Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dantas, Natália Freitas, Tassigny, Mônica Mota, Frota, Antônio Jackson Alcântara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/454
Resumo: Este artigo é o resultado da parceria do Projeto de Extensão Novas Cores (NUCEPEC-UFC) com um Centro de Educação de Crianças e Adolescentes de um bairro de Fortaleza, que consistiu na realização de dez oficinas, com média de uma hora e meia de duração com adolescentes entre 13 a 18 anos. O objetivo foi discutir os Direitos Fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram abordados os direitos à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer e à cultura. Dentre os temas citados, o “Direito à Cultura” foi explorado de forma mais específica a partir de uma atividade de campo junto aos grupos artísticos. A proposta foi fundamentada na perspectiva teórica de Paulo Freire e Carl Rogers no que se refere ao diálogo, à educação e ao conceito de realidade. Realça-se que o principal resultado deste trabalho foi o de possibilitar um espaço profícuo de trocas no grupo composto por jovens e estudantes de Psicologia.
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