As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Renato Hilário dos ; Universidade de Brasília (UnB)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, Maria Clarisse; Universidade de Brasília (UnB), Rios, Guilherme Veiga; Universidade de Brasília (UnB), Aquino, Maria Creuza Evangelista de; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep), Santos, Maria de Lourdes Pereira dos ; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep), Nunes, Thiago Oliveira; Universidade de Brasília (UnB), Barroso, Betania de Oliveira; Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ferreira, Nirce Barbosa Castro, Pereira, Vânia Olária; Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia (GO), Sobral, Julieta Borges Lemes; Ministério da Educação, Prahl, Ingrid Morais Gibbons; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Silva, Francinete Sousa da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Santos, Cléssia Mara; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Ferraz, Bruna; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Viana, Stella Pimenta; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Teixeira, Angela Dumont, Matos, Dione Mascena de, Silva, Eliane Pereira da ; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – Cedep, Sampaio, Eva Lopes; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – Cedep, Menezes, Janaina Segatto; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Pinto, Luciana de Oliveira; Universidade de Brasília (UnB), Corrêa, Marina de Santana; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Silva, Wagner Pereira da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros da UnB
Texto Completo: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/76
Resumo: Este livro visa contribuir para uma práxis de alfabetização de jovens e adultos desde uma perspectiva histórico-cultural marxista, adotada pelo Grupo de ensino, pesquisa e extensão em educação popular e estudos filosóficos histórico culturais (Genpex), desde seu projeto original em fins da década de 1980, no Paranoá e Itapoã. Seu foco é sobre a formação, que se prefere nomear constituição, de alfabetizadoras/es e formadoras/es de alfabetizadoras/es, na atividade pedagógica de elaboração de texto coletivo em sala de aula, como parte de um processo alfabetizador mais amplo, que se dá nas etapas de planejamento coletivo, execução do planejamento e avaliação do trabalho executado. O objetivo deste trabalho é iluminar o processo de elaboração de texto coletivo com base nas significações que alfabetizandas, alfabetizadoras, estudantes e professoras/es universitários/as constroem sobre a atividade ao nela se engajar durante um determinado tempo. Para isso, foram realizadas entrevistas com essas/es atoras/es e procedidas análises coletivas em várias rodadas de leitura e interlocução sobre os textos transcritos. Como principais achados tem-se que o texto coletivo se constitui nas relações sociais de contradição (avanços e recuos, acordos e desacordos) nos vários ambientes educativos numa perspectiva dialógica-dialética-transformadora. Sua elaboração é, ao mesmo tempo, produto e procedimento metodológico. Possibilita o dessilenciamento das alfabetizandas, alfabetizadoras, dirigentes do movimento popular, professoras, estudantes e demais atoras/es. Assim, a ampliação da compreensão sobre o texto coletivo revela as várias fases do seu movimento de constituição e de seus desdobramentos no processo alfabetizador.
id UNB-29_396cb1e255776351b8f71b0b36e4ceb7
oai_identifier_str oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/259
network_acronym_str UNB-29
network_name_str Portal de Livros da UnB
repository_id_str
spelling As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnBEducação de jovens e adultosIdosos - EducaçãoTrabalhadores - EducaçãoEducação de jovens e adultosIdosos - EducaçãoTrabalhadores - EducaçãoEste livro visa contribuir para uma práxis de alfabetização de jovens e adultos desde uma perspectiva histórico-cultural marxista, adotada pelo Grupo de ensino, pesquisa e extensão em educação popular e estudos filosóficos histórico culturais (Genpex), desde seu projeto original em fins da década de 1980, no Paranoá e Itapoã. Seu foco é sobre a formação, que se prefere nomear constituição, de alfabetizadoras/es e formadoras/es de alfabetizadoras/es, na atividade pedagógica de elaboração de texto coletivo em sala de aula, como parte de um processo alfabetizador mais amplo, que se dá nas etapas de planejamento coletivo, execução do planejamento e avaliação do trabalho executado. O objetivo deste trabalho é iluminar o processo de elaboração de texto coletivo com base nas significações que alfabetizandas, alfabetizadoras, estudantes e professoras/es universitários/as constroem sobre a atividade ao nela se engajar durante um determinado tempo. Para isso, foram realizadas entrevistas com essas/es atoras/es e procedidas análises coletivas em várias rodadas de leitura e interlocução sobre os textos transcritos. Como principais achados tem-se que o texto coletivo se constitui nas relações sociais de contradição (avanços e recuos, acordos e desacordos) nos vários ambientes educativos numa perspectiva dialógica-dialética-transformadora. Sua elaboração é, ao mesmo tempo, produto e procedimento metodológico. Possibilita o dessilenciamento das alfabetizandas, alfabetizadoras, dirigentes do movimento popular, professoras, estudantes e demais atoras/es. Assim, a ampliação da compreensão sobre o texto coletivo revela as várias fases do seu movimento de constituição e de seus desdobramentos no processo alfabetizador.Portal de Livros da