Do que cabe num caleidoscópio : reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/3755 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2011. |
id |
UNB-2_0a45a03c9e22fda24e4b375d6cb8bc38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/3755 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Lima, Ludmilla Alves Carneiro deDuarte, Pedro David RussiLIMA, Ludmilla Alves Carneiro de. Do que cabe num caleidoscópio: reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arte. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3755Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2011.Este trabalho procura desenvolver uma reflexão acerca do encontro entre finito e infinito na obra de arte. Para entender esse cruzamento, que por vezes se configura, aqui, como uma tensão entre o inteligível e o ininteligível, utilizo um caminho que parte das ideias de “desconhecido” e “ilimitado” suscitadas por alguns textos de Jorge Luis Borges, passando pelo caráter fundamental que adquire o espaço para um pensamento que se volta para a arte em relação com o homem, até culminar na observação atenta de como dois personagens (Funes, de Borges e Palomar, de Italo Calvino) se relacionam com o mundo que os circunda – e os ultrapassa. Articulo a este caminho um outro, paralelo, em que primeiro lanço um olhar para o passado, amparado em Michel Foucault, para entender a relação entre homem e espaço no tempo em que o mundo era visto como uma rede de semelhanças entre todas as coisas. Essas familiaridades ajudam a configurar uma ideia de mundo como possibilidade, decorrente da relação que proponho observar nas obras de arte. Por fim, a noção de texto de Iuri Lotman e o conceito de sinequismo, de Charles S. Peirce, permitem formar um quadro em que a tensão entre finito e infinito, observada nas obras de arte, levam a pensar o modo como nos relacionamos com o mundo, e a importância que tem a arte para o processo de conhecimento humano. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work seeks to develop a reflection on the consequences of the encounter between the ideas of finite and infinite in the works of art. To understand this intersection, that sometimes takes shape here as a tension between the intelligible and unintelligible, I use a path that passes by the sense of "unknown" and "unlimited" caused by some texts by Jorge Luis Borges, through the basic idea which gets the space for a thought back to the art in relation to man, culminating in the close observation of how two characters (Funes, by Borges and Palomar, by Italo Calvino) relate to the world around them – and beyond. This path is articulated, in parallel, to another: first, I cast a look at the past, supported by Michel Foucault, to understand the relationship between man and space in time when the world was seen as a network of similarities between all things. Then these familiarities that roamed the world help to configure an idea of the world as possibility arising from the relationship that I propose to observe in the works of art. Finally, the notion of text of Yuri Lotman, and the concept of synechism, Charles Sanders Peirce, configure a framework in which the tension between finite and infinite, seen in works of art, suggest how we relate to the world, and the importance of art in the process of human knowledge.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-05-31T21:35:47Z No. of bitstreams: 1 2011_LudmillaAlvesCarneirodeLima.pdf: 819794 bytes, checksum: bb8c26b107375aabb6a13ee3d3c94061 (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-08-08T12:28:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_LudmillaAlvesCarneirodeLima.pdf: 819794 bytes, checksum: bb8c26b107375aabb6a13ee3d3c94061 (MD5)Made available in DSpace on 2012-08-08T12:28:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_LudmillaAlvesCarneirodeLima.pdf: 819794 bytes, checksum: bb8c26b107375aabb6a13ee3d3c94061 (MD5)Arte - apreciaçãoEspaço (Arte)Semiótica e as artesDo que cabe num caleidoscópio : reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-08-08T12:28:51Z2012-08-08T12:28:51Z2012-08-08T12:28:51Z2011-12-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_LudmillaAlvesCarneirodeLima.pdf2011_LudmillaAlvesCarneirodeLima.pdfapplication/pdf819794http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3755/1/2011_LudmillaAlvesCarneirodeLima.pdfbb8c26b107375aabb6a13ee3d3c94061MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3755/2/license_url7f64630c1606d5367bf6ead08376a066MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3755/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21658http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3755/4/license_rdf01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3755/5/license.txtae0b7dc82e31d02b3f403190c8ef6cefMD55TEXT2011_LudmillaAlvesCarneirodeLima.pdf.txt2011_LudmillaAlvesCarneirodeLima.pdf.txttext/plain181525http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3755/6/2011_LudmillaAlvesCarneirodeLima.pdf.txt1eb4926972054030bbedf0a4464cfa45MD5610483/37552012-08-23 00:12:12.359oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-08-23T03:12:12Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Do que cabe num caleidoscópio : reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arte |
title |
Do que cabe num caleidoscópio : reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arte |
spellingShingle |
Do que cabe num caleidoscópio : reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arte Lima, Ludmilla Alves Carneiro de Arte - apreciação Espaço (Arte) Semiótica e as artes |
title_short |
Do que cabe num caleidoscópio : reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arte |
title_full |
Do que cabe num caleidoscópio : reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arte |
title_fullStr |
Do que cabe num caleidoscópio : reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arte |
title_full_unstemmed |
Do que cabe num caleidoscópio : reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arte |
title_sort |
Do que cabe num caleidoscópio : reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arte |
author |
Lima, Ludmilla Alves Carneiro de |
author_facet |
Lima, Ludmilla Alves Carneiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ludmilla Alves Carneiro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Duarte, Pedro David Russi |
contributor_str_mv |
Duarte, Pedro David Russi |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Arte - apreciação Espaço (Arte) Semiótica e as artes |
topic |
Arte - apreciação Espaço (Arte) Semiótica e as artes |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-08-08T12:28:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-08-08T12:28:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-08T12:28:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Ludmilla Alves Carneiro de. Do que cabe num caleidoscópio: reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arte. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3755 |
identifier_str_mv |
LIMA, Ludmilla Alves Carneiro de. Do que cabe num caleidoscópio: reflexões sobre o encontro entre finito e infinito no espaço da obra de arte. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3755/1/2011_LudmillaAlvesCarneirodeLima.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3755/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3755/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3755/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3755/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3755/6/2011_LudmillaAlvesCarneirodeLima.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb8c26b107375aabb6a13ee3d3c94061 7f64630c1606d5367bf6ead08376a066 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 01bdef39dd2201d7d3514cfb6f65ed5d ae0b7dc82e31d02b3f403190c8ef6cef 1eb4926972054030bbedf0a4464cfa45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492896416792576 |