Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros da UnB |
Texto Completo: | https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/88 |
Resumo: | Os textos que compõem este livro apresentam e analisam os resultados de estudo sobre a expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil (CSTs), buscando investigar as principais características dessa expansão pós-Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, no período compreendido entre 1997 e 2012. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes), vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), que tem como principal foco de debate as políticas de avaliação da educação superior brasileira. O recorte temporal eleito traduz a preocupação da pesquisa em examinar a dinâmica assumida pela oferta dos CSTs na fase posterior à publicação da LDB nº 9.394/96, considerando a flexibilização apontada por essa lei para a diversificação de instituições e cursos superiores no país. Sob esse ângulo, a investigação busca compreender as tendências, controvérsias e motivações que explicam o processo expansionista desses cursos, à luz da política educacional definida para a educação superior brasileira, no período estudado. |
id |
UNB-29_41f98c39d53ba4353340ec9f7f3adfe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/271 |
network_acronym_str |
UNB-29 |
network_name_str |
Portal de Livros da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012)Ensino superiorCursos superiores de tecnologiaEnsino profissionalEnsino superiorCursos superiores de tecnologiaEnsino profissionalOs textos que compõem este livro apresentam e analisam os resultados de estudo sobre a expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil (CSTs), buscando investigar as principais características dessa expansão pós-Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, no período compreendido entre 1997 e 2012. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes), vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), que tem como principal foco de debate as políticas de avaliação da educação superior brasileira. O recorte temporal eleito traduz a preocupação da pesquisa em examinar a dinâmica assumida pela oferta dos CSTs na fase posterior à publicação da LDB nº 9.394/96, considerando a flexibilização apontada por essa lei para a diversificação de instituições e cursos superiores no país. Sob esse ângulo, a investigação busca compreender as tendências, controvérsias e motivações que explicam o processo expansionista desses cursos, à luz da política educacional definida para a educação superior brasileira, no período estudado.Portal de Livros da UnB2021-03-30Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/88Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/88/271/972Sousa, José Vieira de; Universidade de Brasília (UnB)Jesus, Girlene Ribeiro de; Universidade de Brasília (UnB)Griboski, Claudia Maffini ; Universidade de Brasília (UnB)Duarte, Ana Lúcia Cunha; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)Rocha, Ana Paula de Matos Oliveira; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)Botelho, Arlete de Freitas; Universidade Estadual de Goiás (UEG)Araujo, Camylla Portela de; Universidade de Brasília (UnB)Santos, Cláudio Amorim dos; Universidade de Brasília (UnB)Fernandes, Ivanildo Ramos; Universidade de Brasília (UnB)Santos, Jéssica Ferreira; Universidade de Brasília (UnB)Queiroz, Kelli Consuêlo Almeida de Lima; Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)Castro, Luciana da Silva; Ministério da Educação (MEC)Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral; Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira; Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)Batista, Michelle Espíndola; Universidade de Brasília (UnB)Hora, Paola Matos da; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)Souza, Valdinei Costa; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-04T11:39:53ZPortal de Livros |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012) |
title |
Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012) |
spellingShingle |
Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012) Sousa, José Vieira de; Universidade de Brasília (UnB) Ensino superior Cursos superiores de tecnologia Ensino profissional Ensino superior Cursos superiores de tecnologia Ensino profissional |
title_short |
Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012) |
title_full |
Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012) |
title_fullStr |
Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012) |
title_full_unstemmed |
Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012) |
title_sort |
Expansão dos cursos superiores de tecnologia no Brasil: Uma análise das tendências e controvérsias no período pós-LDB nº 9.394/96 (1997-2012) |
author |
Sousa, José Vieira de; Universidade de Brasília (UnB) |
author_facet |