UnB2020-12-24textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/76Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/76/259/960Reis, Renato Hilário dos ; Universidade de Brasília (UnB)Vieira, Maria Clarisse; Universidade de Brasília (UnB)Rios, Guilherme Veiga; Universidade de Brasília (UnB)Aquino, Maria Creuza Evangelista de; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep)Santos, Maria de Lourdes Pereira dos ; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep)Nunes, Thiago Oliveira; Universidade de Brasília (UnB)Barroso, Betania de Oliveira; Universidade Federal do Maranhão (UFMA)Ferreira, Nirce Barbosa CastroPereira, Vânia Olária; Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia (GO)Sobral, Julieta Borges Lemes; Ministério da EducaçãoPrahl, Ingrid Morais Gibbons; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Silva, Francinete Sousa da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Santos, Cléssia Mara; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Ferraz, Bruna; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Viana, Stella Pimenta; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Teixeira, Angela DumontMatos, Dione Mascena deSilva, Eliane Pereira da ; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – CedepSampaio, Eva Lopes; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – CedepMenezes, Janaina Segatto; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Pinto, Luciana de Oliveira; Universidade de Brasília (UnB)Corrêa, Marina de Santana; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)Silva, Wagner Pereira da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-03T23:14:52ZPortal de Livros
dc.title.none.fl_str_mv As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB
title As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB
spellingShingle As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB
Reis, Renato Hilário dos ; Universidade de Brasília (UnB)
Educação de jovens e adultos
Idosos - Educação
Trabalhadores - Educação
Educação de jovens e adultos
Idosos - Educação
Trabalhadores - Educação
title_short As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB
title_full As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB
title_fullStr As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB
title_full_unstemmed As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB
title_sort As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB
author Reis, Renato Hilário dos ; Universidade de Brasília (UnB)
author_facet Reis, Renato Hilário dos ; Universidade de Brasília (UnB)
Vieira, Maria Clarisse; Universidade de Brasília (UnB)
Rios, Guilherme Veiga; Universidade de Brasília (UnB)
Aquino, Maria Creuza Evangelista de; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep)
Santos, Maria de Lourdes Pereira dos ; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep)
Nunes, Thiago Oliveira; Universidade de Brasília (UnB)
Barroso, Betania de Oliveira; Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Ferreira, Nirce Barbosa Castro
Pereira, Vânia Olária; Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia (GO)
Sobral, Julieta Borges Lemes; Ministério da Educação
Prahl, Ingrid Morais Gibbons; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Silva, Francinete Sousa da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Santos, Cléssia Mara; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Ferraz, Bruna; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Viana, Stella Pimenta; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Teixeira, Angela Dumont
Matos, Dione Mascena de
Silva, Eliane Pereira da ; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – Cedep
Sampaio, Eva Lopes; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – Cedep
Menezes, Janaina Segatto; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Pinto, Luciana de Oliveira; Universidade de Brasília (UnB)
Corrêa, Marina de Santana; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Silva, Wagner Pereira da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
author_role author
author2 Vieira, Maria Clarisse; Universidade de Brasília (UnB)
Rios, Guilherme Veiga; Universidade de Brasília (UnB)
Aquino, Maria Creuza Evangelista de; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep)
Santos, Maria de Lourdes Pereira dos ; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep)
Nunes, Thiago Oliveira; Universidade de Brasília (UnB)
Barroso, Betania de Oliveira; Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Ferreira, Nirce Barbosa Castro
Pereira, Vânia Olária; Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia (GO)
Sobral, Julieta Borges Lemes; Ministério da Educação
Prahl, Ingrid Morais Gibbons; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Silva, Francinete Sousa da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Santos, Cléssia Mara; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Ferraz, Bruna; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Viana, Stella Pimenta; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Teixeira, Angela Dumont
Matos, Dione Mascena de
Silva, Eliane Pereira da ; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – Cedep
Sampaio, Eva Lopes; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – Cedep
Menezes, Janaina Segatto; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Pinto, Luciana de Oliveira; Universidade de Brasília (UnB)
Corrêa, Marina de Santana; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Silva, Wagner Pereira da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Renato Hilário dos ; Universidade de Brasília (UnB)
Vieira, Maria Clarisse; Universidade de Brasília (UnB)
