Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)

Bibliographic Details
Main Author: Sousa, José Vieira de; Universidade de Brasília (UnB)
Publication Date: 2021
Other Authors: Jesus, Girlene Ribeiro de; Universidade de Brasília (UnB), Griboski, Claudia Maffini ; Universidade de Brasília (UnB), Duarte, Ana Lúcia Cunha; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Rocha, Ana Paula de Matos Oliveira; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Botelho, Arlete de Freitas; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Araujo, Camylla Portela de; Universidade de Brasília (UnB), Santos, Cláudio Amorim dos; Universidade de Brasília (UnB), Fernandes, Ivanildo Ramos; Universidade de Brasília (UnB), Santos, Jéssica Ferreira; Universidade de Brasília (UnB), Queiroz, Kelli Consuêlo Almeida de Lima; Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Castro, Luciana da Silva; Ministério da Educação (MEC), Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral; Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira; Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Batista, Michelle Espíndola; Universidade de Brasília (UnB), Hora, Paola Matos da; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Souza, Valdinei Costa; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Format: Book
Language: por
Source: Portal de Livros da UnB
Download full: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/88
Summary: Os textos que compõem este livro apresentam e analisam os resultados de estudo sobre a expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil (CSTs), buscando investigar as principais características dessa expansão pós-Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, no período compreendido entre 1997 e 2012. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes), vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), que tem como principal foco de debate as políticas de avaliação da educação superior brasileira. O recorte temporal eleito traduz a preocupação da pesquisa em examinar a dinâmica assumida pela oferta dos CSTs na fase posterior à publicação da LDB nº 9.394/96, considerando a flexibilização apontada por essa lei para a diversificação de instituições e cursos superiores no país. Sob esse ângulo, a investigação busca compreender as tendências, controvérsias e motivações que explicam o processo expansionista desses cursos, à luz da política educacional definida para a educação superior brasileira, no período estudado.
id UNB-29_41f98c39d53ba4353340ec9f7f3adfe6
oai_identifier_str oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/271
network_acronym_str UNB-29
network_name_str Portal de Livros da UnB
repository_id_str
spelling Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)Ensino superiorCursos superiores de tecnologiaEnsino profissionalEnsino superiorCursos superiores de tecnologiaEnsino profissionalOs textos que compõem este livro apresentam e analisam os resultados de estudo sobre a expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil (CSTs), buscando investigar as principais características dessa expansão pós-Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, no período compreendido entre 1997 e 2012. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes), vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), que tem como principal foco de debate as políticas de avaliação da educação superior brasileira. O recorte temporal eleito traduz a preocupação da pesquisa em examinar a dinâmica assumida pela oferta dos CSTs na fase posterior à publicação da LDB nº 9.394/96, considerando a flexibilização apontada por essa lei para a diversificação de instituições e cursos superiores no país. Sob esse ângulo, a investigação busca compreender as tendências, controvérsias e motivações que explicam o processo expansionista desses cursos, à luz da política educacional definida para a educação superior brasileira, no período estudado.Portal de Livros da UnB2021-03-30Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/88Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/88/271/972Sousa, José Vieira de; Universidade de Brasília (UnB)Jesus, Girlene Ribeiro de; Universidade de Brasília (UnB)Griboski, Claudia Maffini ; Universidade de Brasília (UnB)Duarte, Ana Lúcia Cunha; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)Rocha, Ana Paula de Matos Oliveira; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)Botelho, Arlete de Freitas; Universidade Estadual de Goiás (UEG)Araujo, Camylla Portela de; Universidade de Brasília (UnB)Santos, Cláudio Amorim dos; Universidade de Brasília (UnB)Fernandes, Ivanildo Ramos; Universidade de Brasília (UnB)Santos, Jéssica Ferreira; Universidade de Brasília (UnB)Queiroz, Kelli Consuêlo Almeida de Lima; Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)Castro, Luciana da Silva; Ministério da Educação (MEC)Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral; Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira; Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)Batista, Michelle Espíndola; Universidade de Brasília (UnB)Hora, Paola Matos da; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)Souza, Valdinei Costa; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-04T11:39:53ZPortal de Livros
dc.title.none.fl_str_mv Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)
title Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)
spellingShingle Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)
Sousa, José Vieira de; Universidade de Brasília (UnB)
Ensino superior
Cursos superiores de tecnologia
Ensino profissional
Ensino superior
Cursos superiores de tecnologia
Ensino profissional
title_short Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)
title_full Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)
title_fullStr Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)
title_full_unstemmed Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)
title_sort Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)
author Sousa, José Vieira de; Universidade de Brasília (UnB)
author_facet Sousa, José Vieira de; Universidade de Brasília (UnB)
Jesus, Girlene Ribeiro de; Universidade de Brasília (UnB)
Griboski, Claudia Maffini ; Universidade de Brasília (UnB)
