Os relegados da cidade e os trilhos da segregação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Pedro da; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros da UnB
Texto Completo: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/58
Resumo: A expulsão de habitantes “indesejados” das áreas valorizadas é fenômeno recorrente nas grandes cidades, e as atuais dinâmicas de transformação urbana acentuam esses afastamentos, incrementando formas contemporâneas de segregação. As remoções habitacionais ganham maior dramaticidade em locais fraturados socialmente, sobretudo na periferia global. Assim, a violência exercida contra famílias pobres despiu uma outra face, nada eufórica, da realização da Copa do Mundo de 2014. Para dar lugar a diferentes obras urbanas, milhares de pessoas sofreram com despejos e deslocamentos residenciais – forçados e induzidos. O silenciamento dessas pessoas e as demais violações ilustram o desenrolar da produção da subalternidade na sociedade brasileira, por meio de seletiva distribuição dos bens públicos e dos direitos de cidadania, resultando na deterioração das condições de vida de ampla camada de indivíduos. Este livro trata especificamente das experiências de remoções nas “comunidades do trilho”, em Fortaleza, ocorridas ao longo da implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra inserida no pacote de intervenções urbanas relacionadas ao megaevento. A reconstrução histórico-sociológica desse processo é feita a partir da narrativa de pessoas diretamente atingidas pelas obras. Na análise, considera-se o grande negócio que se tornara a transformação de cidades, atravessada por dinâmicas de construção/destruição de paisagens, algo muito presente na capital do Ceará nas últimas décadas.
id UNB-29_159ebb1c4e1f8ffea03d1b5d519b7cd1
oai_identifier_str oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/237
network_acronym_str UNB-29
network_name_str Portal de Livros da UnB
repository_id_str
spelling Os relegados da cidade e os trilhos da segregaçãoMovimentos sociais urbanosRemoções habitacionaisCopa do Mundo (Futebol)Movimentos sociais urbanosRemoções habitacionaisCopa do Mundo (Futebol)A expulsão de habitantes “indesejados” das áreas valorizadas é fenômeno recorrente nas grandes cidades, e as atuais dinâmicas de transformação urbana acentuam esses afastamentos, incrementando formas contemporâneas de segregação. As remoções habitacionais ganham maior dramaticidade em locais fraturados socialmente, sobretudo na periferia global. Assim, a violência exercida contra famílias pobres despiu uma outra face, nada eufórica, da realização da Copa do Mundo de 2014. Para dar lugar a diferentes obras urbanas, milhares de pessoas sofreram com despejos e deslocamentos residenciais – forçados e induzidos. O silenciamento dessas pessoas e as demais violações ilustram o desenrolar da produção da subalternidade na sociedade brasileira, por meio de seletiva distribuição dos bens públicos e dos direitos de cidadania, resultando na deterioração das condições de vida de ampla camada de indivíduos. Este livro trata especificamente das experiências de remoções nas “comunidades do trilho”, em Fortaleza, ocorridas ao longo da implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra inserida no pacote de intervenções urbanas relacionadas ao megaevento. A reconstrução histórico-sociológica desse processo é feita a partir da narrativa de pessoas diretamente atingidas pelas obras. Na análise, considera-se o grande negócio que se tornara a transformação de cidades, atravessada por dinâmicas de construção/destruição de paisagens, algo muito presente na capital do Ceará nas últimas décadas.Portal de Livros da UnB2020-09-11Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/58Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/58/237/934Costa, Pedro da; Universidade Estadual do Ceará (UECE)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-10T18:43:57ZPortal de Livros
dc.title.none.fl_str_mv Os relegados da cidade e os trilhos da segregação
title Os relegados da cidade e os trilhos da segregação
spellingShingle Os relegados da cidade e os trilhos da segregação
Costa, Pedro da; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Movimentos sociais urbanos
Remoções habitacionais
Copa do Mundo (Futebol)
Movimentos sociais urbanos
Remoções habitacionais
Copa do Mundo (Futebol)
title_short Os relegados da cidade e os trilhos da segregação
