polos na Região Nordeste. Os dados desta pesquisa que foi realizada em três regiões: Sul, Norte e Nordeste, foram se compondo numa trajetória que incluiu entrevistas pré-estruturadas, visitas cruzadas, questionários de avaliação, acompanhamento em ambiente virtual Moodle, leituras de relatórios e análises de dados. Delimitaremos neste artigo um panorama geral sobre a região Nordeste, para situarmos o contexto educacional no qual os polos presenciais se localizam, além de um breve contexto histórico das políticas públicas em que surgiu a Universidade Aberta do Brasil. O resultado permitiu identificar a estrutura, o funcionamento e as demandas dos polos dos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí participantes dessa pesquisa, representando a região como um todo: o perfil dos 28 (vinte e oito) coordenadores de polo e principalmente os aspectos básicos para a avaliação de polo qualificativa. A pesquisa além de trazer contribuições para a qualificação da avaliação dos polos de apoio presencial pode contribuir para reflexões sobre a definição de políticas públicas direcionadas a formação de professores, em especial, aquelas que se utilizam da educação à distância, como o Sistema Universidade Aberta do Brasil. |
id |
UNB-27_f57b8093b1fd42664d21c723341c4637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASILEducaçãoEste estudo apresenta um extrato da pesquisa participativa do grupo “Formação Docente e as Tecnologias de Informação e Comunicação”, ligado ao Laboratório de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal Fluminense. Evidencia a criação dos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, seus coordenadores de polo e a implementação das avaliações oficiais destes polos na Região Nordeste. Os dados desta pesquisa que foi realizada em três regiões: Sul, Norte e Nordeste, foram se compondo numa trajetória que incluiu entrevistas pré-estruturadas, visitas cruzadas, questionários de avaliação, acompanhamento em ambiente virtual Moodle, leituras de relatórios e análises de dados. Delimitaremos neste artigo um panorama geral sobre a região Nordeste, para situarmos o contexto educacional no qual os polos presenciais se localizam, além de um breve contexto histórico das políticas públicas em que surgiu a Universidade Aberta do Brasil. O resultado permitiu identificar a estrutura, o funcionamento e as demandas dos polos dos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí participantes dessa pesquisa, representando a região como um todo: o perfil dos 28 (vinte e oito) coordenadores de polo e principalmente os aspectos básicos para a avaliação de polo qualificativa. A pesquisa além de trazer contribuições para a qualificação da avaliação dos polos de apoio presencial pode contribuir para reflexões sobre a definição de políticas públicas direcionadas a formação de professores, em especial, aquelas que se utilizam da educação à distância, como o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Universidade de Brasilia2017-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1378-1407Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1378-14071982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166/157da Costa, Celso Joséda Silva, Deys AraújoBuono, Larissa MartinsGurgel, Marcos Roberto FernandesDuran, Maria Renata CruzMassaro, Tatiana de LourdesAmiel, Telinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:50:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/166Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:50:10Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL |
title |
UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL |
spellingShingle |
UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL da Costa, Celso José Educação |
title_short |
UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL |
title_full |
UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL |
title_fullStr |
UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL |
title_sort |
UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL |
author |
da Costa, Celso José |
author_facet |
da Costa, Celso José da Silva, Deys Araújo Buono, Larissa Martins Gurgel, Marcos Roberto Fernandes Duran, Maria Renata Cruz Massaro, Tatiana de Lourdes Amiel, Tel |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Deys Araújo Buono, Larissa Martins Gurgel, Marcos Roberto Fernandes Duran, Maria Renata Cruz Massaro, Tatiana de Lourdes Amiel, Tel |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Celso José da Silva, Deys Araújo Buono, Larissa Martins Gurgel, Marcos Roberto Fernandes Duran, Maria Renata Cruz Massaro, Tatiana de Lourdes Amiel, Tel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Este estudo apresenta um extrato da pesquisa participativa do grupo “Formação Docente e as Tecnologias de Informação e Comunicação”, ligado ao Laboratório de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal Fluminense. Evidencia a criação dos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, seus coordenadores de polo e a implementação das avaliações oficiais destes polos na Região Nordeste. Os dados desta pesquisa que foi realizada em três regiões: Sul, Norte e Nordeste, foram se compondo numa trajetória que incluiu entrevistas pré-estruturadas, visitas cruzadas, questionários de avaliação, acompanhamento em ambiente virtual Moodle, leituras de relatórios e análises de dados. Delimitaremos neste artigo um panorama geral sobre a região Nordeste, para situarmos o contexto educacional no qual os polos presenciais se localizam, além de um breve contexto histórico das políticas públicas em que surgiu a Universidade Aberta do Brasil. O resultado permitiu identificar a estrutura, o funcionamento e as demandas dos polos dos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí participantes dessa pesquisa, representando a região como um todo: o perfil dos 28 (vinte e oito) coordenadores de polo e principalmente os aspectos básicos para a avaliação de polo qualificativa. A pesquisa além de trazer contribuições para a qualificação da avaliação dos polos de apoio presencial pode contribuir para reflexões sobre a definição de políticas públicas direcionadas a formação de professores, em especial, aquelas que se utilizam da educação à distância, como o Sistema Universidade Aberta do Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166/157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1378-1407 Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1378-1407 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174678143369216 |