Duarte, Ana Lúcia Cunha; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Rocha, Ana Paula de Matos Oliveira; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Botelho, Arlete de Freitas; Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Araujo, Camylla Portela de; Universidade de Brasília (UnB)
Santos, Cláudio Amorim dos; Universidade de Brasília (UnB)
Fernandes, Ivanildo Ramos; Universidade de Brasília (UnB)
Santos, Jéssica Ferreira; Universidade de Brasília (UnB)
Queiroz, Kelli Consuêlo Almeida de Lima; Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)
Castro, Luciana da Silva; Ministério da Educação (MEC)
Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral; Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira; Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)
Batista, Michelle Espíndola; Universidade de Brasília (UnB)
Hora, Paola Matos da; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Souza, Valdinei Costa; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
author_role author
author2 Jesus, Girlene Ribeiro de; Universidade de Brasília (UnB)
Griboski, Claudia Maffini ; Universidade de Brasília (UnB)
Duarte, Ana Lúcia Cunha; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Rocha, Ana Paula de Matos Oliveira; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Botelho, Arlete de Freitas; Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Araujo, Camylla Portela de; Universidade de Brasília (UnB)
Santos, Cláudio Amorim dos; Universidade de Brasília (UnB)
Fernandes, Ivanildo Ramos; Universidade de Brasília (UnB)
Santos, Jéssica Ferreira; Universidade de Brasília (UnB)
Queiroz, Kelli Consuêlo Almeida de Lima; Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)
Castro, Luciana da Silva; Ministério da Educação (MEC)
Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral; Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira; Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)
Batista, Michelle Espíndola; Universidade de Brasília (UnB)
Hora, Paola Matos da; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Souza, Valdinei Costa; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, José Vieira de; Universidade de Brasília (UnB)
Jesus, Girlene Ribeiro de; Universidade de Brasília (UnB)
Griboski, Claudia Maffini ; Universidade de Brasília (UnB)
Duarte, Ana Lúcia Cunha; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Rocha, Ana Paula de Matos Oliveira; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Botelho, Arlete de Freitas; Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Araujo, Camylla Portela de; Universidade de Brasília (UnB)
Santos, Cláudio Amorim dos; Universidade de Brasília (UnB)
Fernandes, Ivanildo Ramos; Universidade de Brasília (UnB)
Santos, Jéssica Ferreira; Universidade de Brasília (UnB)
Queiroz, Kelli Consuêlo Almeida de Lima; Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)
Castro, Luciana da Silva; Ministério da Educação (MEC)
Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral; Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira; Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)
Batista, Michelle Espíndola; Universidade de Brasília (UnB)
Hora, Paola Matos da; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Souza, Valdinei Costa; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Cursos superiores de tecnologia
Ensino profissional
Ensino superior
Cursos superiores de tecnologia
Ensino profissional
topic Ensino superior
Cursos superiores de tecnologia
Ensino profissional
Ensino superior
Cursos superiores de tecnologia
Ensino profissional
dc.description.none.fl_txt_mv

Os textos que compõem este livro apresentam e analisam os resultados de estudo sobre a expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil (CSTs), buscando investigar as principais características dessa expansão pós-Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, no período compreendido entre 1997 e 2012. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes), vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), que tem como principal foco de debate as políticas de avaliação da educação superior brasileira. O recorte temporal eleito traduz a preocupação da pesquisa em examinar a dinâmica assumida pela oferta dos CSTs na fase posterior à publicação da LDB nº 9.394/96, considerando a flexibilização apontada por essa lei para a diversificação de instituições e cursos superiores no país. Sob esse ângulo, a investigação busca compreender as tendências, controvérsias e motivações que explicam o processo expansionista desses cursos, à luz da política educacional definida para a educação superior brasileira, no período estudado.
description Os textos que compõem este livro apresentam e analisam os resultados de estudo sobre a expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil (CSTs), buscando investigar as principais características dessa expansão pós-Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, no período compreendido entre 1997 e 2012. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes), vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), que tem como principal foco de debate as políticas de avaliação da educação superior brasileira. O recorte temporal eleito traduz a preocupação da pesquisa em examinar a dinâmica assumida pela oferta dos CSTs na fase posterior à publicação da LDB nº 9.394/96, considerando a flexibilização apontada por essa lei para a diversificação de instituições e cursos superiores no país. Sob esse ângulo, a investigação busca compreender as tendências, controvérsias e motivações que explicam o processo expansionista desses cursos, à luz da política educacional definida para a educação superior brasileira, no período estudado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv Texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/88
url https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/88/271/972
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
dc.source.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB;
reponame:Portal de Livros da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Portal de Livros da UnB
collection Portal de Livros da UnB
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1729203454622040064