title_full Os relegados da cidade e os trilhos da segregação
title_fullStr Os relegados da cidade e os trilhos da segregação
title_full_unstemmed Os relegados da cidade e os trilhos da segregação
title_sort Os relegados da cidade e os trilhos da segregação
author Costa, Pedro da; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
author_facet Costa, Pedro da; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Pedro da; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
dc.subject.por.fl_str_mv Movimentos sociais urbanos
Remoções habitacionais
Copa do Mundo (Futebol)
Movimentos sociais urbanos
Remoções habitacionais
Copa do Mundo (Futebol)
topic Movimentos sociais urbanos
Remoções habitacionais
Copa do Mundo (Futebol)
Movimentos sociais urbanos
Remoções habitacionais
Copa do Mundo (Futebol)
dc.description.none.fl_txt_mv

A expulsão de habitantes “indesejados” das áreas valorizadas é fenômeno recorrente nas grandes cidades, e as atuais dinâmicas de transformação urbana acentuam esses afastamentos, incrementando formas contemporâneas de segregação. As remoções habitacionais ganham maior dramaticidade em locais fraturados socialmente, sobretudo na periferia global. Assim, a violência exercida contra famílias pobres despiu uma outra face, nada eufórica, da realização da Copa do Mundo de 2014. Para dar lugar a diferentes obras urbanas, milhares de pessoas sofreram com despejos e deslocamentos residenciais – forçados e induzidos. O silenciamento dessas pessoas e as demais violações ilustram o desenrolar da produção da subalternidade na sociedade brasileira, por meio de seletiva distribuição dos bens públicos e dos direitos de cidadania, resultando na deterioração das condições de vida de ampla camada de indivíduos. Este livro trata especificamente das experiências de remoções nas “comunidades do trilho”, em Fortaleza, ocorridas ao longo da implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra inserida no pacote de intervenções urbanas relacionadas ao megaevento. A reconstrução histórico-sociológica desse processo é feita a partir da narrativa de pessoas diretamente atingidas pelas obras. Na análise, considera-se o grande negócio que se tornara a transformação de cidades, atravessada por dinâmicas de construção/destruição de paisagens, algo muito presente na capital do Ceará nas últimas décadas.
description A expulsão de habitantes “indesejados” das áreas valorizadas é fenômeno recorrente nas grandes cidades, e as atuais dinâmicas de transformação urbana acentuam esses afastamentos, incrementando formas contemporâneas de segregação. As remoções habitacionais ganham maior dramaticidade em locais fraturados socialmente, sobretudo na periferia global. Assim, a violência exercida contra famílias pobres despiu uma outra face, nada eufórica, da realização da Copa do Mundo de 2014. Para dar lugar a diferentes obras urbanas, milhares de pessoas sofreram com despejos e deslocamentos residenciais – forçados e induzidos. O silenciamento dessas pessoas e as demais violações ilustram o desenrolar da produção da subalternidade na sociedade brasileira, por meio de seletiva distribuição dos bens públicos e dos direitos de cidadania, resultando na deterioração das condições de vida de ampla camada de indivíduos. Este livro trata especificamente das experiências de remoções nas “comunidades do trilho”, em Fortaleza, ocorridas ao longo da implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra inserida no pacote de intervenções urbanas relacionadas ao megaevento. A reconstrução histórico-sociológica desse processo é feita a partir da narrativa de pessoas diretamente atingidas pelas obras. Na análise, considera-se o grande negócio que se tornara a transformação de cidades, atravessada por dinâmicas de construção/destruição de paisagens, algo muito presente na capital do Ceará nas últimas décadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv Texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/58
url https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/58/237/934
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
dc.source.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB;
reponame:Portal de Livros da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Portal de Livros da UnB
collection Portal de Livros da UnB
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1729203454544445440