Sousa, José Vieira de; Universidade de Brasília (UnB) Jesus, Girlene Ribeiro de; Universidade de Brasília (UnB) Griboski, Claudia Maffini ; Universidade de Brasília (UnB) Duarte, Ana Lúcia Cunha; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Rocha, Ana Paula de Matos Oliveira; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Botelho, Arlete de Freitas; Universidade Estadual de Goiás (UEG) Araujo, Camylla Portela de; Universidade de Brasília (UnB) Santos, Cláudio Amorim dos; Universidade de Brasília (UnB) Fernandes, Ivanildo Ramos; Universidade de Brasília (UnB) Santos, Jéssica Ferreira; Universidade de Brasília (UnB) Queiroz, Kelli Consuêlo Almeida de Lima; Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) Castro, Luciana da Silva; Ministério da Educação (MEC) Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral; Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira; Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) Batista, Michelle Espíndola; Universidade de Brasília (UnB) Hora, Paola Matos da; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Souza, Valdinei Costa; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Girlene Ribeiro de; Universidade de Brasília (UnB) Griboski, Claudia Maffini ; Universidade de Brasília (UnB) Duarte, Ana Lúcia Cunha; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Rocha, Ana Paula de Matos Oliveira; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Botelho, Arlete de Freitas; Universidade Estadual de Goiás (UEG) Araujo, Camylla Portela de; Universidade de Brasília (UnB) Santos, Cláudio Amorim dos; Universidade de Brasília (UnB) Fernandes, Ivanildo Ramos; Universidade de Brasília (UnB) Santos, Jéssica Ferreira; Universidade de Brasília (UnB) Queiroz, Kelli Consuêlo Almeida de Lima; Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) Castro, Luciana da Silva; Ministério da Educação (MEC) Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral; Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira; Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) Batista, Michelle Espíndola; Universidade de Brasília (UnB) Hora, Paola Matos da; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Souza, Valdinei Costa; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, José Vieira de; Universidade de Brasília (UnB) Jesus, Girlene Ribeiro de; Universidade de Brasília (UnB) Griboski, Claudia Maffini ; Universidade de Brasília (UnB) Duarte, Ana Lúcia Cunha; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Rocha, Ana Paula de Matos Oliveira; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Botelho, Arlete de Freitas; Universidade Estadual de Goiás (UEG) Araujo, Camylla Portela de; Universidade de Brasília (UnB) Santos, Cláudio Amorim dos; Universidade de Brasília (UnB) Fernandes, Ivanildo Ramos; Universidade de Brasília (UnB) Santos, Jéssica Ferreira; Universidade de Brasília (UnB) Queiroz, Kelli Consuêlo Almeida de Lima; Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) Castro, Luciana da Silva; Ministério da Educação (MEC) Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral; Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) Rodrigues, Maria Marta do Couto Pereira; Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) Batista, Michelle Espíndola; Universidade de Brasília (UnB) Hora, Paola Matos da; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Souza, Valdinei Costa; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Cursos superiores de tecnologia Ensino profissional Ensino superior Cursos superiores de tecnologia Ensino profissional |
topic |
Ensino superior Cursos superiores de tecnologia Ensino profissional Ensino superior Cursos superiores de tecnologia Ensino profissional |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Os textos que compõem este livro apresentam e analisam os resultados de estudo sobre a expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil (CSTs), buscando investigar as principais características dessa expansão pós-Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, no período compreendido entre 1997 e 2012. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes), vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), que tem como principal foco de debate as políticas de avaliação da educação superior brasileira. O recorte temporal eleito traduz a preocupação da pesquisa em examinar a dinâmica assumida pela oferta dos CSTs na fase posterior à publicação da LDB nº 9.394/96, considerando a flexibilização apontada por essa lei para a diversificação de instituições e cursos superiores no país. Sob esse ângulo, a investigação busca compreender as tendências, controvérsias e motivações que explicam o processo expansionista desses cursos, à luz da política educacional definida para a educação superior brasileira, no período estudado. |
description |
Os textos que compõem este livro apresentam e analisam os resultados de estudo sobre a expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil (CSTs), buscando investigar as principais características dessa expansão pós-Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, no período compreendido entre 1997 e 2012. A investigação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (Gepaes), vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), que tem como principal foco de debate as políticas de avaliação da educação superior brasileira. O recorte temporal eleito traduz a preocupação da pesquisa em examinar a dinâmica assumida pela oferta dos CSTs na fase posterior à publicação da LDB nº 9.394/96, considerando a flexibilização apontada por essa lei para a diversificação de instituições e cursos superiores no país. Sob esse ângulo, a investigação busca compreender as tendências, controvérsias e motivações que explicam o processo expansionista desses cursos, à luz da política educacional definida para a educação superior brasileira, no período estudado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
Texto info:eu-repo/semantics/book |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/88 |
url |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/88/271/972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Portal de Livros da UnB |
collection |
Portal de Livros da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1729203454622040064 |