Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/30146 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021. |
id |
UNB-2_0c5774f16bacc42733453cd9c582d505 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/30146 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Almeida, Fernanda Beatriz Barros deDantas, Edmundo BrandãoALMEIDA, Fernanda Beatriz Barros de. Comunicação digital para micro e pequenas empresas: o Instagram como meio de comunicação com clientes. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/30146Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021.Diante de diversas mudanças no cenário brasileiro, incluindo a pandemia da covid-19 e seus impactos na economia, foi possível observar um maior investimento no meio digital. Principalmente por parte dos micro e pequenos empreendedores que buscam o Instagram como uma estratégia de relacionamento com seus clientes e também como um meio de manter a visibilidade de seus negócios mesmo durante o fechamento do comércio. Visando o apoio a estes MPEs, foi desenvolvido um manual de Comunicação Organizacional digital no Instagram. Como resultado, foi possível estruturar um passo a passo da utilização da plataforma no que tange a comunicação e desenvolver um quadro de ferramentas para a criação de designs para mídias digitais com diferentes níveis de dificuldade de uso. Além de sugestões de cursos que abrangem a área da comunicação digital. Produzindo assim, um material com conteúdo informativo sobre estratégias de comunicação para que micro e pequenas empresas possam utilizá-lo para melhorar a relação com seus clientes.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2022-03-11T19:36:22Z No. of bitstreams: 1 2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdf: 644607 bytes, checksum: d34212eb8322e87e37836e22ebfcb98f (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-03-18T14:46:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdf: 644607 bytes, checksum: d34212eb8322e87e37836e22ebfcb98f (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-18T14:46:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdf: 644607 bytes, checksum: d34212eb8322e87e37836e22ebfcb98f (MD5)In the face of those multiple changes in the Brazilian scene, including the pandemic of Covid-19 and its economy impacts, it was possible to observe an increase on investments in the digital means. Especially from micro and small entrepreneurs that use Instagram as a strategy of costumer relationship, also as a mean to maintain the visibility of their businesses even during the commerce closure. Aiming to support those MSEs, was developed a manual of Digital Organizational Communication on Instagram. As a result, it was possible to create a step-by step of how to use the platform in the communication field and develop a panel of tools with different grades of application, in addition to suggestions of courses about digital communication. Therefore, creating an informative subject matter about communication strategies to micro and small businesses, so they could use it to improve their customer relationship.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMicro e pequenas empresasInstagram (Rede social on-line)Redes sociais on-lineComércio eletrônicoEmpreendedorismoComunicações digitaisComunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-03-18T14:46:07Z2022-03-18T14:46:07Z2021-10-27porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30146/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdf2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdfapplication/pdf644607http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30146/1/2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdfd34212eb8322e87e37836e22ebfcb98fMD5110483/301462022-03-18 11:46:07.104oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-03-18T14:46:07Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes |
title |
Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes |
spellingShingle |
Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes Almeida, Fernanda Beatriz Barros de Micro e pequenas empresas Instagram (Rede social on-line) Redes sociais on-line Comércio eletrônico Empreendedorismo Comunicações digitais |
title_short |
Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes |
title_full |
Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes |
title_fullStr |
Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes |
title_full_unstemmed |
Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes |
title_sort |
Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes |
author |
Almeida, Fernanda Beatriz Barros de |
author_facet |
Almeida, Fernanda Beatriz Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Fernanda Beatriz Barros de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
contributor_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Micro e pequenas empresas Instagram (Rede social on-line) Redes sociais on-line Comércio eletrônico Empreendedorismo Comunicações digitais |
topic |
Micro e pequenas empresas Instagram (Rede social on-line) Redes sociais on-line Comércio eletrônico Empreendedorismo Comunicações digitais |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-10-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-18T14:46:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-18T14:46:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Fernanda Beatriz Barros de. Comunicação digital para micro e pequenas empresas: o Instagram como meio de comunicação com clientes. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/30146 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Fernanda Beatriz Barros de. Comunicação digital para micro e pequenas empresas: o Instagram como meio de comunicação com clientes. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/30146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30146/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30146/1/2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 d34212eb8322e87e37836e22ebfcb98f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908071264550912 |