Análise numérica do comportamento de túneis em solo colapsível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savino, Thaís Moreira Pacheco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19136
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
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spelling Savino, Thaís Moreira PachecoAlelvan, Giovanna MoniqueCordão Neto, Manoel PorfírioSAVINO, Thaís Moreira Pacheco. Análise numérica do comportamento de túneis em solo colapsível. 2017. xiii, 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19136Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.O espaço subterrâneo vem sendo cada vez mais utilizado para a construção de estruturas diversas como túneis rodoviários e ferroviários. No entanto, obras geotécnicas subterrâneas são caracterizadas pelo seu alto grau de risco associado tanto à imprevisibilidade das características hidromecânicas dos solos e das rochas que serão encontrados ao longo da escavação quanto ao possível impacto gerado no caso de colapso da estrutura. O comportamento que o maciço apresentará ao ser escavado para a construção de um túnel depende da complexa interação entre o maciço, a estrutura do túnel e o processo construtivo do túnel ao longo do tempo. Essa interação é amplamente influenciada pela composição estrutural físico-química do maciço. A colapsibilidade é um fenômeno observado em solos de diversas regiões do Brasil que depende da formação estrutural do solo. No entanto, esse comportamento colapsível dos solos ainda não é plenamente caracterizado pelos modelos matemáticos convencionais utilizados na Engenharia Geotécnica. Sendo assim, este estudo tem como objetivo verificar se a Mecânica do Dano é adequada para caracterizar matematicamente o comportamento mecânico de solos colapsíveis quando estes são escavados por túneis. Essa verificação foi feita por meio de simulações numéricas de túneis a 3 profundidades em um maciço, utilizando o software ABAQUS® que é um programa que utiliza o Método dos Elementos Finitos. A partir da análise dos resultados, concluiu-se que o mecanismo de dano não produziu os resultados esperados, sendo que os deslocamentos superficiais verificados para o modelo com e sem a consideração do dano foram iguais.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-19T16:39:00Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ThaisMoreiraPachecoSavino.pdf: 11647435 bytes, checksum: 9ea4bb02f1e53a78ab209a776ea13664 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-01-22T18:29:43Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_ThaisMoreiraPachecoSavino.pdf: 11647435 bytes, checksum: 9ea4bb02f1e53a78ab209a776ea13664 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-22T18:29:43Z (GMT). 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