Rios, Guilherme Veiga; Universidade de Brasília (UnB)
Aquino, Maria Creuza Evangelista de; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep)
Santos, Maria de Lourdes Pereira dos ; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep)
Nunes, Thiago Oliveira; Universidade de Brasília (UnB)
Barroso, Betania de Oliveira; Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Ferreira, Nirce Barbosa Castro
Pereira, Vânia Olária; Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia (GO)
Sobral, Julieta Borges Lemes; Ministério da Educação
Prahl, Ingrid Morais Gibbons; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Silva, Francinete Sousa da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Santos, Cléssia Mara; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Ferraz, Bruna; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Viana, Stella Pimenta; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Teixeira, Angela Dumont
Matos, Dione Mascena de
Silva, Eliane Pereira da ; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – Cedep
Sampaio, Eva Lopes; Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – Cedep
Menezes, Janaina Segatto; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Pinto, Luciana de Oliveira; Universidade de Brasília (UnB)
Corrêa, Marina de Santana; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Silva, Wagner Pereira da; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Idosos - Educação
Trabalhadores - Educação
Educação de jovens e adultos
Idosos - Educação
Trabalhadores - Educação
topic Educação de jovens e adultos
Idosos - Educação
Trabalhadores - Educação
Educação de jovens e adultos
Idosos - Educação
Trabalhadores - Educação
dc.description.none.fl_txt_mv

Este livro visa contribuir para uma práxis de alfabetização de jovens e adultos desde uma perspectiva histórico-cultural marxista, adotada pelo Grupo de ensino, pesquisa e extensão em educação popular e estudos filosóficos histórico culturais (Genpex), desde seu projeto original em fins da década de 1980, no Paranoá e Itapoã. Seu foco é sobre a formação, que se prefere nomear constituição, de alfabetizadoras/es e formadoras/es de alfabetizadoras/es, na atividade pedagógica de elaboração de texto coletivo em sala de aula, como parte de um processo alfabetizador mais amplo, que se dá nas etapas de planejamento coletivo, execução do planejamento e avaliação do trabalho executado. O objetivo deste trabalho é iluminar o processo de elaboração de texto coletivo com base nas significações que alfabetizandas, alfabetizadoras, estudantes e professoras/es universitários/as constroem sobre a atividade ao nela se engajar durante um determinado tempo. Para isso, foram realizadas entrevistas com essas/es atoras/es e procedidas análises coletivas em várias rodadas de leitura e interlocução sobre os textos transcritos. Como principais achados tem-se que o texto coletivo se constitui nas relações sociais de contradição (avanços e recuos, acordos e desacordos) nos vários ambientes educativos numa perspectiva dialógica-dialética-transformadora. Sua elaboração é, ao mesmo tempo, produto e procedimento metodológico. Possibilita o dessilenciamento das alfabetizandas, alfabetizadoras, dirigentes do movimento popular, professoras, estudantes e demais atoras/es. Assim, a ampliação da compreensão sobre o texto coletivo revela as várias fases do seu movimento de constituição e de seus desdobramentos no processo alfabetizador.
description Este livro visa contribuir para uma práxis de alfabetização de jovens e adultos desde uma perspectiva histórico-cultural marxista, adotada pelo Grupo de ensino, pesquisa e extensão em educação popular e estudos filosóficos histórico culturais (Genpex), desde seu projeto original em fins da década de 1980, no Paranoá e Itapoã. Seu foco é sobre a formação, que se prefere nomear constituição, de alfabetizadoras/es e formadoras/es de alfabetizadoras/es, na atividade pedagógica de elaboração de texto coletivo em sala de aula, como parte de um processo alfabetizador mais amplo, que se dá nas etapas de planejamento coletivo, execução do planejamento e avaliação do trabalho executado. O objetivo deste trabalho é iluminar o processo de elaboração de texto coletivo com base nas significações que alfabetizandas, alfabetizadoras, estudantes e professoras/es universitários/as constroem sobre a atividade ao nela se engajar durante um determinado tempo. Para isso, foram realizadas entrevistas com essas/es atoras/es e procedidas análises coletivas em várias rodadas de leitura e interlocução sobre os textos transcritos. Como principais achados tem-se que o texto coletivo se constitui nas relações sociais de contradição (avanços e recuos, acordos e desacordos) nos vários ambientes educativos numa perspectiva dialógica-dialética-transformadora. Sua elaboração é, ao mesmo tempo, produto e procedimento metodológico. Possibilita o dessilenciamento das alfabetizandas, alfabetizadoras, dirigentes do movimento popular, professoras, estudantes e demais atoras/es. Assim, a ampliação da compreensão sobre o texto coletivo revela as várias fases do seu movimento de constituição e de seus desdobramentos no processo alfabetizador.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/76
url https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/76/259/960
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
dc.source.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB;
reponame:Portal de Livros da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Portal de Livros da UnB
collection Portal de Livros da UnB
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1729203454594777088