Pensamento (teoria) social e político latino-americano e caribenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Simone Rodrigues ; Universidade de Brasília (UnB)
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros da UnB
Texto Completo: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/43
Resumo: Apesar de pouco lidos ou conhecidos - não como os norte-americanos e europeus os autores latino- -americanos e caribenhos oferecem uma riqueza ainda inexplorada pela academia brasileira. A proposta desta obra é recuperar, ainda que de forma panorâmica, suas teorias e categorias, a fim de provocar o interesse de estudantes e pesquisadores pela Ciências Sociais produzida nesta parcela do Sul Global, na chamada “periferia da produção do conhecimento", que é a América Latina e o Caribe. Há uma enorme escassez de obras em língua portuguesa que preparam o estudante de Ciências Sociais, ou qualquer outro leitor iniciante interessado em aprofundar seu conhecimento sobre a produção latino-americana; portanto, este livro é focado nesse público. De forma alguma, rejeita as teorias sociais e políticas “clássicas"; mas na lacuna inegável de obras com esta intencionalidade, procura a valorização da América Latina, a retomada da autoestima, não simplesmente por orgulho-, mas por uma profunda crença de que temos muito a oferecer para a compreensão do mundo em que vivemos. Nas palavras do grande intelectual José Marti, “[...] Os jovens saem pelo mundo adivinhando as coisas Com óculos ianques ou francesesA história da América, dos Incas para cá, deve ser ensinada minuciosamente, mesmo que não se ensine a dos arcontes da Grécia. A nossa Grécia é preferível à Grécia que não é nossa. Nos c mais necessária.”
id UNB-29_4b70c802b1d75b4b7a055c1a6862bf1e
oai_identifier_str oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/224
network_acronym_str UNB-29
network_name_str Portal de Livros da UnB
repository_id_str
spelling Pensamento (teoria) social e político latino-americano e caribenhoSociologia - América Latina e CaribeCiência política - América Latina e CaribeSociologia - América Latina e CaribeCiência política - América Latina e CaribeApesar de pouco lidos ou conhecidos - não como os norte-americanos e europeus os autores latino- -americanos e caribenhos oferecem uma riqueza ainda inexplorada pela academia brasileira. A proposta desta obra é recuperar, ainda que de forma panorâmica, suas teorias e categorias, a fim de provocar o interesse de estudantes e pesquisadores pela Ciências Sociais produzida nesta parcela do Sul Global, na chamada “periferia da produção do conhecimento", que é a América Latina e o Caribe. Há uma enorme escassez de obras em língua portuguesa que preparam o estudante de Ciências Sociais, ou qualquer outro leitor iniciante interessado em aprofundar seu conhecimento sobre a produção latino-americana; portanto, este livro é focado nesse público. De forma alguma, rejeita as teorias sociais e políticas “clássicas"; mas na lacuna inegável de obras com esta intencionalidade, procura a valorização da América Latina, a retomada da autoestima, não simplesmente por orgulho-, mas por uma profunda crença de que temos muito a oferecer para a compreensão do mundo em que vivemos. Nas palavras do grande intelectual José Marti, “[...] Os jovens saem pelo mundo adivinhando as coisas Com óculos ianques ou francesesA história da América, dos Incas para cá, deve ser ensinada minuciosamente, mesmo que não se ensine a dos arcontes da Grécia. A nossa Grécia é preferível à Grécia que não é nossa. Nos c mais necessária.”Portal de Livros da UnB2020-05-06Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/43Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/43/224/918Pinto, Simone Rodrigues ; Universidade de Brasília (UnB)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-10T18:44:37ZPortal de Livros
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento (teoria) social e político latino-americano e caribenho
title Pensamento (teoria) social e político latino-americano e caribenho
spellingShingle Pensamento (teoria) social e político latino-americano e caribenho
Pinto, Simone Rodrigues ; Universidade de Brasília (UnB)
Sociologia - América Latina e Caribe
Ciência política - América Latina e Caribe
Sociologia - América Latina e Caribe
Ciência política - América Latina e Caribe
