Arte das quebradas : um estudo sobre artistas de periferia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/20160 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017. |
id |
UNB-2_09fd987ca47e87dc1a16933d46766e0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/20160 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Rodrigues, Fagner SouzaCamargo, Denise Conceição Ferraz deRODRIGUES, Fagner Souza. Arte das quebradas: um estudo sobre artistas de periferia. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/20160Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.Este trabalho é um estudo sobre a produção artística da periferia de Brasília, a partir de entrevistas com artistas atuantes nas “quebradas” do Distrito Federal, como: Décio Souza/Décio Art’s (Riacho Fundo II), Diego Rodrigues (Recanto das Emas), Hudson Dias/Hudson HHArts (Samambaia), Laryssa Gabrielle (Recanto das Emas) e Sérgio Ianuck (Riacho Fundo II). Suas histórias de vida e trajetórias geraram o conjunto de depoimentos para um vídeo que integra este trabalho e pretende contextualizar esta produção na vivência em comunidade e os efeitos que a convivência nessas áreas causam na produção de cada um deles, considerando aspectos das diferentes linguagens artísticas de que fazem uso. O trabalho propõe mostrar como a arte local é uma ferramenta pedagógica para apresentar a estudantes das cidades em situação de risco no DF questões voltadas à arte e que estão muito próximas do cotidiano que vivenciam. Este trabalho também tem como objetivo específico mostrar o valor cultural de artistas das comunidades, muitas vezes anônimos para o circuito tradicional de arte, e esclarecer o potencial que eles têm em relação à valorização da cultura local e ao desejo de transformação positiva da “quebrada” por meio das expressões artísticas.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-05-22T13:56:37Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FagnerSouzaRodrigues_tcc.pdf: 3716364 bytes, checksum: 7809fa4b0479af5a298d703ea1acf785 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-05-28T11:36:37Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FagnerSouzaRodrigues_tcc.pdf: 3716364 bytes, checksum: 7809fa4b0479af5a298d703ea1acf785 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-28T11:36:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FagnerSouzaRodrigues_tcc.pdf: 3716364 bytes, checksum: 7809fa4b0479af5a298d703ea1acf785 (MD5)This work is a study about the artistic production of the periphery of Brasília, based on interviews with artists working in the "rough areas" of the Federal District, such as: Décio Souza / Décio Art's (Riacho Fundo II), Diego Rodrigues (Recanto das Emas) Hudson Dias / Hudson HHArts (Samambaia), Laryssa Gabrielle (Recanto das Emas) and Sérgio Ianuck (Riacho Fundo II). Their life stories and trajectories generated the set of testimonies for a video that integrates this work and intends to contextualize this production in the community experience and the effects that the coexistence in these areas cause in the production of each of them, considering aspects of the different artistic languages of that make use of. The paper proposes to show how local art is a pedagogical tool to present students from the cities at risk in the DF questions related to art and that are very close to the daily life they experience. This work also aims to show the cultural value of artists from the communities, often anonymous to the traditional circuit of art, and to clarify the potential they have in relation to the valorization of local culture and the desire for a positive transformation of the "warren” by the artistic expressions.ArtistasArte de ruaArte - estudo e ensinoProdução artísticaArte das quebradas : um estudo sobre artistas de periferiaArtists of a rough area : a study on arts in the peripheries of the Federal Districtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-05-28T11:36:37Z2018-05-28T11:36:37Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20160/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20160/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20160/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20160/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55ORIGINAL2017_FagnerSouzaRodrigues_tcc.pdf2017_FagnerSouzaRodrigues_tcc.pdfapplication/pdf3716364http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20160/1/2017_FagnerSouzaRodrigues_tcc.pdf7809fa4b0479af5a298d703ea1acf785MD5110483/201602018-05-28 08:36:37.94oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-05-28T11:36:37Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte das quebradas : um estudo sobre artistas de periferia |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Artists of a rough area : a study on arts in the peripheries of the Federal District |
title |
Arte das quebradas : um estudo sobre artistas de periferia |
spellingShingle |
Arte das quebradas : um estudo sobre artistas de periferia Rodrigues, Fagner Souza Artistas Arte de rua Arte - estudo e ensino Produção artística |
title_short |
Arte das quebradas : um estudo sobre artistas de periferia |
title_full |
Arte das quebradas : um estudo sobre artistas de periferia |
title_fullStr |
Arte das quebradas : um estudo sobre artistas de periferia |
title_full_unstemmed |
Arte das quebradas : um estudo sobre artistas de periferia |
title_sort |
Arte das quebradas : um estudo sobre artistas de periferia |
author |
Rodrigues, Fagner Souza |
author_facet |
Rodrigues, Fagner Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Fagner Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camargo, Denise Conceição Ferraz de |
contributor_str_mv |
Camargo, Denise Conceição Ferraz de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Artistas Arte de rua Arte - estudo e ensino Produção artística |
topic |
Artistas Arte de rua Arte - estudo e ensino Produção artística |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-28T11:36:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-28T11:36:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Fagner Souza. Arte das quebradas: um estudo sobre artistas de periferia. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/20160 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Fagner Souza. Arte das quebradas: um estudo sobre artistas de periferia. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/20160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20160/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20160/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20160/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20160/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20160/1/2017_FagnerSouzaRodrigues_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 7809fa4b0479af5a298d703ea1acf785 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907958551019520 |