Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Roberta de Sá Guimarães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/17916
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
id UNB-2_0c869b38860171aa18248d206e985b0f
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/17916
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Roberta de Sá GuimarãesDechandt, Siegrid GuillaumonSANTOS, Roberta de Sá Guimarães. Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja: um experimento em uma loja de plantas. 2017. 48., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/17916Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.Cada vez mais, o mercado e os consumidores exigem uma forma de comércio mais emocional e de experiência. Em um mercado ideal, um simples ato de compra torna-se uma experiência completa que usa tudo o que é fornecido dando ênfase aos aspectos emocionais. A atmosfera da loja é uma das ferramentas essenciais para que essa experiência seja provocada e influencie o estímulo de compra final. Entre os tantos estímulos, o olfativo mostra-se tão interessante por ainda contar com pouco material científico brasileiro sobre o tema e, com pouco investimento, ser capaz de remeter a experiências e sensações criando tais laços sensoriais. Pautado nisso, este trabalho procurou, através de pesquisa experimental, correlacionar a presença de aroma ambiental em uma loja de plantas com a percepção dos respondentes sobre a atmosfera da loja. Os resultados demonstram que, de fato, o estímulo olfativo impacta, com significância estatísticas, nesta percepção.Submitted by Keila Ingrid dos Santos Godinho (keilagodinho@bce.unb.br) on 2017-08-14T15:59:19Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdf: 991992 bytes, checksum: 2b2d2e070a3b0a26fde5b4dae694f619 (MD5)Rejected by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com), reason: Limpe as propriedades do PDF, por favor? Obrigada! on 2017-08-14T17:49:43Z (GMT)Submitted by Keila Ingrid dos Santos Godinho (keilagodinho@bce.unb.br) on 2017-08-14T18:29:36Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdf: 995985 bytes, checksum: ff03fa4a5214bd06d4a74a43cfacbd7e (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-08-23T13:42:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdf: 995985 bytes, checksum: ff03fa4a5214bd06d4a74a43cfacbd7e (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-23T13:42:06Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdf: 995985 bytes, checksum: ff03fa4a5214bd06d4a74a43cfacbd7e (MD5)Increasingly, the market and consumers demand a more emotional and experience form of trading. In an ideal marketplace, a simple act of buying becomes a complete experience that uses everything provided with an emphasis on emotional aspects. The atmosphere of the store is one of the essential tools for this experience to be triggered and influence the final purchase stimulus. Among the many stimuli, olfactory is so interesting because it still has little Brazilian scientific material on the subject and, with little investment, to be able to refer to experiences and sensations by creating such sensorial ties. Based on this, this work sought, through experimental research, to correlate the presence of environmental aroma in a store of plants with the perception of the respondents about the atmosphere of the store. The results show that, in fact, the olfactory stimulus impacts, with statistical significance, on this perception.Sentidos e sensaçõesMarketingRelações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-08-23T13:42:06Z2017-08-23T13:42:06Z2017-06-28info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdf2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdfapplication/pdf995985http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/6/2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdfff03fa4a5214bd06d4a74a43cfacbd7eMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/10/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD510CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/7/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD57license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/8/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD58license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/9/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD5910483/179162017-08-23 10:42:06.821oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-08-23T13:42:06Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas
title Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas
spellingShingle Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas
Santos, Roberta de Sá Guimarães
Sentidos e sensações
Marketing
title_short Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas
title_full Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas
title_fullStr Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas
title_full_unstemmed Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas
title_sort Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas
author Santos, Roberta de Sá Guimarães
author_facet Santos, Roberta de Sá Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Roberta de Sá Guimarães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dechandt, Siegrid Guillaumon
contributor_str_mv Dechandt, Siegrid Guillaumon
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Sentidos e sensações
Marketing
topic Sentidos e sensações
Marketing
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-23T13:42:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-23T13:42:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Roberta de Sá Guimarães. Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja: um experimento em uma loja de plantas. 2017. 48., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/17916
identifier_str_mv SANTOS, Roberta de Sá Guimarães. Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja: um experimento em uma loja de plantas. 2017. 48., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/17916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/6/2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/10/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/7/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/8/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/9/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ff03fa4a5214bd06d4a74a43cfacbd7e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907932709912576