Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Izabella Cunha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4404
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
id UNB-2_0f9b61c5b4674731fa2b89988b71cbcb
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4404
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Lima, Maria Izabella CunhaPorto, Rafael BarreirosLIMA, Maria Izabella Cunha. Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília. 2012. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4404Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.O segmento de bares e restaurantes está submetido a ciclos de curto prazo, por ser uma indústria afetada por modismos e altamente competitiva. Além disso, essa indústria é altamente dependente da situação econômica do país. O mercado de bares e nightclub apresenta uma das maiores taxas de falências do varejo americano. No Brasil, o cenário não é muito diferente. A causa dessa altíssima mortalidade está relacionada com a inexperiência dos empresários e da falta de conhecimento gerencial – discernir o que funciona ou não para a organização. O impacto de ações promocionais – como eventos, panfletagem, promoção de vendas, entre outros – no faturamento pode ser positivo, negativo ou inexpressivo, sendo que algumas ações têm melhores resultados que outras. No entanto, há outras variáveis setoriais e ambientais que se misturam nessa equação: a inflação, os feriados e as chuvas são algumas delas. Encontrar as situações que fazem com que essas estratégias sejam eficazes e analisar seu retorno é uma competência fundamental para o sucesso. Assim, estudou-se o impacto das estratégias promocionais, bem como de variáveis ambientais e setoriais do segmento de bares, no desempenho no faturamento. Para isso, foi realizada uma pesquisa com modelagem econométrica a partir de dados longitudinais de 13 meses consecutivos de cada bar. Foi utilizada a Estimativa de Equações Generalizadas Lineares para gerar quatro análises: o modelo base, o modelo geral, o modelo específico para cada bar e o modelo de efeito defasado em até dois meses após a implementação das ações promocionais. O resultado apontou que a força negativa da inflação no setor é quase tão forte quanto a soma de todas as ações promocionais significativas apresentadas. Conclui-se que as melhores formas de aumentar o faturamento dentro de três meses são promoções de vendas, eventos e publicações em redes sociais. A pesquisa é de grande importância para gerentes de bares que procuram melhorar as formas de mensuração e aumentar o seu faturamento através de investimentos em promoção.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-01-07T11:53:04Z No. of bitstreams: 1 2012_MariaIzabellaCunhaLima.pdf: 629171 bytes, checksum: 91f978b782d452eb6246b7c2d87894b8 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-01-24T10:34:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_MariaIzabellaCunhaLima.pdf: 629171 bytes, checksum: 91f978b782d452eb6246b7c2d87894b8 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-24T10:34:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_MariaIzabellaCunhaLima.pdf: 629171 bytes, checksum: 91f978b782d452eb6246b7c2d87894b8 (MD5)BaresRestaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)Administração estratégicaEmpresas - faturamentoMarketingInfluência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-24T10:34:39Z2013-01-24T10:34:39Z2013-01-24T10:34:39Z2012-07-09info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_MariaIzabellaCunhaLima.pdf2012_MariaIzabellaCunhaLima.pdfapplication/pdf629171http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4404/1/2012_MariaIzabellaCunhaLima.pdf91f978b782d452eb6246b7c2d87894b8MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4404/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4404/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4404/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4404/5/license.txtb72e14678f2f98477576ff389eb239d6MD5510483/44042013-01-24 08:34:39.879oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-01-24T10:34:39Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília
title Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília
spellingShingle Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília
Lima, Maria Izabella Cunha
Bares
Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)
Administração estratégica
Empresas - faturamento
Marketing
title_short Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília
title_full Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília
title_fullStr Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília
title_full_unstemmed Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília
title_sort Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília
author Lima, Maria Izabella Cunha
author_facet Lima, Maria Izabella Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Izabella Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Rafael Barreiros
contributor_str_mv Porto, Rafael Barreiros
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Bares
Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)
Administração estratégica
Empresas - faturamento
Marketing
topic Bares
Restaurantes, bares, etc. - Brasília (DF)
Administração estratégica
Empresas - faturamento
Marketing
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-24T10:34:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-24T10:34:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-24T10:34:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Maria Izabella Cunha. Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília. 2012. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4404
identifier_str_mv LIMA, Maria Izabella Cunha. Influência das estratégias promocionais e dos indicadores setoriais e ambientais no faturamento de bares em Brasília. 2012. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4404/1/2012_MariaIzabellaCunhaLima.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4404/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4404/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4404/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4404/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 91f978b782d452eb6246b7c2d87894b8
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
b72e14678f2f98477576ff389eb239d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492902824640512