Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, José Vieira de; Universidade de Brasília (UnB)
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Jesus, Girlene Ribeiro de; Universidade de Brasília (UnB), Griboski, Claudia Maffini ; Universidade de Brasília (UnB), Duarte, Ana Lúcia Cunha; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Rocha, Ana Paula de Matos Oliveira; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Botelho, Arlete de Freitas; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Araujo, Camylla Portela de; Universidade de Brasília (UnB), Santos, Cláudio Amorim dos; Universidade de Brasília (UnB), Fernandes, Ivanildo Ramos; Universidade de Brasília (UnB), Santos, Jéssica Ferreira; Universidade de Brasília (UnB), Queiroz, Kelli Consuêlo Almeida de Lima; Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Castro, Luciana da Silva; Ministério da Educação (MEC), Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral; Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira; Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Batista, Michelle Espíndola; Universidade de Brasília (UnB), Hora, Paola Matos da; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Souza, Valdinei Costa; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros da UnB
Texto Completo: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/88
Resumo: Os textos que compõem este livro apresentam e analisam os resultados de estudo sobre a expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil (CSTs), buscando investigar as principais características dessa expansão pós-Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, no período compreendido entre 1997 e 2012. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes), vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), que tem como principal foco de debate as políticas de avaliação da educação superior brasileira. O recorte temporal eleito traduz a preocupação da pesquisa em examinar a dinâmica assumida pela oferta dos CSTs na fase posterior à publicação da LDB nº 9.394/96, considerando a flexibilização apontada por essa lei para a diversificação de instituições e cursos superiores no país. Sob esse ângulo, a investigação busca compreender as tendências, controvérsias e motivações que explicam o processo expansionista desses cursos, à luz da política educacional definida para a educação superior brasileira, no período estudado.
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