Construção de espaços no cinema : os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/9429 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014. |
id |
UNB-2_194eeb98982267e0abf9070a54a0b59c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/9429 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Miranda, Moema da Silva deCavalcante, Denise MoraesMIRANDA, Moema da Silva de. Construção de espaços no cinema: os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola. 2014. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9429Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.Este trabalho analisou dois filmes para tentar compreender como o cinema estrutura os não-lugares no espaço fílmico. Os dois filmes são Encontros e Desencontros, de 2003 e Um Lugar Qualquer, de 2010, ambos da diretora e roteirista Sofia Coppola e trazem no enredo pessoas que vivem em hotéis, ambientes de passagem. Os não-lugares existem na sociedade contemporânea e são mostrados nos filmes de maneira semelhante a vida real, assim, os filmes acabam por representar a vida e as angustias contemporâneas por meio das personagens. A pesquisa abarcou métodos de análise de filmes, conceituação de não-lugares e da teoria realista do cinema, escolhida como base para as análises feitas. Para entender como o cinema constrói os não-lugares no espaço fílmico, as análises se basearam principalmente nos aspectos da fotografia e nos enredos e nos contextos apresentados, mas também foram analisados aspectos do som e da montagem dos filmes. As análises foram feitas separadamente e, ao final, os resultados de cada análise foram comparados.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-01-21T15:01:43Z No. of bitstreams: 1 2014_MoemadaSilvadeMiranda.pdf: 1056609 bytes, checksum: 9a45b5d6cddac9b9e96c369c833fa7a2 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-01-21T15:02:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_MoemadaSilvadeMiranda.pdf: 1056609 bytes, checksum: 9a45b5d6cddac9b9e96c369c833fa7a2 (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-21T15:02:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_MoemadaSilvadeMiranda.pdf: 1056609 bytes, checksum: 9a45b5d6cddac9b9e96c369c833fa7a2 (MD5)This study analyzed two films to try to understand how cinema makes the structures of non-places in the filmic space. The films are Lost in Translation, 2003, and Somewhere, 2010, both written and directed by Sofia Coppola and both about people living in hotels. The non-places exist in our contemporary society and the films show them similar to real life, this way, the films represent life and anguish through the characters. The research covered film analysis' methods, conceptualization of non-places and of realistic film theory, chosen as the basis for the analyzes. To understand how the cinema builds non-places, the analyzes were based mainly on aspects of photography and the storylines and in the contexts presented, but aspects of sound and editing of the films were also analyzed. The analyzes were done separately and, at the end, the results of each analysis were compared.Cinema - análiseEncontros e desencontros (2003)Um lugar qualquer (2010)Coppola, Sofia, 1971-Construção de espaços no cinema : os não-lugares nos filmes de Sofia Coppolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-01-21T15:02:04Z2015-01-21T15:02:04Z2015-01-21T15:02:04Z2014-11-24info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_MoemadaSilvadeMiranda.pdf2014_MoemadaSilvadeMiranda.pdfapplication/pdf1056609http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9429/1/2014_MoemadaSilvadeMiranda.pdf9a45b5d6cddac9b9e96c369c833fa7a2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9429/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9429/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9429/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9429/5/license.txt5fa0a31a78d4b71876e798b2658f3a45MD5510483/94292020-04-02 17:30:43.435oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-02T20:30:43Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Construção de espaços no cinema : os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola |
title |
Construção de espaços no cinema : os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola |
spellingShingle |
Construção de espaços no cinema : os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola Miranda, Moema da Silva de Cinema - análise Encontros e desencontros (2003) Um lugar qualquer (2010) Coppola, Sofia, 1971- |
title_short |
Construção de espaços no cinema : os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola |
title_full |
Construção de espaços no cinema : os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola |
title_fullStr |
Construção de espaços no cinema : os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola |
title_full_unstemmed |
Construção de espaços no cinema : os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola |
title_sort |
Construção de espaços no cinema : os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola |
author |
Miranda, Moema da Silva de |
author_facet |
Miranda, Moema da Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Moema da Silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cavalcante, Denise Moraes |
contributor_str_mv |
Cavalcante, Denise Moraes |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Cinema - análise Encontros e desencontros (2003) Um lugar qualquer (2010) Coppola, Sofia, 1971- |
topic |
Cinema - análise Encontros e desencontros (2003) Um lugar qualquer (2010) Coppola, Sofia, 1971- |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-11-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-01-21T15:02:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-01-21T15:02:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-01-21T15:02:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MIRANDA, Moema da Silva de. Construção de espaços no cinema: os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola. 2014. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/9429 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Moema da Silva de. Construção de espaços no cinema: os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola. 2014. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/9429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9429/1/2014_MoemadaSilvadeMiranda.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9429/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9429/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9429/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9429/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a45b5d6cddac9b9e96c369c833fa7a2 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 5fa0a31a78d4b71876e798b2658f3a45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907831958536192 |