GEM : um protocolo eficiente de difusão de mensagens geocast em redes veiculares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/25345 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019. |
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Lima, Túlio Abner deBordim, Jacir LuizLIMA, Túlio Abner de. GEM: um protocolo eficiente de difusão de mensagens geocast em redes veiculares. 2019. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/25345Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.A Rede Ad hoc Veicular (do Inglês, Vehicular Ad hoc Network - VANET), tecnologia desenvolvida para melhorar o ambiente de trânsito, utiliza protocolos de difusão de mensagens geocast para alertar os motoristas em situações de risco. Este trabalho apresenta uma análise sobre a eficiência de protocolos encontrados na literatura e busca propor uma alternativa que traga melhorias em seu desempenho. Através do levantamento do estado da arte, descobriu-se que o processo de difusão geocast em redes VANET pode ser realizado utilizando-se várias abordagens distintas, e que, mesmo trazendo diversas vantagens, cada uma possui características que podem ser melhoradas. Seguindo estas observações, foi desenvolvido o Protocolo de Encaminhamento de Mensagens Geocast (GEM), de abordagem reativa, que utiliza o envio periódico de beacons para auxiliar o processo de escolha de encaminhadores. O desempenho do protocolo proposto foi avaliado através de simulação computacional em um cenário de rodovia e comparado com outras duas propostas semelhantes, já consolidadas na literatura: o protocolo Inundação e o Protocolo Reativo Baseado em Distância (DR). Em todos os aspectos avaliados, a nova proposta apresentou resultados satisfatórios, obtendo desempenho superior aos protocolos comparados, com destaque para a quantidade de transmissões 13 vezes menor e a quantidade de colisões 43 vezes menor que as quantidades apresentadas pelas outras propostas no cenário mais denso. O protocolo GEM também se mostrou ser aplicável em cenários com alta ou baixa densidade de trânsito, pois seu comportamento permaneceu estável mesmo com a mudança da densidade de veículos no trânsito.Submitted by Letícia Fernanda Vieira Ramos (leticia.fernanda_@outlook.com) on 2020-04-07T21:55:37Z No. of bitstreams: 1 2019_TulioAbnerDeLima_tcc.pdf: 3534617 bytes, checksum: f64bfce5e777f553b3cea57227922c58 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-08-11T23:59:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_TulioAbnerDeLima_tcc.pdf: 3534617 bytes, checksum: f64bfce5e777f553b3cea57227922c58 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-11T23:59:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_TulioAbnerDeLima_tcc.pdf: 3534617 bytes, checksum: f64bfce5e777f553b3cea57227922c58 (MD5)Vehicular Ad hoc Network (VANET), technology developed to improve the traffic environment, uses geocast message dissemination protocols to alert drivers in risky situations. This paper presents an analyses about the efficiency of protocols found in the literature and seeks to propose an alternative that brings improvements in its performance. By surveying the state of the art, it was found that the geocast dissemination process in VANET networks can be accomplished using several different approaches, and that, while having several advantages, each has characteristics that can be improved. Following these observations, the reactive approach Geocast Message Forwarding Protocol (from Portuguese, Protocolo de Encaminhamento de Mensagens Geocast - GEM) was developed, which uses the periodic sending of beacons to assist the process of choosing forwarders. The performance of the proposed protocol was evaluated by computer simulation in a highway scenario and compared with two other similar proposals, already consolidated in literature: the Flooding protocol and the Distance-based Reactive Protocol (DR). In all evaluated aspects, the new proposal presented satisfactory results, outperforming the compared protocols, with emphasis on the number of transmissions 13 times lower and the number of collisions 43 times lower than the amounts presented by the other proposals in the denser scenario. The GEM protocol also proved to be applicable in both high or low density traffic, as its behavior has remained stable even with the change in traffic density.GeocastRedes veicularesRede Ad hoc VeicularGEM : um protocolo eficiente de difusão de mensagens geocast em redes veicularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-08-11T23:59:23Z2020-08-11T23:59:23Z2019-10-18info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25345/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_TulioAbnerDeLima_tcc.pdf2019_TulioAbnerDeLima_tcc.pdfapplication/pdf3534617http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25345/1/2019_TulioAbnerDeLima_tcc.pdff64bfce5e777f553b3cea57227922c58MD5110483/253452020-08-11 20:59:23.683oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-08-11T23:59:23Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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