Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ian Moreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24950
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
id UNB-2_06c2960c65edf6acc8a4ec9d02fe8437
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/24950
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Ribeiro, Ian MoreiraMello, Luiz Guilherme Rodrigues deRIBEIRO, Ian Moreira. Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos. 2018. xv, 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/24950Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.O mundo está passando por período de reestruturação quanto à diversificação das suas matrizes energéticas utilizadas com a finalidade de diminuir a dependência de combustíveis fósseis e também por motivos ambientais. É nesse contexto que o veículo elétrico surge como uma possível alternativa frente a este cenário de novas demandas. Essa pesquisa avança sobre essa temática ao propor o desenvolvimento de um modelo que relacione o índice IRI de irregularidade longitudinal de pavimentos com o consumo de energia elétrica do automóvel. Este modelo busca proporcionar informações necessárias para atualização de softwares de gerência de pavimento como o programa HDM 4 e, desta maneira, prover os gestores de pavimento com os dados fundamentais para a escolha da melhor alternativa socioambiental de investimento.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-06-01T14:27:08Z No. of bitstreams: 1 2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdf: 3982372 bytes, checksum: 63492f506a006586b816ab8538cbd54e (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-28T14:25:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdf: 3982372 bytes, checksum: 63492f506a006586b816ab8538cbd54e (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-28T14:25:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdf: 3982372 bytes, checksum: 63492f506a006586b816ab8538cbd54e (MD5)The world is undergoing a period of renovation regarding the diversification of its matrix energetics used with the aim to diminish the dependence on fossil fuels and also on environmental reasons. In this context the electric vehicle emerges as a possible alternative to this scenario of new demands. This research advances this theme to propose the development of a model that relates the IRI International Roughness Index with the consumption of electric energy of automobiles. This model seeks to provide required information to update softwares of pavement management with the HDM 4 program and, in such a way, provides road managers with the fundamental data for choosing the best social environmental investment alternative.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessIrregularidade longitudinal de pavimentosVeículos elétricosEnergia elétrica - consumoEstudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentosResearch of the relationship between energy comsuption of electrical vehicles and pavement roughnessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-28T14:25:10Z2020-07-28T14:25:10Z2018-12-10porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24950/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdf2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdfapplication/pdf3982372http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24950/1/2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdf63492f506a006586b816ab8538cbd54eMD5110483/249502020-07-28 11:25:10.767oai:bdm.unb.br:10483/24950w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-28T14:25:10Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Research of the relationship between energy comsuption of electrical vehicles and pavement roughness
title Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos
spellingShingle Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos
Ribeiro, Ian Moreira
Irregularidade longitudinal de pavimentos
Veículos elétricos
Energia elétrica - consumo
title_short Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos
title_full Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos
title_fullStr Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos
title_full_unstemmed Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos
title_sort Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos
author Ribeiro, Ian Moreira
author_facet Ribeiro, Ian Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ian Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mello, Luiz Guilherme Rodrigues de
contributor_str_mv Mello, Luiz Guilherme Rodrigues de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Irregularidade longitudinal de pavimentos
Veículos elétricos
Energia elétrica - consumo
topic Irregularidade longitudinal de pavimentos
Veículos elétricos
Energia elétrica - consumo
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-28T14:25:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-28T14:25:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Ian Moreira. Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos. 2018. xv, 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/24950
identifier_str_mv RIBEIRO, Ian Moreira. Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos. 2018. xv, 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/24950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24950/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24950/1/2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
63492f506a006586b816ab8538cbd54e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908010608623616