A motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitinho, Ricardo Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11954
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
id UNB-2_169406361f65b5a2318667ac63291633
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/11954
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Leitinho, Ricardo RibeiroFarias, Josivania SilvaLEITINHO, Ricardo Ribeiro. A motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-line. 2015. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11954Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.O presente trabalho verificou a percepção do consumidor em relação à compra de bens virtuais cosméticos em jogos on-line, baseada em motivos hedônicos, propostos por Arnold e Reynold (2003), com base no questionário de Kim (2006). Bens virtuais cosméticos são roupas, pets, mobiliário entre outras modificações visuais para o avatar (representação virtual do jogador) ou para o ambiente que este se encontra. Estes bens não proporcionam uma vantagem para a conclusão de desafios no jogo. O estudo contou com 96 participantes de todos os continentes, sendo 3 da Austrália, 1 da Austria, 5 do Canadá, 1 da Croacia, 1 da Dinamarca, 1 da Inglaterra, 1 da Finlândia, 1 da França, 5 da Alemanha, 2 da Irlanda, 3 da Holanda, 1 da Noruega, 1 das Filipinas, 3 da Polônia, 1 de Portugal, 1 da Singapura, 1 da África do Sul, 3 da Suécia, 1 da Suiça, 1 do Reino Unido, 22 dos Estados Unidos da América. A coleta foi realizada principalmente por meio virtual através de fóruns on-line e dentro do jogo League of Legends. Também foram distribuídos questionários impressos em duas universidades (UnB e UniCeub) na cidade de Brasília, Brasil. A análise dos dados ocorreu por meio da técnica de análise de conteúdo, tomando por base aquela demonstrada por Bardin (2002). Os resultados obtidos demonstram que os consumidores destes bens são motivados principalmente pelo fator “papel” seguido pelo fator “gratificação”, e a emergência de um novo fator denominado pelo pesquisador como possível motivação por benevolência. Com estes resultados pode-se observar que existe um mercado de consumo para bens virtuais cosméticos, onde seus consumidores estão principalmente voltados a presentear amigos on-line e a obter uma sensação de felicidade ao adquirir este tipo de bem. Além disso, há uma parcela que se contenta em gastar dinheiro sabendo que está apoiando o desenvolvedor do jogo - o que parece ser a emersão de nova categoria.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-01-26T18:52:47Z No. of bitstreams: 1 2015_RicardoRibeiroLeitinho.pdf: 1312870 bytes, checksum: 348c3de1468dc61f90a1cff0990424d3 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-12T18:14:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_RicardoRibeiroLeitinho.pdf: 1312870 bytes, checksum: 348c3de1468dc61f90a1cff0990424d3 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-12T18:14:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_RicardoRibeiroLeitinho.pdf: 1312870 bytes, checksum: 348c3de1468dc61f90a1cff0990424d3 (MD5)Consumidores - comportamento de compraJogos on-lineBens virtuaisComportamento do consumidorA motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-lineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-02-12T18:14:16Z2016-02-12T18:14:16Z2016-02-12T18:14:16Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_RicardoRibeiroLeitinho.pdf2015_RicardoRibeiroLeitinho.pdfapplication/pdf1312870http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11954/1/2015_RicardoRibeiroLeitinho.pdf348c3de1468dc61f90a1cff0990424d3MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11954/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11954/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11954/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11954/5/license.txtd20d9c9c43f95fe360e317d31e817d21MD5510483/119542018-09-14 11:20:04.094oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-09-14T14:20:04Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-line
title A motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-line
spellingShingle A motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-line
Leitinho, Ricardo Ribeiro
Consumidores - comportamento de compra
Jogos on-line
Bens virtuais
Comportamento do consumidor
title_short A motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-line
title_full A motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-line
title_fullStr A motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-line
title_full_unstemmed A motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-line
title_sort A motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-line
author Leitinho, Ricardo Ribeiro
author_facet Leitinho, Ricardo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitinho, Ricardo Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farias, Josivania Silva
contributor_str_mv Farias, Josivania Silva
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Consumidores - comportamento de compra
Jogos on-line
Bens virtuais
Comportamento do consumidor
topic Consumidores - comportamento de compra
Jogos on-line
Bens virtuais
Comportamento do consumidor
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-12T18:14:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-12T18:14:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-12T18:14:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITINHO, Ricardo Ribeiro. A motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-line. 2015. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/11954
identifier_str_mv LEITINHO, Ricardo Ribeiro. A motivação hedônica para o consumo de bens virtuais cosméticos em jogos on-line. 2015. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/11954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11954/1/2015_RicardoRibeiroLeitinho.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11954/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11954/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11954/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11954/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 348c3de1468dc61f90a1cff0990424d3
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
d20d9c9c43f95fe360e317d31e817d21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492980599619584