Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/454 |
Resumo: | Este artigo é o resultado da parceria do Projeto de Extensão Novas Cores (NUCEPEC-UFC) com um Centro de Educação de Crianças e Adolescentes de um bairro de Fortaleza, que consistiu na realização de dez oficinas, com média de uma hora e meia de duração com adolescentes entre 13 a 18 anos. O objetivo foi discutir os Direitos Fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram abordados os direitos à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer e à cultura. Dentre os temas citados, o “Direito à Cultura” foi explorado de forma mais específica a partir de uma atividade de campo junto aos grupos artísticos. A proposta foi fundamentada na perspectiva teórica de Paulo Freire e Carl Rogers no que se refere ao diálogo, à educação e ao conceito de realidade. Realça-se que o principal resultado deste trabalho foi o de possibilitar um espaço profícuo de trocas no grupo composto por jovens e estudantes de Psicologia. |
id |
UNB-27_fcff1309ab9b6bb8ffd8949b76554d97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/454 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciadaEste artigo é o resultado da parceria do Projeto de Extensão Novas Cores (NUCEPEC-UFC) com um Centro de Educação de Crianças e Adolescentes de um bairro de Fortaleza, que consistiu na realização de dez oficinas, com média de uma hora e meia de duração com adolescentes entre 13 a 18 anos. O objetivo foi discutir os Direitos Fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram abordados os direitos à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer e à cultura. Dentre os temas citados, o “Direito à Cultura” foi explorado de forma mais específica a partir de uma atividade de campo junto aos grupos artísticos. A proposta foi fundamentada na perspectiva teórica de Paulo Freire e Carl Rogers no que se refere ao diálogo, à educação e ao conceito de realidade. Realça-se que o principal resultado deste trabalho foi o de possibilitar um espaço profícuo de trocas no grupo composto por jovens e estudantes de Psicologia.Universidade de Brasilia2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/454ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 611-621Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 611-6211982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/454/433Bizarria, Fabiana Pinto de AlmeidaDantas, Natália FreitasTassigny, Mônica MotaFrota, Antônio Jackson Alcântarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:43:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/454Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:43:09Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciada |
title |
Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciada |
spellingShingle |
Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciada Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida |
title_short |
Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciada |
title_full |
Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciada |
title_fullStr |
Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciada |
title_full_unstemmed |
Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciada |
title_sort |
Envolvimento e compromisso social ”“: uma experiência de educação diferenciada |
author |
Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida |
author_facet |
Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida Dantas, Natália Freitas Tassigny, Mônica Mota Frota, Antônio Jackson Alcântara |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Natália Freitas Tassigny, Mônica Mota Frota, Antônio Jackson Alcântara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida Dantas, Natália Freitas Tassigny, Mônica Mota Frota, Antônio Jackson Alcântara |
description |
Este artigo é o resultado da parceria do Projeto de Extensão Novas Cores (NUCEPEC-UFC) com um Centro de Educação de Crianças e Adolescentes de um bairro de Fortaleza, que consistiu na realização de dez oficinas, com média de uma hora e meia de duração com adolescentes entre 13 a 18 anos. O objetivo foi discutir os Direitos Fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram abordados os direitos à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer e à cultura. Dentre os temas citados, o “Direito à Cultura” foi explorado de forma mais específica a partir de uma atividade de campo junto aos grupos artísticos. A proposta foi fundamentada na perspectiva teórica de Paulo Freire e Carl Rogers no que se refere ao diálogo, à educação e ao conceito de realidade. Realça-se que o principal resultado deste trabalho foi o de possibilitar um espaço profícuo de trocas no grupo composto por jovens e estudantes de Psicologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/454 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/454/433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 611-621 Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 611-621 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174679081844736 |