Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Pedro Ítalo de Sousa França
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29983
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.
id UNB-2_04d615e7648dc8dd3af3e8b607e89d35
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/29983
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Monteiro, Pedro Ítalo de Sousa FrançaDaroit, DorianaMONTEIRO, Pedro Ítalo de Sousa França. Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29983Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.O ano de 2020 foi marcado na história por uma pandemia ainda sem precedentes no cenário mundial. Com mais 200 milhões de infectados e quase 4 milhões de mortos até o final de outubro de 2021, todos os países do mundo foram impactados diretamente de várias formas. A grave crise sanitária impulsionou uma crise econômica de proporções similares, e no Brasil esse problema se mostrou ainda maior. Com retração de 4,1% do PIB no ano de 2020, setores de diversas atividades econômicas se viram em uma encruzilhada para continuar em funcionamento. A sociedade que consome sentiu drasticamente os impactos de ambas as crises, e se viu forçada a se adaptar abruptamente ao cenário inédito. Nesse sentido, essa pesquisa buscou compreender quais são as mudanças percebidas no comportamento de consumo da população brasileira no atendimento de suas necessidades. Foram utilizados dados de faturamento de uma das maiores empresas adquirentes do Brasil, com dados dos anos de 2018, 2019 e 2020. Para dar suporte às análises, a pirâmide de necessidades de Maslow foi utilizada como norteadora para entender as mudanças nas motivações humanas relacionadas ao consumo durante a pandemia. Os resultados evidenciaram uma mudança na hierarquia proposta por Maslow, onde o consumo voltado para o atendimento de necessidades de autorrealização foi o segundo menos impactado em 2020, atrás somente do atendimento das necessidades fisiológicas. No entanto, as expectativas sobre o consumo voltado para o atendimento de necessidades de segurança, de estima e principalmente sociais foram correspondidas e de certa forma corroboraram com vários aspectos contidos na teoria da pirâmide de Maslow.Submitted by Vanessa Guedes (vanessa.guedes646@gmail.com) on 2022-02-12T00:39:17Z No. of bitstreams: 1 2021_PedroItaloFrancaMonteiro_tcc.pdf: 928005 bytes, checksum: 1e29e48775b31d92cb7d1e7c6a65864c (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2022-02-21T22:32:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_PedroItaloFrancaMonteiro_tcc.pdf: 928005 bytes, checksum: 1e29e48775b31d92cb7d1e7c6a65864c (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-21T22:32:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_PedroItaloFrancaMonteiro_tcc.pdf: 928005 bytes, checksum: 1e29e48775b31d92cb7d1e7c6a65864c (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessPandemiaCovid-19Consumo (Economia)Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslowinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-21T22:32:11Z2022-02-21T22:32:11Z2021-10-25porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29983/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_PedroItaloFrancaMonteiro_tcc.pdf2021_PedroItaloFrancaMonteiro_tcc.pdfapplication/pdf928005http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29983/1/2021_PedroItaloFrancaMonteiro_tcc.pdf1e29e48775b31d92cb7d1e7c6a65864cMD5110483/299832022-02-21 19:32:11.596oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-21T22:32:11Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow
title Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow
spellingShingle Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow
Monteiro, Pedro Ítalo de Sousa França
Pandemia
Covid-19
Consumo (Economia)
title_short Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow
title_full Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow
title_fullStr Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow
title_full_unstemmed Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow
title_sort Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow
author Monteiro, Pedro Ítalo de Sousa França
author_facet Monteiro, Pedro Ítalo de Sousa França
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Pedro Ítalo de Sousa França
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Daroit, Doriana
contributor_str_mv Daroit, Doriana
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Pandemia
Covid-19
Consumo (Economia)
topic Pandemia
Covid-19
Consumo (Economia)
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-10-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-21T22:32:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-21T22:32:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MONTEIRO, Pedro Ítalo de Sousa França. Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/29983
identifier_str_mv MONTEIRO, Pedro Ítalo de Sousa França. Mudanças no padrão de consumo brasileiro durante a pandemia de Covid-19 de acordo com a pirâmide de Maslow. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/29983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29983/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29983/1/2021_PedroItaloFrancaMonteiro_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
1e29e48775b31d92cb7d1e7c6a65864c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908068837097472