Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fernanda Beatriz Barros de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/30146
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021.
id UNB-2_0c5774f16bacc42733453cd9c582d505
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/30146
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Almeida, Fernanda Beatriz Barros deDantas, Edmundo BrandãoALMEIDA, Fernanda Beatriz Barros de. Comunicação digital para micro e pequenas empresas: o Instagram como meio de comunicação com clientes. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/30146Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021.Diante de diversas mudanças no cenário brasileiro, incluindo a pandemia da covid-19 e seus impactos na economia, foi possível observar um maior investimento no meio digital. Principalmente por parte dos micro e pequenos empreendedores que buscam o Instagram como uma estratégia de relacionamento com seus clientes e também como um meio de manter a visibilidade de seus negócios mesmo durante o fechamento do comércio. Visando o apoio a estes MPEs, foi desenvolvido um manual de Comunicação Organizacional digital no Instagram. Como resultado, foi possível estruturar um passo a passo da utilização da plataforma no que tange a comunicação e desenvolver um quadro de ferramentas para a criação de designs para mídias digitais com diferentes níveis de dificuldade de uso. Além de sugestões de cursos que abrangem a área da comunicação digital. Produzindo assim, um material com conteúdo informativo sobre estratégias de comunicação para que micro e pequenas empresas possam utilizá-lo para melhorar a relação com seus clientes.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2022-03-11T19:36:22Z No. of bitstreams: 1 2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdf: 644607 bytes, checksum: d34212eb8322e87e37836e22ebfcb98f (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-03-18T14:46:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdf: 644607 bytes, checksum: d34212eb8322e87e37836e22ebfcb98f (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-18T14:46:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdf: 644607 bytes, checksum: d34212eb8322e87e37836e22ebfcb98f (MD5)In the face of those multiple changes in the Brazilian scene, including the pandemic of Covid-19 and its economy impacts, it was possible to observe an increase on investments in the digital means. Especially from micro and small entrepreneurs that use Instagram as a strategy of costumer relationship, also as a mean to maintain the visibility of their businesses even during the commerce closure. Aiming to support those MSEs, was developed a manual of Digital Organizational Communication on Instagram. As a result, it was possible to create a step-by step of how to use the platform in the communication field and develop a panel of tools with different grades of application, in addition to suggestions of courses about digital communication. Therefore, creating an informative subject matter about communication strategies to micro and small businesses, so they could use it to improve their customer relationship.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMicro e pequenas empresasInstagram (Rede social on-line)Redes sociais on-lineComércio eletrônicoEmpreendedorismoComunicações digitaisComunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-03-18T14:46:07Z2022-03-18T14:46:07Z2021-10-27porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30146/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdf2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdfapplication/pdf644607http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30146/1/2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdfd34212eb8322e87e37836e22ebfcb98fMD5110483/301462022-03-18 11:46:07.104oai:bdm.unb.br:10483/30146w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-03-18T14:46:07Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes
title Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes
spellingShingle Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes
Almeida, Fernanda Beatriz Barros de
Micro e pequenas empresas
Instagram (Rede social on-line)
Redes sociais on-line
Comércio eletrônico
Empreendedorismo
Comunicações digitais
title_short Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes
title_full Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes
title_fullStr Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes
title_full_unstemmed Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes
title_sort Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes
author Almeida, Fernanda Beatriz Barros de
author_facet Almeida, Fernanda Beatriz Barros de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fernanda Beatriz Barros de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
contributor_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Micro e pequenas empresas
Instagram (Rede social on-line)
Redes sociais on-line
Comércio eletrônico
Empreendedorismo
Comunicações digitais
topic Micro e pequenas empresas
Instagram (Rede social on-line)
Redes sociais on-line
Comércio eletrônico
Empreendedorismo
Comunicações digitais
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-18T14:46:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-18T14:46:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Fernanda Beatriz Barros de. Comunicação digital para micro e pequenas empresas: o Instagram como meio de comunicação com clientes. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/30146
identifier_str_mv ALMEIDA, Fernanda Beatriz Barros de. Comunicação digital para micro e pequenas empresas: o Instagram como meio de comunicação com clientes. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/30146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30146/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30146/1/2021_FernandaBeatrizBarrosdeAlmeida_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
d34212eb8322e87e37836e22ebfcb98f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908071264550912