title_short Pensamento (teoria) social e político latino-americano e caribenho
title_full Pensamento (teoria) social e político latino-americano e caribenho
title_fullStr Pensamento (teoria) social e político latino-americano e caribenho
title_full_unstemmed Pensamento (teoria) social e político latino-americano e caribenho
title_sort Pensamento (teoria) social e político latino-americano e caribenho
author Pinto, Simone Rodrigues ; Universidade de Brasília (UnB)
author_facet Pinto, Simone Rodrigues ; Universidade de Brasília (UnB)
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Simone Rodrigues ; Universidade de Brasília (UnB)
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia - América Latina e Caribe
Ciência política - América Latina e Caribe
Sociologia - América Latina e Caribe
Ciência política - América Latina e Caribe
topic Sociologia - América Latina e Caribe
Ciência política - América Latina e Caribe
Sociologia - América Latina e Caribe
Ciência política - América Latina e Caribe
dc.description.none.fl_txt_mv

Apesar de pouco lidos ou conhecidos - não como os norte-americanos e europeus os autores latino- -americanos e caribenhos oferecem uma riqueza ainda inexplorada pela academia brasileira. A proposta desta obra é recuperar, ainda que de forma panorâmica, suas teorias e categorias, a fim de provocar o interesse de estudantes e pesquisadores pela Ciências Sociais produzida nesta parcela do Sul Global, na chamada “periferia da produção do conhecimento", que é a América Latina e o Caribe. Há uma enorme escassez de obras em língua portuguesa que preparam o estudante de Ciências Sociais, ou qualquer outro leitor iniciante interessado em aprofundar seu conhecimento sobre a produção latino-americana; portanto, este livro é focado nesse público. De forma alguma, rejeita as teorias sociais e políticas “clássicas"; mas na lacuna inegável de obras com esta intencionalidade, procura a valorização da América Latina, a retomada da autoestima, não simplesmente por orgulho-, mas por uma profunda crença de que temos muito a oferecer para a compreensão do mundo em que vivemos. Nas palavras do grande intelectual José Marti, “[...] Os jovens saem pelo mundo adivinhando as coisas Com óculos ianques ou francesesA história da América, dos Incas para cá, deve ser ensinada minuciosamente, mesmo que não se ensine a dos arcontes da Grécia. A nossa Grécia é preferível à Grécia que não é nossa. Nos c mais necessária.”
description Apesar de pouco lidos ou conhecidos - não como os norte-americanos e europeus os autores latino- -americanos e caribenhos oferecem uma riqueza ainda inexplorada pela academia brasileira. A proposta desta obra é recuperar, ainda que de forma panorâmica, suas teorias e categorias, a fim de provocar o interesse de estudantes e pesquisadores pela Ciências Sociais produzida nesta parcela do Sul Global, na chamada “periferia da produção do conhecimento", que é a América Latina e o Caribe. Há uma enorme escassez de obras em língua portuguesa que preparam o estudante de Ciências Sociais, ou qualquer outro leitor iniciante interessado em aprofundar seu conhecimento sobre a produção latino-americana; portanto, este livro é focado nesse público. De forma alguma, rejeita as teorias sociais e políticas “clássicas"; mas na lacuna inegável de obras com esta intencionalidade, procura a valorização da América Latina, a retomada da autoestima, não simplesmente por orgulho-, mas por uma profunda crença de que temos muito a oferecer para a compreensão do mundo em que vivemos. Nas palavras do grande intelectual José Marti, “[...] Os jovens saem pelo mundo adivinhando as coisas Com óculos ianques ou francesesA história da América, dos Incas para cá, deve ser ensinada minuciosamente, mesmo que não se ensine a dos arcontes da Grécia. A nossa Grécia é preferível à Grécia que não é nossa. Nos c mais necessária.”
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv Texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/43
url https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/43/224/918
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
dc.source.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB;
reponame:Portal de Livros da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Portal de Livros da UnB
collection Portal de Livros da UnB
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1729203454519279616