Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/17916 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017. |
id |
UNB-2_0c869b38860171aa18248d206e985b0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/17916 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santos, Roberta de Sá GuimarãesDechandt, Siegrid GuillaumonSANTOS, Roberta de Sá Guimarães. Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja: um experimento em uma loja de plantas. 2017. 48., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/17916Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.Cada vez mais, o mercado e os consumidores exigem uma forma de comércio mais emocional e de experiência. Em um mercado ideal, um simples ato de compra torna-se uma experiência completa que usa tudo o que é fornecido dando ênfase aos aspectos emocionais. A atmosfera da loja é uma das ferramentas essenciais para que essa experiência seja provocada e influencie o estímulo de compra final. Entre os tantos estímulos, o olfativo mostra-se tão interessante por ainda contar com pouco material científico brasileiro sobre o tema e, com pouco investimento, ser capaz de remeter a experiências e sensações criando tais laços sensoriais. Pautado nisso, este trabalho procurou, através de pesquisa experimental, correlacionar a presença de aroma ambiental em uma loja de plantas com a percepção dos respondentes sobre a atmosfera da loja. Os resultados demonstram que, de fato, o estímulo olfativo impacta, com significância estatísticas, nesta percepção.Submitted by Keila Ingrid dos Santos Godinho (keilagodinho@bce.unb.br) on 2017-08-14T15:59:19Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdf: 991992 bytes, checksum: 2b2d2e070a3b0a26fde5b4dae694f619 (MD5)Rejected by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com), reason: Limpe as propriedades do PDF, por favor? Obrigada! on 2017-08-14T17:49:43Z (GMT)Submitted by Keila Ingrid dos Santos Godinho (keilagodinho@bce.unb.br) on 2017-08-14T18:29:36Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdf: 995985 bytes, checksum: ff03fa4a5214bd06d4a74a43cfacbd7e (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-08-23T13:42:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdf: 995985 bytes, checksum: ff03fa4a5214bd06d4a74a43cfacbd7e (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-23T13:42:06Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdf: 995985 bytes, checksum: ff03fa4a5214bd06d4a74a43cfacbd7e (MD5)Increasingly, the market and consumers demand a more emotional and experience form of trading. In an ideal marketplace, a simple act of buying becomes a complete experience that uses everything provided with an emphasis on emotional aspects. The atmosphere of the store is one of the essential tools for this experience to be triggered and influence the final purchase stimulus. Among the many stimuli, olfactory is so interesting because it still has little Brazilian scientific material on the subject and, with little investment, to be able to refer to experiences and sensations by creating such sensorial ties. Based on this, this work sought, through experimental research, to correlate the presence of environmental aroma in a store of plants with the perception of the respondents about the atmosphere of the store. The results show that, in fact, the olfactory stimulus impacts, with statistical significance, on this perception.Sentidos e sensaçõesMarketingRelações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-08-23T13:42:06Z2017-08-23T13:42:06Z2017-06-28info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdf2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdfapplication/pdf995985http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/6/2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdfff03fa4a5214bd06d4a74a43cfacbd7eMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/10/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD510CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/7/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD57license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/8/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD58license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/9/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD5910483/179162017-08-23 10:42:06.821oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-08-23T13:42:06Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas |
title |
Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas |
spellingShingle |
Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas Santos, Roberta de Sá Guimarães Sentidos e sensações Marketing |
title_short |
Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas |
title_full |
Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas |
title_fullStr |
Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas |
title_full_unstemmed |
Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas |
title_sort |
Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja : um experimento em uma loja de plantas |
author |
Santos, Roberta de Sá Guimarães |
author_facet |
Santos, Roberta de Sá Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Roberta de Sá Guimarães |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dechandt, Siegrid Guillaumon |
contributor_str_mv |
Dechandt, Siegrid Guillaumon |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Sentidos e sensações Marketing |
topic |
Sentidos e sensações Marketing |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-23T13:42:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-23T13:42:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Roberta de Sá Guimarães. Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja: um experimento em uma loja de plantas. 2017. 48., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17916 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Roberta de Sá Guimarães. Relações entre estímulo olfativo e percepção sobre a atmosfera da loja: um experimento em uma loja de plantas. 2017. 48., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/6/2017_RobertadeSaGuimaraesSantos.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/10/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/7/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/8/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17916/9/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff03fa4a5214bd06d4a74a43cfacbd7e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907932709912576 |