Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/24950 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
id |
UNB-2_06c2960c65edf6acc8a4ec9d02fe8437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/24950 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Ribeiro, Ian MoreiraMello, Luiz Guilherme Rodrigues deRIBEIRO, Ian Moreira. Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos. 2018. xv, 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/24950Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.O mundo está passando por período de reestruturação quanto à diversificação das suas matrizes energéticas utilizadas com a finalidade de diminuir a dependência de combustíveis fósseis e também por motivos ambientais. É nesse contexto que o veículo elétrico surge como uma possível alternativa frente a este cenário de novas demandas. Essa pesquisa avança sobre essa temática ao propor o desenvolvimento de um modelo que relacione o índice IRI de irregularidade longitudinal de pavimentos com o consumo de energia elétrica do automóvel. Este modelo busca proporcionar informações necessárias para atualização de softwares de gerência de pavimento como o programa HDM 4 e, desta maneira, prover os gestores de pavimento com os dados fundamentais para a escolha da melhor alternativa socioambiental de investimento.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-06-01T14:27:08Z No. of bitstreams: 1 2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdf: 3982372 bytes, checksum: 63492f506a006586b816ab8538cbd54e (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-28T14:25:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdf: 3982372 bytes, checksum: 63492f506a006586b816ab8538cbd54e (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-28T14:25:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdf: 3982372 bytes, checksum: 63492f506a006586b816ab8538cbd54e (MD5)The world is undergoing a period of renovation regarding the diversification of its matrix energetics used with the aim to diminish the dependence on fossil fuels and also on environmental reasons. In this context the electric vehicle emerges as a possible alternative to this scenario of new demands. This research advances this theme to propose the development of a model that relates the IRI International Roughness Index with the consumption of electric energy of automobiles. This model seeks to provide required information to update softwares of pavement management with the HDM 4 program and, in such a way, provides road managers with the fundamental data for choosing the best social environmental investment alternative.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessIrregularidade longitudinal de pavimentosVeículos elétricosEnergia elétrica - consumoEstudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentosResearch of the relationship between energy comsuption of electrical vehicles and pavement roughnessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-28T14:25:10Z2020-07-28T14:25:10Z2018-12-10porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24950/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdf2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdfapplication/pdf3982372http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24950/1/2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdf63492f506a006586b816ab8538cbd54eMD5110483/249502020-07-28 11:25:10.767oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-28T14:25:10Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Research of the relationship between energy comsuption of electrical vehicles and pavement roughness |
title |
Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos |
spellingShingle |
Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos Ribeiro, Ian Moreira Irregularidade longitudinal de pavimentos Veículos elétricos Energia elétrica - consumo |
title_short |
Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos |
title_full |
Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos |
title_fullStr |
Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos |
title_full_unstemmed |
Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos |
title_sort |
Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos |
author |
Ribeiro, Ian Moreira |
author_facet |
Ribeiro, Ian Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ian Moreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mello, Luiz Guilherme Rodrigues de |
contributor_str_mv |
Mello, Luiz Guilherme Rodrigues de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Irregularidade longitudinal de pavimentos Veículos elétricos Energia elétrica - consumo |
topic |
Irregularidade longitudinal de pavimentos Veículos elétricos Energia elétrica - consumo |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-28T14:25:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-28T14:25:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, Ian Moreira. Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos. 2018. xv, 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24950 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Ian Moreira. Estudo da relação entre consumo de energia de veículos elétricos e a irregularidade longitudinal de pavimentos. 2018. xv, 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24950/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24950/1/2018_IanMoreiraRibeiro_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 63492f506a006586b816ab8538cbd54e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908010608623616 |